Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Vovó Metralha é um drinque "ítalo-caipira" com vodca e licor de violeta

Drinque Vovó Metralha, do Grecco Bar e Cucina - Lucas Terribili / Divulgação
Drinque Vovó Metralha, do Grecco Bar e Cucina Imagem: Lucas Terribili / Divulgação

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

13/10/2018 04h00

Aberto há menos de um mês em Pinheiros, zona oeste da capital paulista, o Grecco Bar e Cucina chega com a proposta de um cardápio inspirado na cozinha ítalo-caipira, uma carta de vinhos caprichada e drinques autorais assinados pelo bartender Vini Lopes. A prioridade são ingredientes orgânicos e locais, que se estende também aos coquetéis.

O Vovó Metralha, um dos mais pedidos da casa, é inspirado na avó de Vini, que tinha uma personalidade irreverente e ganhou a alcunha que dá nome ao drinque. Com vodca, licor de violeta, suco de limão cravo e gengibre, leva minirrosas na decoração. "É uma coisa de família, minha avó tinha um pé de limão cravo no quintal de casa, ela falava muito palavrão e recebeu esse apelido", diz o bartender, que comanda o bar da casa.

Outro coquetel de destaque é o Troppo Buono!, com bourbon, carpano clássico, maracujá, néctar de maçã verde e espuma de capim santo para perfumar. "Eu me baseio nos clássicos para criar os autorais. Aqui pensei em oferecer algumas opções baseadas no estilo da casa, com vermutes e cítricos, algo bem italiano", diz Vini. "A tendência é a gente fazer também alguns licores para entrar ainda mais no conceito. Hoje já trabalho com conservas, frutas, xaropes artesanais simples", afirma.

Veja também:

A cozinha, comandada pelo chef Felipe Grecco, é repleta de opções para beliscar ou para apetites mais fartos. Para começar, aposte nos beliscones, com sugestões como o crochette de pato, um bolinho cremoso servido com maionese rústica de limão, ou ainda a polenta brustolatta, quadrados de polenta chapeada com ragu de vegetais, bolognese rústico, gorgonzola dolce ou cogumelos.

Se a ideia for jantar, o gnocchi aparece em diversas versões, como a caccio e pepe, com queijo tulha. Há ainda opções com carnes e peixes, com destaque para a porchetta tipicamente italiana, servida com risoto de limão siciliano. Além dos drinques, vale provar também os vinhos selecionados pelo sommelier Rafael Goulart. Na hora da sobremesa, o mil-folhas de churros é uma tentação, com doce de leite, banana caramelizada e creme de baunilha.

Aprenda a fazer

Vovó Metralha, do Grecco Bar e Cucina

Ingredientes:
40 ml de vodca
20 ml de licor de violeta
20 ml de suco de limão cravo
30 ml de clara de ovo pasteurizada
10 ml de xarope de açúcar
3 ml de extrato de gengibre
Rosas orgânicas em miniatura ou flores comestíveis de sua preferência para decorar
Gotas de Angostura para finalizar
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Resfrie uma xícara com gelo. Coloque todos os líquidos na coqueteleira e bata sem gelo. Depois, adicione pedras de gelo em estado frost (extremamente frio, mas sem gotículas de água) e bata vigorosamente. Descarte o gelo da xícara e adicione a bebida coada duas vezes. Guarneça com as rosas comestíveis e finalize com gotas de Angostura.
Dicas: para fazer o extrato de gengibre, coloque um pedaço de gengibre numa centrífuga e extraia o sumo. Ou prepare um suco bem concentrado de gengibre, coe e utilize. Para o xarope de açúcar, misture 1 quilo de açúcar e 1 litro de água. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar dissolver completamente, mas sem virar uma calda. Retire do fogo, deixe esfriar e utilize.

Vai lá

Grecco Bar e Cucina
Rua Henrique Monteiro, 47, Pinheiros, São Paulo – SP

Cultura e lazer