Topo

Bota tratorada, casaco Teddy e mais peças para investir no inverno 2022

Sasha usa jaqueta puffer, uma das tendências do inverno 2022 - Reprodução/Instagram
Sasha usa jaqueta puffer, uma das tendências do inverno 2022 Imagem: Reprodução/Instagram

Rafaela Polo

De Universa, São Paulo

23/06/2022 04h00

Com os preços cada vez mais altos, é necessário ser assertiva na hora de comprar uma peça de roupa - ainda mais no inverno. Casacos e botas costumam ter um valor alto, por isso escolher itens que são tendência e que têm potencial para serem aproveitados em outras estações é um acerto para o bolso.

Universa conversou com especialistas no mundo da moda para ver o que o inverno de 2022 nos reserva - e o que vale a pena comprar para andar sempre na moda.

Jaquetas Puffer

O modelo mistura um toque esportivo com o fashionismo da produção. Quente e volumoso, ele não é novidade, mas aparece agora com novas cores e texturas. "As fashionistas estão brincando com essa peça com materiais mais brilhantes e com cores, como verde, roxo e lilás", diz a stylist Roze Motta, que indica a peça para quem quer sair do óbvio.

Para a consultora de moda Karine Rodriguez, além de fashion, a peça também é funcional. "Ela funciona como corta vento. E, apesar de estar em alta, é um casaco atemporal", conta a especialista.

Gola alta

É, lembra dela? Pois bem, ela voltou com tudo no inverno. "Ela funciona bem sozinha ou com sobreposição. Dá para colocar uma jaqueta ou um trench coat por cima. Vale muito o investimento", diz Roze. Por ser uma peça bem certeira, vale investir em uma blusa de gola alta que combine com seu estilo. "Dá para brincar com acessórios, colocando-os por cima da gola, como um maxicolar, que fica em evidência", completa a especialista.

Casaco Teddy

Já pensou em se vestir como um ursinho de pelúcia? Quente e moderno, essa é uma das opções de casacos que prometem dominar as vitrines nesse inverno.

"Ele é tipo um urso de pelúcia de pelinhos. Pode ser considerado coringa e dá um arremate bem funcional à produção, porque além de esquentar, é divertido", diz Karine. O nome, inclusive, é inspirado em como se fala urso de pelúcia em inglês: teddy bear.

Veja opções para comprar

Botas e sapatos tratorados

Existem dois modelos de botas que estão muito em alta nesse inverno de acordo com as especialistas: as coloridas, em tons vibrantes, como rosa e verde, e as westerns, que tem aquela pegada country. "Estamos vendo botas de cano longo com cores. Alguns coturnos, com solado tratorado colorido, como foi criado pela Bottega. Nesse inverno, o que não vai faltar é o efeito dopamina, com cores fortes", diz Roze. Para ela, as pessoas precisam dessa alegria depois de tanto tempo fechadas.

Já a indicação da Karine é investir em botas com uma pegada de velho oeste. "A tendência western está na moda e em alta na temporada. Mas vale o seu investimento por se tratar de uma peça clássica. Ela tem seus altos e baixos, mas nunca fica over", explica a consultora de moda. Ela indica ainda combinar com um poncho, mais uma peça no mesmo estilo, que tem um toque étinico, que está em evidência na temporada.

Meias-calça

Um look da Maísa para a participação em um programa de TV causou polêmica recentemente. A atriz usava uma saia curtíssima da Miu Miu, uma tendência atual das marcas. Para quem quiser entrar na onda, fica uma dica: o uso de meias-calça. "Estamos vendo muito grandes marcas lançarem vestidos curtos e peças minis, que também são atemporais. Junto com uma meia-calça funciona bastante, seja estampada ou lisa", diz Roze.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.