Topo

Drinques

Drinque Barrel traz o frescor da cerveja e da tangerina

Barrel, drink autoral do Trabuca - Divulgação
Barrel, drink autoral do Trabuca Imagem: Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

06/08/2019 16h41

Com um time de bartenders e carta nova, o Trabuca Bar, no Itaim Bibi, oferece diversas opções de coquetéis autorais bem diferentões. Dentre as novidades, o destaque vai para o drinque Barrel, uma mistura instigante de bourbon, uísque escocês, limão, tangerina, xaropes com vinagre e especiarias e, para completar, espuma de cerveja. Fernando Spolaor, um dos mixologistas da casa, explica que o menu foi alterado recentemente porque já permanecia o mesmo há bastante tempo e, também, para renovar um pouco o perfil dos coquetéis. "Busquei inspiração no estilo industrial da decoração do bar, assim como em cada canto do nosso espaço. Por isso as bebidas têm nomes como Barrel (barril) ou Mezanino", diz Fernando. "A ideia é oferecer não apenas um bom drinque, mas uma experiência para o cliente", afirma.

Veja também:

Vinho brasileiro tem mais "saúde" que sul-americanos e europeus
Arpeggio, o drinque que é uma "sinfonia no copo"
Quatro - e mais tantas - razões para botecar na Vila Ipojuca

Acostumado a ousar nos coquetéis, trazendo ingredientes inusitados para uma bebida, como vinagre e pimentão, Fernando apostou na cerveja como o diferencial do Barrel. "No início, o pessoal acha estranho um drinque assim, mas depois que prova, quer repetir", conta ele. "O Barrel é um coquetel bem complexo, tem uma parte cítrica marcante, por conta do limão e da tangerina, a acidez do xarope de vinagre, e um toque bastante frutado, refrescante", diz o mixologista.

Além desse, chamam a atenção ainda outras criações, como o White Color, com pisco, saquê, suco de abacaxi grelhado e leite condensado vegano, ou ainda o Mezanino, uma mistura de Campari, licor de framboesa e água com gás. Há também uma boa seleção de gin tônica, drinque que não sai de moda na cidade.

Para comer, a pedida é começar pelos bolinhos. O Trabuca oferece diversos tipos desses petiscos crocantes, como o bolinho de feijoada com pimenta, o de milho com geleia de tomate e o Trabuca, feito de carne de panela, bem cremoso, recheado com pimenta biquinho e acompanhado de maionese de páprica. Apetites maiores vão apreciar também o Traburguer, sanduíche com dois hambúrgueres, queijo cheddar e fritas, servido com ketchup picante. Há também uma pequena variedade de pratos, como o Le Steak Frites, com fraldinha grelhada, mostarda Dijon e batata rústica, ou a BLT Salad, uma mistura de alface americana, romana, bacon adocicado e tomate sweet cherry, com molho blue cheese.
Se sobrar espaço para a sobremesa, vale pedir o Cheesecake tradicional, servido com calda artesanal de frutas vermelhas, ou investir na Banoffe, toffee de banana com chantili e nibs de cacau.

Vai lá:

Trabuca Bar
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 1444, Itaim Bibi - São Paulo - SP
Terça, das 18h à 0h.
Quarta, das 18h à 1h.
Quinta a sábado, das 18h às 2h.
Mais informações pelo Instagram do Trabuca Bar.

Aprenda a fazer:
Barrel, do Trabuca Bar


Ingredientes do drinque:
50 ml de bourbon
10 ml de uísque escocês de perfil bem defumado
15 ml de suco de limão
15 ml de suco de tangerina
30 ml de xarope avinagrado de amburana
70 ml de espuma de cerveja com especiarias
Pedras de gelo

Ingredientes do xarope avinagrado de amburana:
1 litro de vinagre de boa qualidade
1 kg de açúcar
150 g de lascas de amburana

Ingredientes do xarope de especiarias:
1 litro de água
1 kg de açúcar
8 e 10 unidades de canela, anis, cravo e cardamomo (usa só as sementes, sem casca)

Ingredientes da espuma de cerveja com especiarias:
300 ml de suco de limão siciliano
150 ml de xarope de especiarias (mesmo processo do xarope de amburana, substituindo o vinagre por água e canela, anis, cravo e cardamomo no lugar da amburana)
450 ml de cerveja tipo IPA (Indian Pale Ale)
1 colher (café) cheia de emulsificante para sorvete

Modo de preparo do xarope avinagrado de amburana:
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. Vá mexendo até que o açúcar dissolva. Quando a mistura começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por mais 10 minutos. Deixe esfriar, coe e use.

Modo de preparo do xarope de especiarias:
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. Vá mexendo até que o açúcar dissolva. Quando a mistura começar a ferver, abaixe o fogo e continue mexendo por mais 10 minutos. Deixe esfriar, coe e use.

Modo de preparo da espuma:
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador. Deixe bater em velocidade máxima por cerca de 5 minutos. Ao finalizar essa etapa, coloque a mistura em um sifão para chantili, feche corretamente e adicione 1 cápsula de gás. Agite o sifão e reserve na geladeira.

Modo de preparo do drinque:
Em uma coqueteleira, e com ajuda de um dosador, adicione todos os ingredientes, exceto a espuma. Junte pedras de gelo, feche e bata por cerca de dez segundos. Coe o líquido em um copo com gelo e finalize com a espuma de cerveja.

Drinques