Topo

Você vai querer todos! Conheça diferentes tipos de batom e como usá-los

Bastão, líquido, gloss, lip tint: conheça a diferença entre os tipo de batom - Getty Images
Bastão, líquido, gloss, lip tint: conheça a diferença entre os tipo de batom Imagem: Getty Images

Danielle Sanches*

Colaboração para Universa

29/07/2023 04h00

Dia 29 de julho é comemorado o Dia do Batom, um item básico de qualquer maquiagem que vem sendo usado há milênios — há registros de produtos similares a eles no Egito Antigo, para se ter uma ideia.

Hoje, existem batons cremosos e líquidos, com efeito gloss ou matte, hidratantes ou que dão o efeito de mais volume. As opções são muitas e, para entender a textura e quando usar cada um, preparamos um guia.

Batom em bastão

É um dos mais comuns, aquele que você tira a tampa, gira a parte de baixo e o batom sobe. Normalmente são feitos a partir de ceras e óleos vegetais. O acabamento pode variar: com efeito matte, cremosos, cintilantes ou metálicos.

Veja algumas opções:

Batom líquido

Vem em um frasco com aplicador e tem a fórmula mais fluida (daí o nome "líquido"). Também costuma ter secagem rápida. Muitos batons com efeito matte têm essa formulação, mas ela também pode ser usada para versões com acabamento cintilante e até vinil.

Confira alguns tipos:

'Lip tint'

Os "lip tints" vieram na onda da "K-Beauty", como é chamada a rotina de beleza propagada pelas sul-coreanas, e fazem sucesso por proporcionarem um visual mais natural. Nada mais é do que um pigmento para lábios, sem acabamento de brilho ou textura, e que garante um efeito "cor de boca".

Confira algumas marcas que têm esse tipo de produto:

'Lip gloss'

"Lip gloss" ou brilho labial é um produto que proporciona acabamento brilhante com uma cor suave. A diferença dele para o batom líquido é que este costuma ser mais pigmentado —o "lip gloss" pode ser apenas para criar uma cobertura cintilante ou ter cores suaves, criando um visual mais natural.

Veja algumas opções:

Eles não duram para sempre

É difícil dar adeus a sua cor de batom preferida, mas é necessário tomar cuidado para evitar o uso de produtos vencidos. Além da possibilidade de alteração na textura e cor, usar um batom fora do prazo de validade pode causar alergia.

De acordo com os especialistas, a validade desse tipo de produto é de 24 a 36 meses. Fora da validade, eles podem ter alteração de cheiro e cor e ainda provocar sensibilidade nos lábios, irritações e até alergia.

Por isso, mesmo que não exista data limite de uso na embalagem, a recomendação é que eles sejam retirados da nécessaire após esse período.

*Com informações de reportagens publicadas por Karina Hollo em 13/08/2021 e Rafaela Polo em 29/07/2022.

Curte produtos de beleza, moda e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Rodapé content commerce -  -