Topo

Grávida aos 55 anos, Claudia Raia é exemplo de que idade não é impeditivo

Claudia Raia está grávida do terceiro filho - Reprodução/Instagram/Iude Richele
Claudia Raia está grávida do terceiro filho Imagem: Reprodução/Instagram/Iude Richele

Hysa Conrado

De Universa, em São Paulo

19/09/2022 20h55

A atriz Cláudia Raia anunciou hoje que está grávida de seu terceiro filho, aos 55 anos, fase da vida em que grande parte das mulheres estão no climatério, ou seja, período em que acontece a transição entre a fase reprodutiva e a menopausa, quando ocorre a última menstruação e a ovulação é interrompida.

Apesar de não ter revelado se a gestação aconteceu de forma natural, Cláudia disse ter ficado surpresa. "Quando a médica me pediu o exame de gravidez, eu falei 'amor, você tá louca, eu tenho 55 anos'", disse ela no story de seu perfil no Instagram. Mas, ainda que seja mais difícil, engravidar nessa idade não é impossível, segundo a ginecologista Carolina Cunha, da BP - A Beneficência Portuguesa, de São Paulo.

Ela explica que depois dos 35 anos, em especial dos 40, a reserva ovariana da mulher "diminui bastante", o que significa que existe uma quantidade menor de óvulos para ser fecundada, então, consequentemente, a possibilidade de uma gravidez espontânea é menos provável de acontecer. "A menstruação só acontece se a mulher ovulou em algum momento, então até que ela realmente pare de menstruar, a gravidez é possível", afirma.

Além da dificuldade de engravidar ser comum durante o climatério, manter a gestação também pode ser mais difícil, segundo a ginecologista, que destaca uma taxa maior de abortamento nesses casos. "Do ponto de vista da saúde da mãe, também tem um aumento da taxa de pressão alta e de diabetes gestacional em mulheres acima dos 40 anos", afirma Carolina.

De acordo com a médica, as mulheres que desejam engravidar nessa fase da vida e não conseguem nas primeiras tentativas, é importante procurar uma ajuda especializada e não esperar que a gravidez ocorra naturalmente.

"Hoje temos alguns testes que podem prever a quantidade de óvulos que a mulher ainda tem na reserva dela. Uma gravidez natural nessa idade é muito rara, então se é realmente um desejo, procurar um especialista em ginecologia ou em reprodução humana para que ela seja aconselhada é o mais indicado", afirma.

Ainda que haja dificuldades, a especialista destaca que histórias como a de Cláudia Raia são importantes para incentivar outras mulheres que têm projetos de gravidez para esta fase da vida. "Cada vez mais, com a evolução das técnicas e dos recursos que temos, há a esperança de que as mulheres possam ter um desfecho positivo de uma gravidez [no climatério]", finaliza.