Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Casa do Chef tem drinques inspirados na cultura portuguesa; aprenda a fazer

Drinque Porto Imperial, da Casa do Chef - Caio Ferrari / Divulgação
Drinque Porto Imperial, da Casa do Chef Imagem: Caio Ferrari / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

15/03/2019 04h00

O chef Eduardo de Castro, nascido e criado em Portugal, trouxe para o bairro do Morumbi, na capital paulista, sua Casa do Chef, antes baseada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Com referências das culinárias brasileira e ibérica, Eduardo faz uma mescla de suas origens com uma vertente da cozinha contemporânea. Isso também se expressa na criação dos drinques autorais da casa, em que o resgate de tradições lusitanas se faz presente.

O coquetel Porto Imperial é um bom exemplo. Com base de vinho do Porto, a bebida leva gema de ovo, creme de leite fresco e especiarias, como a canela e a noz-moscada. "Ele tem uma característica muito especial porque antigamente, em Portugal, era costume juntar o ovo com vinho do Porto para dar 'sustância'", diz o chef. O resultado é um drinque marcante, daqueles que trazem as energias de volta após um dia cansativo.

Os autorais dividem a carta com os clássicos, como o Peniciline, com uísque, limão siciliano, xarope de mel e extrato de gengibre, e também o Cosmopolitan, que leva vodca, limão taiti, cointreau e suco de cranberry. Para os amantes de vinhos, há uma boa seleção de rótulos que, como diz o chef, privilegiam o Velho Mundo, com destaque para os portugueses.

Para acompanhar as bebidas, vale começar com uma seleção de petiscos. O bombom de alheira, feito com o embutido tipicamente luso, é preparado com amêndoas, mel e endívias. O tradicional queijo da Serra da Estrela, de Portugal, também é boa pedida, servido com torradas e azeite. Se a ideia for jantar, vale provar o Arroz del Mare, para duas pessoas, com peixes, lula e tomates frescos, ou o Bacalhau da Mena, também para dois, com postas do peixe assadas com cebola, pimentão, batatas ao murro e brócolis. Há ainda uma boa seleção de pratos à base de carnes, como o Bife à Moda do Porto, um filé-mignon com fatias de jamón (presunto cru) ibérico em molho de café e batatas selvagens, ou o Cordeiro Confitado, com carré preparado em azeite, hortelã e acompanhado de purê de feijão branco.

Importante guardar espaço para as sobremesas, como o Pudim de Ovos, a Mousse de Chocolate e o Gelado de Doce de Leite com Amêndoas laminadas torradas. Se preferir algo mais leve, vale investir no Sorvete de Manjericão, que refresca o paladar.

Aprenda a fazer

Porto Imperial, da Casa do Chef

Ingredientes:
1 gema de ovo
100 ml de vinho do Porto (2 doses)
25 ml de creme de leite fresco gelado (1/2 dose)
1 pau de canela
Noz-moscada ralada a gosto
Canela em pó a gosto

Modo de preparo:
Coloque o vinho e a gema numa taça de martíni. Acrescente o creme de leite, previamente batido com um fouet (batedor de arame). Junte a noz-moscada e misture bem com um pau de canela. Adicione por último a canela em pó. Mexa bem e sirva.

Vai lá

Casa do Chef
Rua Marechal Hastinfilo de Moura, 233, Morumbi - São Paulo - SP

Cultura e lazer