Topo

Teste de gravidez caseiro viraliza no TikTok. Técnica funciona?

Teste de gravidez caseiro viraliza nas redes sociais  -  Posso engravidar fora do período fértil? (Foto: Getty Images)
Teste de gravidez caseiro viraliza nas redes sociais Imagem: Posso engravidar fora do período fértil? (Foto: Getty Images)

De Universa, em São Paulo

06/10/2022 12h56

Mais um vídeo curioso chamou a atenção dos usuários do TikTok e chegou a marca de um milhão de visualizações. Com uma mensagem misteriosa, dizendo que só as mulheres entenderiam o que ela estava fazendo, as imagens mostram uma pessoa colocando um cotonete em um copo com líquido transparente após passar um spray. Nos comentários @juhsoaresd explica: seria um teste de gravidez caseiro. Se for positivo, o cotonete ferve em contato com o líquido transparente.

Muitas mulheres nos comentários falaram que não conheciam a tática. E nem precisariam. De acordo com a ginecologista e especialista em reprodução humana, Karen Rocha De Pauw, nenhum teste caseiro funciona. "Já foram feitos experimentos com a urina masculina e os resultados são os mesmos que vemos com a feminina", diz a especialista.

Para ela, ainda há mais um agravante: é perigoso para a saúde. Algumas receitas dizem que você precisa, por exemplo, ferver o xixi. E isso pode liberar gases tóxicos no ambiente. "Isso não é recomendado. Dependendo da qualidade da água da sua região, que pode ter mais flúor ou cloro, por exemplo, a urina vai eliminar gases tóxicos", explica. Por isso, é importante evitar.

Além disso, produtos de marcas diferentes têm diferentes formulações. O spray usado por uma mulher não será exatamente igual ao usado por uma outra, por exemplo. Nesse caso, não há maneira dos resultados serem confiáveis.

Testes de farmácia

Ela explica que esses tipos de procedimentos olham apenas a acidez da urina, e não o HCG (Gonadotrofina coriônica humana), hormônio que indica se a mulher está ou não gestante. "Até exames de urina para gravidez podem ter falsos positivos, pois eles buscam substâncias semelhantes ao HCG. A biotina, produto usado no cabelo, pode interferir no resultado", conta.

"Hoje em dia os testes de gravidez de farmácia estão bem mais baratos, fáceis de achar e podem ser feitos com qualquer xixi, não apenas com o primeiro do dia", diz Karen. Por isso, vale mais apostar em produtos pensados para a identificação da gravidez com princípios científicos. Segundo a especialista, nem eles e nem os feitos em laboratório com o uso de urina são 100% eficazes. O de sangue é o mais recomendado nesse caso.

Além da saúde física, testes sem comprovações podem fazer mal para a saúde mental da mulher. "Eles não funcionam e só aumentam a ansiedade, porque criam falsas expectativas", diz a médica. Principalmente se a paciente estiver batalhando muito para ser mãe. "Não caiam na armadilha do teste caseiro", conclui.