Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Pepino, gin e água de coco formam mistura saborosa no drinque Tarsila Nº2

Drinque Tarsila Nº 2, do V.E.R.A. Restaurante - Léo Martins / Divulgação
Drinque Tarsila Nº 2, do V.E.R.A. Restaurante Imagem: Léo Martins / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

22/03/2019 04h00

O V.E.R.A., em Perdizes, na capital paulista, traz uma proposta interessante para os apreciadores de drinques autorais. Ali, além da criatividade expressa nas bebidas, cada um dos coquetéis também foi pensado para harmonizar com algum prato do cardápio, da entrada à sobremesa. "A ideia por trás do menu é a de que o chefe de bar e o de cozinha se sentaram juntos para fazer as criações, de modo que uma complemente a outra", diz o bartender Thiago Luiz de Carvalho Lopes, à frente do serviço de coquetelaria da casa. "Cada drinque autoral foi pensado para servir com as entradas, cada versão de clássicos foi desenvolvida para harmonizar com os pratos principais e temos ainda uma sessão de digestivos para fazer par com as sobremesas", diz Thiago.

Dessa forma, nasceu por exemplo o Tarsila nº 2, que combina cordial de água de coco e pepino feito na casa, licor de maraschino e tisane (infusão) de ervas, tudo sobre uma base de gin. Os nomes dos coquetéis prestam homenagem a mulheres que se destacaram na História - o Tarsila é referente à pintora brasileira Tarsila do Amaral. Além desse, o Cecília homenageia a escritora e poetisa Cecília Meireles, com hidromel fortificado na casa com páprica picante, cacau, cravo e sementes de gergelim, mais licor amaretto e bitter artesanal de tangerina e pimenta de Java. O menu reúne todas essas informações, trazendo os nomes e as referências de cada mulher, acompanhado de uma pequena ficha indicando os teores de acidez, dulçor, potência e corpo de cada coquetel, a quantidade de gelo e o tamanho final da bebida.

O cuidado com os ingredientes se revela não apenas nas criações da cozinha, como também no bar. Os insumos são todos feitos na casa, inclusive os xaropes, cordiais, infusões e tudo o que entrar nos pratos ou nas bebidas - o restaurante oferece até mesmo opções de sodas artesanais para as crianças ou adultos que queiram evitar o álcool.

No cardápio, fica expresso o espírito contemporâneo da casa, com o uso de técnicas diferentes de cozinha e produtos combinados de maneira inusitada. Além disso, cada prato traz as sugestões de harmonização com os drinques. O Tarsila nº 2, um dos drinques de maior sucesso por ali, combina com a focaccia de tomate, entrada composta de pão italiano com trio de acompanhamentos: antepasto de tomate, manteiga de amendoim feita na casa e azeite de manjericão. As croquetas de pato, também boas para petiscar, são servidas com mostarda artesanal e geleia de framboesa.

Aprenda a fazer

Tarsila Nº 2, do V.E.R.A. Restaurante

Ingredientes:
15 ml de cordial de água de coco e pepino
8 ml de licor de maraschino
23 ml de tisane de ervas
45 ml de gin
Gelo a gosto
1 fatia triangular de erva-doce conservada em gin para a guarnição

Modo de preparo:
Adicione todos os ingredientes numa coqueteleira, menos o gelo e a guarnição, e bata bem. Faça uma coagem dupla em uma taça coupê com uma pedra de gelo. Guarneça com uma fatia triangular de erva-doce previamente conservado em gin. Sirva em seguida.

Dicas:
Para fazer a tisane de ervas: Ferva um pouco de água e retire-a do fogo, como se fosse para fazer uma xícara de chá. Adicione 4 g de folhas de menta desidratadas, 3 g de folhas de manjericão-tailandês desidratadas e 2 g de folhas de capuchinha desidratadas. Deixe em infusão, a 83°C, por 6 minutos. Coe e reserve.
Para fazer a água de pepino: Congele 500 g de pepino fatiado com espessura de 1 cm. Depois de congeladas, disponha as fatias do pepino em uma peneira sobre um recipiente graduado (como uma jarra medidora). Aguarde o descongelamento do pepino até a água desprendida pelo legume chegar à marca de 200 ml.
Para fazer o cordial de pepino e água de coco: Aqueça 200 ml de água de pepino, 200 ml de água de coco, 800 g de açúcar refinado e 54 g de ácido cítrico, a 38°C. Bata no liquidificador até dissolver completamente todo o açúcar.

Vai lá

V.E.R.A. Restaurante
Rua Desembargador do Vale, 206, Perdizes - São Paulo - SP 
 

Cultura e lazer