Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Com rum, licor, pimenta e espumante, Creole Punch remete ao sul dos EUA

Drinque Creole Punch, do Mississipi Pizza Bar - Divulgação
Drinque Creole Punch, do Mississipi Pizza Bar Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

24/08/2018 04h00

Uma mistura acertada (e improvável) de blues e pizza caracteriza o Mississipi Pizza Bar, na Vila Madalena, em São Paulo. A poucos meses de completar um ano, a casa segue com uma boa programação musical e pizzas de qualidade servidas em fatias, ao estilo romano, a grande pedida do cardápio. A trilha sonora é sempre focada no blues, estilo de música favorito dos sócios, Paulo Sampaio de Andrade, Gustavo Ferraro e Pedro Nicolucci. Quando questionado sobre como surgiu essa mistura de Itália e sul dos Estados Unidos, Paulo responde: "Sou aficionado por blues e toda cultura, história e folclore que envolvem esse gênero musical. Por isso, quando veio a ideia de abrir a pizzaria, pensamos em fazer um tributo diário a essa música que a gente ama."

De quinta a domingo, o Mississipi oferece música ao vivo, com bandas focadas, claro, em blues. A única exceção é aos domingos, quando a playlist muda para jazz. Para acompanhar o som e as boas pizzas, aposte em um dos drinques de assinatura da casa, que também rendem homenagem ao Mississipi, como o Creole Punch, com rum, licor de cerejas, frutas vermelhas, limão siciliano, pimenta creole (típica da cozinha daquela região) e espumante.

Os coquetéis autorais foram desenvolvidos por Márcio Silva, do Guilhotina Bar, também na capital paulista, e as receitas são executadas pelo bartender Rodrigo Oliveira, que veio do Rio de Janeiro para comandar o bar. "Outro autoral de sucesso é o Mississipi Smash, que remete às pizzas, por causa das ervas", diz Paulo. O drinque leva uma base de gin com limão siciliano, xarope de açúcar, manjericão e tomilho. Além dos criativos, a carta ainda sugere bons clássicos, como Negroni e Old Fashioned, e possui uma sessão dedicada aos drinques antigos e típicos do sul dos Estados Unidos, como o Vieux Carré, com uísque bourbon/rye, brandy, vermute tinto, licor francês de ervas, peychaud (tipo de bitter creole) e angostura.

Veja também:

Da cozinha saem ainda outras delícias italianas, como o bolinho feito de risoto, recheado de muçarela, empanado e frito, ou a burrata, tipo de muçarela fresca, muito cremosa, servida na casa com azeite trufado e pão feito lá mesmo. Artesanal, a burrata é elaborada por um pequeno produtor de Cunha, no interior de São Paulo. De sobremesa, a pizza de Nutella faz sucesso, mas vale provar também os cannolli recheados de doce de leite, creme de baunilha ou de nozes.

Aprenda a fazer

Creole Punch, do Mississipi Pizza Bar

Ingredientes:
60 ml de rum prata
10 ml licor de cereja
30 ml de cordial de frutas vermelhas
25 ml de suco de limão siciliano
1 pitada de pimenta creole
Pedras de gelo
Espumante quanto baste
1 gomo de limão siciliano e 1 gomo de limão tahiti para decorar

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes numa coqueteleira com gelo. Coloque pedras de gelo num copo alto (estilo long drink), coe a bebida sobre as pedras de gelo e complete com o espumante a gosto. Guarneça com 1 gomo de limão siciliano e outro de limão tahiti e sirva.
Dica: o cordial de frutas vermelhas é feito com framboesa, amoras e xarope de açúcar em uma base alcoólica – no Mississipi Pizza Bar, usa-se o rum prata. Misture 500g de cada fruta e bata no liquidificador com 750ml de rum. Em seguida, coe a mistura num filtro de pano e meça quanto sobrou de líquido. Adicione a mesma quantidade de xarope de açúcar e use para preparar os drinques. Para fazer o xarope de açúcar, dilua 2 quilos de açúcar cristal orgânico em 1,2 litro de água quente. Bata no liquidificador e utilize em seguida ou guarde numa garrafa de vidro tampada, na geladeira, até a hora de usar.

Vai lá

Mississipi Pizza Bar
Rua Aspicuelta, 459, Vila Madalena, São Paulo – SP

Cultura e lazer