Topo

Toque de verão: Fabi Gomes ensina make iluminada para usar em dias frios

Ana Bardella

Colaboração para Universa, em São Paulo

18/09/2022 04h00

Alguma vez você já sentiu que estava com aspecto abatido ou cansado por estar com pouca ou nenhuma maquiagem? Segundo Fabi Gomes, maquiadora e colunista de Universa, essa sensação é mais comum no inverno. Isso acontece porque, nos dias frios, a tendência é a pele ficar mais ressacada e opaca.

Para driblar isso, Fabi ensina alguns truques: caprichar na hidratação e investir em tons quentes de sombra, blush e iluminador. O tutorial completo está no oitavo episódio desta temporada do "E Aí, Beleza?", que contou com a participação da influenciadora Maju Trindade. Confira a seguir o passo a passo.

Comece fazendo a hidratação da pele. Após passar o hidratante, veja se o rosto ainda segue com o aspecto opaco. Se acontecer, aplique mais uma camada, até sentir que a pele respondeu de forma positiva.

Fabi aplica hidratante antes de passar a base - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi aplica hidratante antes de passar a base
Imagem: Mariana Pekin/UOL

O próximo passo é aplicar a base. No inverno, é mais comum sentir que a base está desbotando com o passar do tempo. Se achar que isso acontece com você, use um produto que seja um ou dois tons mais escuros do que o da sua pele. Aplique com pincel chanfrado, começando pelo centro do rosto. Em seguida, faça a expansão do produto para as laterais e para o colo.

Fabi Gomes faz a aplicação da base sobre a pele - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi Gomes faz a aplicação da base sobre a pele
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Depois, é a vez do corretivo. Com o auxílio de um pincel, aplique abaixo dos olhos, dando leves batidinhas. Algumas pessoas ficam com a região ao redor do nariz mais avermelhada no inverno. Se esse for seu caso, aplique um pouco de produto na região.

Para o passo seguinte, use um iluminador cremoso de fundo quente. Primeiro, espalhe um pouco no dorso da mão, para controlar a quantidade que será usada. Depois, passe nos planos mais altos do rosto, dando batidinhas. Pouco a pouco, traga o produto para cima da sobrancelha. Passe também no ponto mais alto da sobrancelha, ao longo do nariz e no queixo.

Agora, use um pincel largo para espalhar o blush. Escolha um de tonalidade alaranjada ou puxada para o pêssego. Faça a aplicação na horizontal, chegando até o nariz, para simular o efeito que o sol tem sobre o rosto. Use o que sobrar no pincel para dar uma "varridinha" no restante do rosto.

Fabi escolhe a sombra laranja na paleta de cores, para dar um efeito quente à maquiagem - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi escolhe a sombra laranja na paleta de cores, para dar um efeito quente à maquiagem
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Para os olhos, use uma sombra laranja, também de fundo quente. Aplique usando um pincel bem fofinho, primeiro só na pálpebra, depois expandindo a cor para toda a região dos olhos. Use um pincel chato para aplicar também rente à raiz dos cílios inferiores. Caso não tenha esses pincéis em casa, também é possível fazer a aplicação usando os dedos: na parte de cima dos olhos, o indicador e, na parte de baixo, o mindinho.

Use uma sombra dourada para iluminar o canto interno do olho. Se for usar um pincel, escolha um pequeno, em formato de cone. Se preferir fazer com as mãos, use novamente o mindinho.

Fabi aplica máscara de cílios - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi aplica máscara de cílios
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Aplique uma camada generosa de máscara de cílios. E, para finalizar, aplique um batom de longa duração, de preferência rosado. Depois, use um algodão embebido em demaquilante para retirar o excesso do produto, fazendo o processo de fora para dentro, para não estragar a pele. Isso dá um efeito de que os lábios estão naturalmente corados. Termine aplicando hidratante nos lábios, por cima do que sobrou do batom.

Passe um pouco do hidratante labial também nos olhos, por cima da sombra, para gerar um efeito molhado. Por fim, aplique iluminador em pó no plano mais alto do rosto e no nariz.

E aí, curtiu? Não se esqueça de fazer em casa e marcar a @fabi.gomes.

Veja mais trechos do programa:

"Minha primeira publicidade foi em troca de um kit para o cabelo"

Maju relembra um de seus primeiros trabalhos. "Aconteceu logo no início: eu tinha o cabelo na cintura e uma marca me procurou, dizendo que importava shampoo e perguntando se eu topava uma parceria. Na época, era um produto caríssimo, então topei na hora. Recebi o kit, lavei o cabelo, fiz uma escova e tirei a foto segurando o tal do shampoo, porque não tinha muitas referências de como fazer uma publicidade", conta. Segundo ela, deu muito certo. "Encontrava as pessoas na rua e elas falavam que tinham comprado o produto que indiquei. A partir disso, fui convidada para conhecer uma agência", resume.

"Preferia enfrentar as minhas inseguranças do que ficar camuflando"

Quando o assunto é aceitação, Maju recorda as inseguranças que tinha com a pele. "Tinha uma questão com as minhas sardas. Quando conhecia alguém que também tinha, o mais comum é que a pessoa também não gostasse das dela. A ideia era ter uma pele lisa, sem mancha, sem nada. Então tentei tratar isso da raiz em vez de ficar camuflando. Passei um tempo sem maquiagem, para entender até que ponto aquilo me incomodava. Preferia ir por esse caminho, que é mais difícil, do que já buscar uma aprovação das pessoas na internet", explica.

"Nunca disse que crente não tem que fazer terapia. Eu mesma faço"

A influencer recorda uma polêmica na qual se envolveu em janeiro de 2017, quando associou a fé cristã à cura de transtornos como ansiedade e depressão, explicando que foi mal interpretada. "Não falei que, se a pessoa está com depressão, é porque não tem Deus no coração. Até porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Depois disso, disseram até que eu não apoio que crente faça terapia. Onde isso? Até eu faço terapia, acho essencial", defendeu.

"Procuro não me expor mais. Privacidade é luxo hoje em dia"

Se Maju fez sucesso na internet graças ao seu jeito espontâneo, a maturidade ensinou que nem tudo deve ser compartilhado. "Não me exponho mais. Penso: 'Isso aqui dá muito pano pra manga, eu preciso realmente dar opinião? Vou me associar a um assunto sobre o qual não tenho muita convicção? Se fizer isso, vão pegar esse trecho e o resto da minha vida vão falar que eu disse aquilo'. Para mim, o que importa mais é resolver as situações sem dar satisfação, até porque eu não preciso. Quem dá muita satisfação, dá abertura para que os outros se metam na sua vida. Privacidade é luxo hoje em dia", opina.

"Preguiça de máscara de cílios": o que tem no nécessaire de Maju Trindade?

No topo dos produtos preferidos de beleza da influencer estão os perfumes. "Desde novinha tenho isso. Levava até para a escola. Geralmente compro os de bolsa, pequenos. Além de serem mais baratos, são ótimos para carregar", opina. Outro produto que sempre está presente é o corretivo. "Antes eu nem usava base, só ele. Agora me desenvolvi mais na maquiagem e já uso", conta.

Entre os blushes, ela prefere os líquidos. Já para os lábios, gosta dos gloss e lip balms. Por fim, carrega sempre um creme de mãos, porque tem a região ressecada. Quando questionada sobre máscara para os cílios, Maju confessa que tem preguiça de passar e tirar, por isso só usa em ocasiões mais especiais.

Assista ao programa a íntegra: