Ícone de Hollywood, Gina Lollobrigida disputa o Senado italiano aos 95 anos
Mariana Gonzalez
De Universa, em São Paulo
23/08/2022 15h06
A atriz Gina Lollobrigida, ícone do cinema italiano e nome conhecido da era de ouro de Hollywood, vai concorrer a uma cadeira o Senado italiano aos 95 anos.
As eleições estão marcadas para 25 de setembro e Lollobrigida concorre pelo partido Itália Soberana e Popular, uma coligação de esquerda que reúne, também, o Partido Comunista e a Pátria Socialista.
Ao jornal "Corriere della Sera", ela disse estar "farta de ouvir os políticos falarem sem chegar a soluções" e que "enquanto tiver energia, vou usá-la para coisas importantes, principalmente para o meu país". A atriz afirmou, ainda, se inspirar na trajetória de Mahatma Ghandi.
Na década de 1990, a atriz tentou ingressar na política, quando concorreu ao Parlamento Europeu, mas não foi eleita.
Ela disse que recorda aquela derrota como "uma experiência" e, nesse sentido, pondera que "na vida você pode perder e pode ganhar".
A atriz disputa o cargo com Silvio Berlusconi, ex-premiê da Itália, que também já está em idade avançada. Aos 86 anos, as pesquisas para as eleições antecipadas de 25 de setembro dão como favoritas a coalizão conservadora formada pelo Força Itália, liderada por Berlusconi, que foi expulso do Senado em 2013 devido à condenação por fraude.
Dezenas de filmes e estrela na Calçada da Fama
Gina Lollobrigida atuou em quase 70 filmes entre 1946 e 1997 —os mais conhecidos deles "O Corcunda de Notre Dame" (1956) e Hotel Paradiso (1966). Em 1961, ela recebeu o Globo de Ouro pelo filme "Quando Setembro Vier".
Há quatro anos, em 2018, ganhou uma estrela na Calçada da Fama, de Hollywood.