Topo

Camisa de couro substitui a clássica jaqueta e vira peça-desejo em 2022

Sabrina Sato aposta no look com camisa de couro - Reprodução/ Instagram
Sabrina Sato aposta no look com camisa de couro Imagem: Reprodução/ Instagram

Baárbara Martinez

Colaboração para Universa, de São Paulo

12/07/2022 04h00

Com a chegada do inverno alguns materiais voltam a ganhar destaque na moda. Entre as opções, o couro acaba aparecendo em jaquetas, calças e até saias. Em versão "fake", ele dá vida nova às camisas, criando um visual despojado para o item da alfaiataria clássica. A peça traz um "peso" para o look que combina com a proposta do frio, explica a stylist Priscilla Quaresma. "Ele é menos fluído do que os das estações mais amenas", comenta.

Seja em diversas cores e comprimentos (alguns mais longos, outros curtos), a camisa de couro ganhou o coração de fashionistas, como Ludmilla, Duda Beat, Sabrina Sato e Brunna Gonçalves. "O couro, principalmente em cores neutras e modelagens mais clássicas, como as de alfaiataria, funciona como uma peça-chave, adicionando textura para uma produção simples e fácil", destaca a profissional.

Como usar?

Uma das propostas da peça é justamente substituir a tradicional jaqueta de couro, como fez Ludmilla". "Com a camisa toda aberta, adicionaria algum top e faria um look bem descolado, aproveitando que no Brasil as temperaturas não são tão baixas como no hemisfério norte", opina Priscilla.

Para criar um outro tipo de visual, a stylist recomenda outros tecidos e peças que combinam com a camisa-desejo. "Adoro misturar com jeans, calças de alfaiataria, tênis e botas sem salto. Em uma proposta mais elaborada, saias com pouco volume e fenda, ou até saias mullet estão em alta", diz ela, que também indica usar a peça por cima de um slip dress.

É muito fã do tecido fake? Assim como fez Brunna, Priscilla indica um "full look" de couro: "Para balancear o visual mais pesado usaria com camisetas ou t-shirts básicas."

Nos dias frios

Já que o couro fake não é um tecido que esquenta, o ideal é montar um visual com camadas para os dias em que as temperaturas estão mais baixas.

"O tecido ajuda na função de corta-vento, como uma capa mesmo. Neste caso, suéteres de tricô e cashmere funcionam bem. Gosto de uma proposta casual, misturando moletom por baixo da camisa, por exemplo", finaliza a expert.