Topo

Orgasmo: aqui vai um miniguia para aumentar seu prazer, mulher!

Simone Machado

Colaboração para Universa, em São José do Rio Preto (SP)

31/07/2023 04h00

Em 1999, quando o Dia Mundial do Orgasmo passou a ser comemorado em 31 de julho, um estudo inglês mostrava que cerca de 80% das mulheres não conseguiam atingir o ápice do prazer durante o sexo. Realidade que ainda persiste, inclusive no Brasil: segundo pesquisa realizada pela femtech Lilit, em 2020, com 3.500 mulheres cisgênero, apenas três em cada dez relataram que conseguem atingir o orgasmo durante o sexo.

Outro estudo, feito pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, apontou ainda uma lacuna de 52% entre homens e mulheres que gozam: só 39% das mulheres chegam ao orgasmo regularmente. Entre eles, o índice é de 91%.

"Hoje, quando falamos em orgasmo feminino, ainda enfrentamos certo tabu e falta de conhecimento sobre o tema, mas aos poucos estamos evoluindo e buscando a liberdade e o prazer sexual", explica Marília Ponte, educadora sexual.

Em junho, Universa lançou uma pesquisa mostrando que 83% das mulheres dizem já ter chegado ao orgasmo, e que preliminares, estimulação do clitóris, carinho e intimidade aumentam prazer sexual, segundo o estudo Prazeres Universa + Tech4Sex.

Seguindo o que as próprias brasileiras dizem sobre aumentar o prazer sexual, Lidia Cabral, fundadora da Tech4Sex, preparou um miniguia com dicas para ajudar as mulheres. Leia abaixo.

Autoestima

Praticar o bem-estar sexual vai além do ato em si, envolve também o cuidado com a autoestima. Por isso, investir na confiança e amor-próprio é fundamental para uma vida sexual satisfatória e com prazer.

"Quando estamos bem com nós mesmas, abrimos as portas para explorar nossa sensualidade de forma livre e autêntica", diz Lidia Cabral.

E uma das maneiras de fortalecer a autoestima é com atividades que despertem a sensualidade. Aulas de dança ou lingeries novas, para você se achar bonita sozinha, são um bom começo.

"A lingerie certa pode realçar as curvas, destacar os pontos fortes e nos lembrar do nosso poder de sedução. Quando vestimos uma lingerie que nos faz sentir incrível, isso reflete em nossa postura, atitude e até mesmo na maneira como nos relacionamos com o nosso próprio corpo", acrescenta Lidia.

Conhecendo seu corpo

Faça um exercício de ficar frente a um espelho e olhar para si mesma.

Você pode aproveitar o momento e fazer uma massagem, explorando suas curvas para deixar a experiência mais gostosa e confortável, utilizando cremes e óleos.

Se masturbe

Reserve um tempo para cuidar de si: tome um banho relaxante, se acaricie e se masturbe. Invista em conhecer e se conectar com as regiões mais sensíveis do seu corpo por meio de carícias e estímulos em áreas erógenas, para descobrir os locais com maior excitação.

"A masturbação é uma forma saudável de se conectar consigo mesma e entender suas preferências sexuais. Experimente diferentes técnicas, ritmos e intensidades para descobrir o que te excita e te leva ao máximo de prazer", diz a educadora sexual.

Não tenha vergonha ou receio de se tocar e conhecer seu corpo. Experimente combinar estimulação vaginal, com foco na glande do clitóris, e penetração —aqui vale usar um sexy toy.

"É preciso sair da caixa para experimentar as mais diversas possibilidades. E para isso, o autoconhecimento do próprio corpo é fundamental", ressalta Ponte.

De olho na saúde sexual

Disfunções sexuais são comuns e podem afetar o seu prazer. Dificuldade de chegar ao orgasmo, falta de desejo sexual e dor durante a relação talvez estejam ligadas a problemas de saúde.

Reconhecer e buscar ajuda para essas questões é fundamental para encontrar soluções e melhorar a qualidade de vida sexual.

As ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) também precisam de cuidados. Compreender os diferentes tipos, como herpes, sífilis, HIV, gonorreia e clamídia, é essencial para a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.

Outro ponto é a menopausa. Alterações hormonais, ressecamento vaginal, diminuição da libido e desconforto durante o sexo são questões comuns nesse período. Por isso, buscar orientação médica e opções de tratamento podem ajudar a minimizar esses sintomas e preservar a qualidade de vida sexual.

Amplie o repertório

Outro caminho para aumentar a satisfação sexual é estimulando a imaginação, para ampliar o repertório. Os seres humanos sãos movidos por descobertas, surpresas e aventuras e isso também se reflete na vida sexual. Veja algumas dicas para ampliar o seu repertório:

Vibradores: Os vibradores são ótimos recursos para explorar novas sensações. Eles podem ser utilizados sozinhos ou em casal, proporcionando prazer e intensificando a conexão íntima.

Jogos: Jogos eróticos são uma maneira divertida de quebrar a rotina e explorar fantasias. Eles incentivam a comunicação, a exploração mútua e podem levar a descobertas emocionantes na intimidade.

Produtos de estimulação sexual: Investir em produtos, como lubrificantes e géis estimulantes pode enriquecer as experiências íntimas. Esses produtos são desenvolvidos para aprimorar o conforto, a segurança e o prazer durante o sexo, adicionando novas sensações e possibilitando descobertas prazerosas.

Áudios eróticos: Os áudios eróticos são uma forma estimulante de explorar a imaginação e despertar fantasias. Ao ouvir narrativas sensuais, pode-se criar cenários excitantes e mergulhar em experiências sensoriais intensas.

Pornôs femininos: Os filmes pornôs com uma abordagem feminina e voltados para o prazer feminino são recursos valiosos para explorar diferentes fantasias e desejos. Eles geralmente têm uma representação mais autêntica do prazer feminino, com narrativas e cenas que enfatizam o consentimento, o respeito e o empoderamento sexual, proporcionando uma experiência mais positiva e enriquecedora.

Não se esqueça de falar

Se estiver em um relacionamento, após ter feito todo o processo de autoconhecimento e tiver domínio sobre o seu prazer, converse com seu parceiro sobre suas preferências, desejos e fantasias.

"A comunicação aberta e honesta ajuda a criar um ambiente de confiança e maior conexão, para que o prazer e o orgasmo sejam certeiros", finaliza a educadora sexual.