Topo

Drinques

Black Altos , o autoral do Guarita Bar pra aproveitar o Dia da Tequila

Balck Altos, do Guarita Bar. - Divulgação
Balck Altos, do Guarita Bar. Imagem: Divulgação

Vitor Thomaz

Redação de Urban Taste, em São Paulo

24/07/2019 14h01

Dia 24 de julho é comemorado o Dia da Tequila, pelo menos no México. Apesar de não ser presente nos calendários ao redor do mundo, nós, brasileiros, podemos usar a data como desculpa para um happy hour. Originalmente do estado de Jalisco, é a bebida mais popular e tradicional do México e um dos principais produtos de exportação: cerca de 402 litros de tequila por minuto.

Ainda que o shot seja a forma mais comum de consumo da bebida, o destilado feito de agave azul é versátil e está presente na base de vários drinques clássicos, como Margarita e Long Island. No Guarita Bar, em São Paulo, a bartender Alice Guedes apresenta o seu autoral Palos Black, que leva tequila, e dois tipos de bitter.

Veja também:

Santa Maria, a releitura do drinque Bloody Mary
Conheça o Mar Negro, drinque autoral do CÔL que leva carvão ativado
Drinque La Paloma Fuerte agrega picância da pimenta em base de tequila

A carioca de 30 anos que trabalhava com teatro e virou especialista em destilados pela Wine & Spirit Education Trust (WSET) explica que o coquetel é "potente, mas tem dulçor, amargor, e notas de ervas". A inspiração para essa bebida foi o Hanky Panky, a mistura de poucos ingredientes, com sabores extremamente marcantes criada por Ada Coleman, uma das bartenders mais famosas do mundo, que chefiou o American Bar, no Hotel Savoy de Londres.

A bebida não está no cardápio oficial da casa, mas basta perguntar para um garçon, ou sentar no balcão para experimentar essa e outras opções autorais do estabelecimento. Para aqueles que querem aproveitar o drinque acompanhado por comes, Guedes recomenda o Bolovo da casa ou uma pizza de parmesão Grana Padano. Caso queria fazer o drinque em casa, com amigos, uma tábua de frios e embutidos é uma ótima opção.

Aprenda a fazer:

Black Altos, do Guarita Bar.

Ingredientes:
40 ml Altos Tequila Plata
40 ml Amaro Lucano
5 ml Fernet Branca

Utensílios:
- Uma taça gelada
- Coqueteleira

Modo de fazer:
Misture os ingredientes e sirva em uma taça gelada. Não adicione gelo.

Vai lá:

Guarita Bar
Rua Simão Álvares, 952 - Pinheiros, São Paulo
Terça a quinta, das 18h à 01h30
Sexta, das 18h às 03h
Sábado, das 17h às 03h
Domingo, das 17h às 00h
Mais informações no site.

Drinques