Abrir diálogos, incitar questionamentos e inspirar mais gente a seguir seus exemplos são algumas das contribuições de artistas e atletas para transformar nossa realidade. Com suas próprias conquistas, eles e elas acabam influenciando diversos grupos.
A categoria Esporte e Cultura do Prêmio Inspiradoras tem o objetivo de homenagear mulheres dessas duas áreas. Com seus trabalhos, elas têm se destacado principalmente por mobilizar mais gente a pensar sobre as desigualdades de gênero e de raça que assolam nosso país. A seguir você conhece o trabalho das finalistas Aretha Duarte, Cherna e Mel Duarte.
A premiação é uma iniciativa de Universa e do Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. São 22 finalistas, divididas em sete categorias. Além de Esporte e Cultura tem também: Inovação em Câncer de Mama, Informação para vida, Conscientização e Acolhimento, Acesso à Justiça, Equidade e Cidadania e Representantes Avon.