Topo

No Sem Filtro, Tebet vai contar como governo aumentará salário de mulheres

de Universa, em São Paulo

07/03/2023 04h00

O Sem Filtro desta terça-feira (7) vai ao ar às 14h e traz uma entrevista exclusiva com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), explicando a proposta que será apresentada pelo governo para garantir a igualdade de salários entre homens e mulheres nesta semana, como parte das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março. Com isso, afirma, a renda da população feminina aumentará. .

Apresentado pela jornalista Camila Brandalise dos estúdios do UOL, em São Paulo, o Sem Filtro tem no elenco Cris Guterres, colunista de Universa e apresentadora da TV Cultura; Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano", ambas de São Paulo; do Rio de Janeiro, Cris Fibe, jornalista especialista em cobertura de gênero; Mariliz Pereira Jorge, jornalista, roteirista e colunista do jornal Folha de S.Paulo; e Maria Ribeiro, atriz, roteirista e colunista da revista "Veja Rio".

Tebet, que concorreu à presidência e está à frente da pasta há três meses, pediu a Lula (PT), ao apoiá-lo no segundo turno das eleições de 2022, que o tema de igualdade salarial ganhasse atenção, o que foi prontamente atendido. Atualmente, empresas que não cumprem com a lei, que já existe, podem ser multadas se uma funcionária entrar na Justiça, mas o valor dessa multa é baixo, segundo a ministra, o que acaba fazendo com que muitos locais não se preocupem em cumprir a determinação.

O Sem Filtro ainda recebe a consultora de estilo Thais Farage sobre como a maneira que nos vestimos muitas vezes reproduz o código de vestimenta profissional masculina, seguindo uma ideia de que só com camisas, blazers e cores sóbrias conseguimos ser respeitadas.

Sem Filtro: conversa é sobre assuntos que te interessam

Com informação e opinião, o Sem Filtro pretende trazer à audiência da marca uma curadoria das discussões mais relevantes do dia e da semana, sempre com o rigor jornalístico que está no DNA de Universa desde o seu lançamento, em 2018. Mas sem perder a leveza e o bom humor. "A gente não quer ser GloboNews. A gente quer ser aquela amiga divertida do whats que sempre sabe da última", explica Andressa Zanandrea, editora-chefe de Universa.

Todo episódio vai contar com a presença de convidados —especialistas, celebridades, influenciadores— para enriquecer ainda mais o debate.

Às terças e sextas, ao vivo, elas vão discutir os temas mais importantes da atualidade: do golpista do Tinder à tentativa de golpe no distrito federal; da renúncia de Jacinda Arden ao governo da Nova Zelândia à renúncia do príncipe Harry à monarquia; das fantasias de Sabrina Sato às fantasias do OnlyFans.

O Sem Filtro vai ao ar às terças e sextas-feiras, às 14h, no Canal UOL e no YouTube de Universa. (Todo o conteúdo ficará disponível no YouTube pra quem quiser assistir depois: na íntegra ou os cortes dos melhores momentos.)