Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Não é feitiçaria, é coquetelaria: aprenda os segredos do drinque O Químico

Drinque O Químico, do Olívio Bar - Henrique Peron/ Divulgação
Drinque O Químico, do Olívio Bar Imagem: Henrique Peron/ Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

17/08/2018 04h00

Para quem espera por ousadia, a carta de coquetéis do Olívio Bar e Gastronomia, na Vila Madalena, é cheio de surpresas. O cardápio leva diversas assinaturas, com a coordenação do sócio da casa, João Paulo Warzee. Agora, além da colaboração do bartender Argentino, outros profissionais experientes contribuem com suas criações, caso de Sylas Rocha e Marcos Felix. Das mãos de Felix, sai o ousado O Químico, que combina gin, vermute e xarope cítrico artesanal.

"Pensei em criar uma carta a várias mãos, cada um desenvolvendo uma coisa diferente. Da minha parte, trago várias influências das minhas viagens pelo mundo. Vou buscando referências de cada lugar que visito e tento reproduzir aqui", diz João Paulo.

No Zona de Guerra, sobre uma base de rum elevam-se outros sabores, como xarope de amêndoas, cachaça de banana, suco de abacaxi e espuma de jaca, com uma clara influência tropical. "Temos um leque extenso de bebidas que trazemos para os drinques. Vamos usando as bebidas diferentes para sair do dia a dia, da rotina", afirma o proprietário, que também é mixologista. Em breve, o plano de João Paulo é apresentar uma pequena carta com coquetéis de influência amazônica, fruto de sua mais recente viagem. "Estive em Manaus e me deparei com várias coisas que nem sabia que existia, ingá, urucum. Quero fazer drinques com as experiências que vivi na floresta", conta ele. Cartas temáticas são presença constante no menu: toda terça-feira tem uma criação diferente, para os que estão em busca de sabores novos.

Veja também:

Para comer, o cardápio da casa é extenso, tentando contemplar diversos paladares. A porção de coxinha cremosa é ótima para dividir e começar os trabalhos, enquanto escolhe um dos coquetéis do menu. Dentre os petiscos, destacam-se ainda a linguiça de frigideira ou o filé com requeijão gratinado, um clássico de boteco. Além das opções mais tradicionais, o menu contempla bocados contemporâneos, como o tartar de atum desconstruído, temperado com azeite e pimenta preta e servido com abacaxi, cebola roxa e pimenta dedo-de-moça, mais chips de casca de banana, ou ainda uma boa lista de sanduíches e hambúrgueres. O hambúrguer especial da casa é feito com um disco generoso de carne de Angus, mais queijo cheddar, bacon, alface, cebola roxa e molho especial.

Além dos drinques de assinatura, o amante de coquetéis clássicos também encontram bons negronis, dry martinis, mint juleps e margaritas, entre outros. Para a sobremesa, prove os churros artesanais ou o pudim cremoso de pistache com calda de gengibre.

Aprenda a fazer

O Químico, do Olívio Bar e Gastronomia

Ingredientes:
50 ml de gin
30 ml de vermute
10 ml de vermute seco
5 ml de xarope artesanal cítrico roxo
Gelo seco quanto baste
Casca de laranja-baía para aromatizar

Como fazer:
Em uma jarra ou recipiente de vidro, coloque o gin, adicione o xarope cítrico e os vermutes. Misture bem e coloque no copo de servir. Adicione o gelo seco, esprema a casca de uma laranja-baía sobre a borda do copo, para aromatizar, e sirva.
Dica: para fazer o xarope, coloque cascas de laranja-baía, de limão taiti, de limão siciliano e de lima da pérsia numa panela. Adicione açúcar (a cada 200 g de casca, use 200 g de açúcar e 200 g de água). Coloque uma pitada de corante alimentício roxo e deixe ferver, em fogo baixo, até obter um xarope ralo. Coe, coloque num vidro esterilizado e leve para a geladeira. Dura 7 dias sob refrigeração.

Vai lá

Olivio Bar e Gastronomia
Rua Delfina, 196, Vila Madalena, São Paulo – SP

Cultura e lazer