Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque Sweet Dill remete aos aromas do Vietnã com dill, limão e gin

Drinque Sweet Dill, do Cochinchine - Divulgação
Drinque Sweet Dill, do Cochinchine Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

08/02/2019 04h00

Um pedacinho do Vietnã com toques de bistrô francês. Assim é o Cochinchine, nos Jardins, na capital paulista, capitaneado pela chef Dani Borges. Aberto há pouco mais de um mês, este é o segundo empreendimento da chef voltado para a culinária vietnamita, sua grande paixão. Depois de abrir o bar Bia Hoi, no Centro da cidade, chegou a vez de fazer numa cozinha mais contemporânea, com uma versão refinada dos pratos tradicionais daquele país.

Com os coquetéis não poderia ser diferente: a carta de bebidas privilegia diversos drinques autorais, que trazem os aromas e sabores do Vietnã também para o copo. "Temos a proposta de oferecer uma cozinha vietnamita com olhar mais moderno, acompanhando um movimento que já vem acontecendo no Vietnã", diz a chef, que viajou novamente ao país no ano passado para pesquisar ainda mais sobre esse estilo gastronômico.

A carta de drinques foi desenvolvida pelo bartender Rafael Mariachi, que também prestou consultoria para os coquetéis do Bia Hoi. No Cochinchine, um dos destaques dos autorais é o Sweet Dill, que combina gin, suco de limão e xarope artesanal de dill (uma erva pouco usada por aqui, com um agradável aroma anisado e fresco). "Pedimos ao Rafael que criasse drinques um pouco mais sofisticados, com mais opções de destilados", afirma Dani. "A ideia é que mantivessem o frescor e a leveza que combinam com a comida vietnamita, assim como os ingredientes que fazem alusão a essa cozinha, como dill, cardamomo, molho de peixe, pimenta", completa ela.

Além dos drinques desenvolvidos para a casa, a carta conta ainda com uma seleção de gin tônica com diversa especiarias, como cardamomo, zimbro, canela e capim santo, além de doses e clássicos - aqui, é preciso consultar o balcão para ver o que pode ser feito de acordo com o que o cliente pedir.

Para comer junto com os drinques, comece com as diversas opções para compartilhar. A Cochinchine é uma tábua com embutidos vietnamitas, com peito de pato defumado com especiarias, patê de fígado e conserva de legumes, mais pão no vapor. O Banh Bot Loc também pode ser uma boa pedida, com dumplings de polvilho doce, recheio de lombo de porco e camarão, servidos com cebola crocante e molho vietnamita. Caso o apetite seja maior, há também boas entradas, saladas e pratos principais. O Da Nang é uma opção de personalidade, ideal para quem quer conhecer mais sobre os sabores do Vietnã. Trata-se de um cozido de frutos do mar e barriga de porco com polvo, lula, camarões e mexilhões brancos em um molho de caramelo e especiarias, acompanhado de arroz.

Há apenas três opções de sobremesas, mas vale guardar um espaço para provar a Ben Tre, mousse de coco com molho de manjericão, ou o Mekong Crème Caramel, creme com calda de caramelo com compota de carambola e mamão verde.

Aprenda a fazer

Sweet Dill, do Cochinchine

Ingredientes:
50 ml de gin
50 ml de suco de limão
30 ml de xarope de dill
Pedras de gelo a gosto
Laranja-baía para guarnição
Ramo de dill fresco para guarnição

Modo de preparo:
Coloque na coqueteleira o suco de limão, o xarope de dill e o gin com pedras de gelo. Bata bem. Coe e coloque num copo com pedras de gelo. Guarneça com um zest de laranja-baía e um raminho de dill, para aromatizar. Sirva imediatamente.
Dica: para fazer o xarope de dill, misture 100 g de folhas de dill (também conhecido como endro) com 300 g de açúcar e 500 ml de água numa panela. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até reduzir à metade. Deixe esfriar, coe e coloque numa garrafa de vidro. Mantenha na geladeira até a hora de usar.

Vai lá

Cochinchine
Rua Haddock Lobo, 1002, Jardins - São Paulo - SP 

Cultura e lazer