Topo

Drinques

Farm Pineapple: conheça o drinque 'defumado' de bourbon, abacaxi e canela

Canela em pó maçaricada dá o aroma diferenciado para o Farm Pineapple - Divulgação
Canela em pó maçaricada dá o aroma diferenciado para o Farm Pineapple Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

27/04/2019 16h25

Na concorrida rua dos Pinheiros, o BBQ Farm aposta em cortes de carnes marmorizados e bem executados, para provar junto com os drinques de pegada autoral. Para o menu de coquetéis da casa, o consultor de bares e restaurantes Marcos Lee teve a missão de criar bebidas com um toque defumado, ao estilo da steakhouse. "A ideia foi montar uma carta bem enxuta, e trouxemos quatro drinques que destacam essa característica", diz ele. Dentre as criações, o Farm Pineapple, com base de bourbon, combina a refrescância do abacaxi e do suco de limão siciliano, finalizado com canela em pó maçaricada, que traz o aroma diferenciado para a bebida.

Veja também:

Junky French Martini combina limão e abacaxi com base de gin

É bar em plena segunda que você quer? Veja opções em SP que abrem neste dia

Veja onde provar sanduíches de pastrami como os de Nova York em São Paulo

"De todos, é o mais leve, cítrico e refrescante", conta. Além desse, o Nibs Cacau Rugroni, de perfil mais intenso, é inspirado no clássico Negroni, porém feito com base de rum e defumado com nibs de cacau. Para os amantes de drinques tradicionais, a carta privilegia itens como Mojito, caipirinhas, gin tônica, dentre outros, além de bons vinhos.

Na casa com fachada que lembra a de um celeiro, o menu destaca, mesmo, as carnes. O miolo da fraldinha Black Angus é a estrela do cardápio, bem alto e macio. Há também outros cortes, como o Ancho, tipicamente portenho, e o Denver, o miolo do acém, um corte dianteiro, mas bastante suculento. Os acompanhamentos são pedidos à parte e incluem desde batatas rústicas assadas na parrilha, finalizadas com manteiga de ervas, alecrim e sal inglês Maldon, ao aligot, purê de batatas com queijos gruyère e Minas padrão derretidos.

A steakhouse também capricha nas saladas e legumes de entrada. O palmito pupunha é assado e acompanha repolho roxo tostado na parrilha e manteiga de ervas frescas. As saladas são bem completas, como a de pera com nozes, rúcula, coalhada seca, raspas de laranja e azeite extravirgem.

Entre as sobremesas assinadas pela chef e confeiteira Carole Crema estão a torta de castanha-do-pará, com calda de gengibre, e o cheesecake com calda de doce de leite. A quem preferir algo mais leve, o flan de iogurte é a pedida certa, com calda de goiaba com cachaça.

Aprenda a fazer

Ingredientes

50 ml de bourbon
30 ml de suco de abacaxi clarificado
10 ml de suco de limão siciliano
10 ml de xarope de açúcar
Canela em pó a gosto
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo

Para clarificar o suco de abacaxi, coe duas vezes o suco fresco da fruta e, em seguida, faça uma coagem fina com a ajuda de um coador de papel. Bata todos os ingredientes em uma coqueteleira, com bastante gelo, e faça uma dupla coagem da bebida em um copo baixo do tipo "old fashioned", com uma esfera de gelo dentro. Polvilhe canela em pó e queime com um maçarico, para deixá-la defumada. Sirva em seguida.

Dica: para preparar o xarope, use duas partes de açúcar para uma parte de água. Leve a mistura ao fogo baixo e, quando o açúcar se dissolver, retire a panela e coloque-a sobre um recipiente com água e pedras de gelo, para dar um choque térmico. Coloque o xarope num recipiente de vidro com tampa e mantenha na geladeira até a hora de usar.

Vai lá

BBQ Farm
Rua dos Pinheiros, 265, Pinheiros, São Paulo.

Drinques