Topo

Disfarça olheiras e espinhas: aprenda a usar o corretivo e como escolher

Tipos diferentes de corretivo e formas distintas de aplicação podem mudar o resultado do produto - iStock
Tipos diferentes de corretivo e formas distintas de aplicação podem mudar o resultado do produto Imagem: iStock

Larissa Drumond

Colaboração para Universa*

23/06/2023 04h00

Como o próprio nome diz, o corretivo é um produto que tem a função de corrigir imperfeições —espinhas, cravos, vermelhidão, manchas e olheiras— na pele.

É um produto que oferece um ótimo acabamento para a maquiagem, mas seu uso provoca muitas dúvidas. Veja respostas para as questões mais comuns:

1. Quando aplicar o corretivo?

Normalmente, usamos o corretivo depois da base, já que ambos têm funções diferentes. A base uniformiza o tom do rosto e disfarça manchas mais leves, mas não corrige áreas específicas.

Além disso, ao aplicar a base primeiro, conseguimos usar uma quantidade menor de corretivo, fazendo com que ele dure mais. Vale dizer que a base também pode ser substituída por produtos como BB Cream ou filtro solar com cor.

No entanto, se a ideia é preparar uma pele mais leve para uma maquiagem simples e rápida, é possível pular essa etapa e usar apenas o corretivo em áreas pontuais —como olheiras ou perto do nariz— para dar acabamento. Não é necessário aplicar o produto no rosto todo.

Produtos que podem substituir a base

BB Cream FPS 20, L'Oréal Paris

BB Cream FPS 80, Dermage

Protetor solar com cor FPS 70, Episol

Protetor solar FPS 70 com cor peles oleosas, Neutrogena

2. Qual tipo de corretivo escolher?

Para quem tem pele seca ou com linhas finas aparentes, o mais recomendado é o corretivo líquido com textura hidratante ou siliconada. Esse tipo de produto ajuda a manter a área dos olhos hidratada por mais tempo, marcando menos as linhas de expressão.

Já os corretivos líquidos mais encorpados ou com acabamento mate são indicados para pessoas que têm pele oleosa ou que desejam mais cobertura. Se a área dos olhos for mais seca, capriche na hidratação dessa região.

3. Líquido, cremoso, em bastão ou lápis?

A maior diferença entre eles é a embalagem. A textura não define necessariamente o acabamento, isto é, o resultado final na pele. Por isso, a dica é sempre testar antes de comprar e não decidir apenas pelo formato.

Os líquidos vêm em embalagens como bisnaga, frascos com pump (quando vêm com uma bombinha para apertar) ou aplicador ou até mesmo em formatos que lembram uma caneta, com um pincel na ponta. Eles podem ser leves ou de alta cobertura.

Já os cremosos vêm em potinhos, enquanto os produtos em bastão são mais espessos e têm cobertura maior. Por isso, estes últimos costumam tornar a maquiagem grosseira se não forem bem utilizados.

Por fim, os corretivos em lápis são mais secos e indicados para corrigir imperfeições pontuais. Eles não podem ser usados na região das olheiras ou por pessoas que têm mais rugas pois há o risco de craquelar e deixar a área muito marcada.

Veja exemplos de cada tipo de corretivo

Corretivo líquido FIT me, Maybelline

Paleta de corretivo e contorno cremoso, NYX

Corretivo em bastão, Fran By Franciny Ehlke

Corretivo em lápis, NYX

4. Como escolher a cor perfeita?

Essa é uma dúvida importante já que, se a escolha for errada, há o risco de marcar demais as áreas que eram para ficar camufladas sob a maquiagem.

Para começar, na área dos olhos: sempre use um corretivo do tom exato da sua pele. Ok, é possível oscilar, usando um pouco mais escuro ou de tom mais quente, porém nunca mais claro.

Isso porque as cores mais claras iluminam, mas ela não corrigem nem neutralizam a cor da pele. Em contato com uma olheira acentuada, por exemplo, o corretivo mais claro vai deixar a pele acinzentada.

Nesse caso, o melhor é neutralizar a cor da olheira ou da imperfeição e só então utilizar o corretivo claro ou com efeito iluminador.

5. Quando usar corretivos coloridos?

Como falamos acima, os corretivos claros ou iluminadores não corrigem os tons escuros de olheiras e manchas, por exemplo. Nesse caso, é importante usar os corretivos coloridos, que servem para neutralizar quando a cor da imperfeição é muito diferente do resto da pele.

Eles são ótimos para disfarçar tatuagens, melasmas, olheiras extremamente escuras, hematomas ou machucados, entre outros. Para saber qual cor usar, você precisa entender quais cores são complementares, ou seja, qual cor anula a outra:

  • Vermelho ou laranja: neutraliza tons frios como verde, marrom e roxo --ou até tatuagens mais escuras.
  • Verde: neutraliza tons puxados para o vermelho como vasinhos, rosáceas e espinhas.
  • Amarelo: neutraliza hematomas e manchas arroxeadas.
  • Lilás/roxo: neutraliza manchas marrons, sardas e tons amarelados da pele.

Os corretivos coloridos sempre são aplicados antes da base ou do corretivo. O melhor é fazer a aplicação com a esponja, que oferece mais cobertura. Tente nessa ordem: aplique o corretivo colorido; passe uma camada de pó transparente; use um corretivo de tom um pouco mais escuro, mas próximo à cor da sua pele; sele com mais uma camada de pó; e finalize com corretivo ou base no tom exato da sua pele.

Há corretivos coloridos em vários formatos

Paleta de corretivo com 12 cores, Ruby Rose

Corretivo cremoso salmão, Quem Disse, Berenice?

Corretivo líquido verde, Catharine Hill

Corretivo facial lilás, Koloss

Normalmente, porém, um corretivo de alta cobertura já será o suficiente. Basta usar um tom mais escuro que a sua pele, depois outro de tom mais quente e, por fim, um iluminador ou corretivo mais claro.

6. Como aplicar?

Você pode aplicar o corretivo com pincel ou esponja— daquelas conhecidas como "queijo", por ter o formato de um triângulo; ou uma beauty blender, que se assemelha a uma gota.

O que muda é o acabamento da maquiagem. Usando os dedos, você terá a menor cobertura de todas. O pincel terá efeito mais natural e perfeito, enquanto a esponja é mais prática e dá mais cobertura.

Produtos que vão te ajudar

Esponja de maquiagem, Océane

Esponja de maquiagem, Ruby Rose

Pincel para corretivo, Macrilan

Pincel para corretivo, Real Techniques

Fonte: Juliana Coelho, maquiadora profissional.

*Conteúdo publicado originalmente em 14/04/2018.

Curte produtos de beleza, moda e achadinhos do momento? Fique de olho na nossa curadoria de produtos: no Monitor de Ofertas UOL, no Twitter (@ofertas_uol), no Telegram (monitordeofertasuol) e nos vídeos do TikTok (@guiadecompras_uol).

Rodapé content commerce -  -