Topo

Sandália com meia é tendência nesse inverno. Saiba como usar

A atriz Bruna Marquezine - AgNews
A atriz Bruna Marquezine Imagem: AgNews

Carla JS

Colaboração para Universa, de São Paulo

09/07/2022 04h00



Que a moda anda cada vez mais democrática todo mundo já deve ter percebido. Em vez de eliminar uma tendência em detrimento de outra, atualmente a ordem é agregar. Dessa forma, é possível soltar a imaginação e se divertir na hora de montar um look.

Sandália com meia de lurex de Julia (Sonia Braga) em "Dancin' Days" (1978-1979) - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Sandália com meia de lurex de Julia (Sonia Braga) em "Dancin' Days" (1978-1979)
Imagem: Divulgação/TV Globo

Uma amostra desse momento "pode tudo", ou "quase tudo", é a liberação do uso de sandálias com meia. O que antes era considerado uma heresia, hoje é permitido, mas há que se ter cuidado para não errar. Essa união inusitada não chega a ser uma grande novidade. Nos idos de 1978, tamancos de salto alto com meias soquete de lurex listradas viraram febre depois de aparecer nos pés de Julia, personagem de Sonia Braga, na novela "Dancin' Days".

Nas passarelas, esse truque de styling também dá as caras há um tempinho. As coleções de 2020, 2021 e 2022 de marcas como Miu Miu, Gucci, Dolce & Gabbana e Marc Jacobs estão entre as que aderiram ao estilo. Influencers e celebridades logo compraram a ideia que faz com que o calçado comumente usado nos dias mais quentes possa também sair do guarda-roupa no inverno. Uma opção para além das botas e sapatos fechados e que, de quebra, dá aquele toque de modernidade ao visual.

"Uma dica para quem ainda tem medo de arriscar é começar usando sandália e meia da mesma cor. Por exemplo, preto com preto. Pode ser meia calça opaca com sandália, alongando a silhueta, ou apostar em uma meia acima da canela, o que dá uma impressão de ankle boot", ensina o stylist Henrique Tank.

A modelo Ana Claudia Michels - Reprodução Instagram @acmichles - Reprodução Instagram @acmichles
A modelo Ana Claudia Michels
Imagem: Reprodução Instagram @acmichles

Com o tempo, vale brincar com a tendência para tornar os looks mais interessantes. "Sandálias com meias 7/8, ou acima da canela, coloridas, contrastantes ou com texturas diferentes trazem informação de moda. Acho que funciona muito bem peças com as mesmas cores, só que com texturas distintas, por exemplo, sapato com brilho e meia opaca, ou um esquema color block, com cores fortes. Mas aí é necessário ter uma boa noção de como harmonizar esses tons, ou ainda apostar em um look monocromático, incluindo a meia, junto com uma sandália de cor diferente", explica o stylist.

Paris Fashion Week, 2021 - Jeremy Moeller/Getty Images - Jeremy Moeller/Getty Images
Paris Fashion Week, 2021
Imagem: Jeremy Moeller/Getty Images
Kendall Jenner usa meia com sandália no Festival de Cannes - Anadolu Agency/Getty Images - Anadolu Agency/Getty Images
Kendall Jenner usa meia com sandália no Festival de Cannes
Imagem: Anadolu Agency/Getty Images

Ele aproveita para dar alguns toques para evitar acidentes de percurso com essa dobradinha fashion. "Sandálias mais pesadas, com plataforma ou salto grosso, ficam melhores com meias opacas, e as de fios mais finos e transparentes pedem modelos delicados, de tiras e salto alto. Acho que essa proporção é bem importante", finaliza.