Topo

Óleos essenciais trazem poder das ervas para magias e rituais. Aprenda

Aprenda quatro magias com óleos essenciais - Elena Mozhvilo/Unsplash
Aprenda quatro magias com óleos essenciais Imagem: Elena Mozhvilo/Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

12/07/2022 04h00

Ervas são ingredientes típicos de rituais e magias desde a antiguidade, sendo responsáveis por trazerem a força da natureza e propriedades que podem potencializar pedidos de amor, dinheiro e até proteção. Hoje, no armário das bruxas modernas, há um ingrediente que pode atuar assim como as ervas in natura. Estamos falando dos óleos essenciais, que carregam uma concentração muito alta de planta até chegar em seu estado de diluição.

"Quando falamos de magia, falamos de transformar e movimentar energia através de nossa intenção e de ingredientes mágicos. Esses ingredientes podem ser ervas, cristais, artefatos e os próprios óleos essenciais. Eles podem ser usados para purificação, equilíbrio, atração e bênção desde a hora em que se abre o círculo mágico até o momento de concretizar o ritual. Portanto, faz parte do começo, do meio e do fim de uma magia", diz Erica Marson, aromaterapeuta e professora da Universidade Holística Casa de Bruxa.

Segundo Erica, o óleo essencial não substitui a erva e é importante notar que seu uso mágico deve ser feito de maneira responsável, visto que a concentração de planta é muito maior em um vidrinho de óleo do que em um maço de ervas. No entanto, é possível fazer rituais unindo as duas coisas, potencializando a força da natureza de acordo com a intenção mágica.

"Os óleos são coautores deste processo mágico e podem ser utilizados em diferentes preparos", diz a professora. Ela destaca as sinergias feitas em uma base de óleo vegetal, os banhos, os escalda-pés e até mesmo as unções mágicas, que são tradicionais em diversas outras práticas religiosas no momento de bênçãos e ritos de passagem. De acordo com o objetivo, é possível, ainda, fazer a interação dos óleos essenciais com os cristais, com os quatro elementos na magia, com arcanjos e até mesmo com divindades.

Aromaterapia x magia

Os benefícios da aromaterapia, prática terapêutica integrativa que faz uso dos óleos essenciais, podem ser aliados na hora de fazer magia, visto que ajudam a criar estados de ânimo de acordo com a necessidade de cada um. Segundo Erica, são duas técnicas que caminham muito bem juntas.

"Diariamente faço o uso das duas técnicas de maneira alinhada. Dentro do atendimento terapêutico, a pessoa pode dizer que está se sentindo sem energia, precisando de estímulos e de alegria. Com isso, é possível manipular uma sinergia aromática com óleos que vão trabalhar esses objetivos de forma terapêutica e também mágica, através de um preparado que pode ser utilizado de diversas formas", diz a aromaterapeuta.

Para ela, equilibrar as energias da pessoa que está em busca de harmonia através de um olhar holístico é, além de terapêutico, mágico. Por isso, os dois campos acabam se encontrando a partir do momento em que há um objetivo a ser alcançado através da manipulação dos óleos essenciais.

Principais óleos essenciais na magia

  • Alecrim: promove alegria, disposição e foco para criar.
  • Artemísia: é a erva da bruxa, age ampliando a intuição e o resgate das energias femininas.
  • Cedro: traz firmeza durante desequilíbrios emocionais.
  • Cipreste: traz autoconfiança e firmeza para afirmar seus propósitos.
  • Lavanda: traz alegria e relaxamento, além de conexão espiritual.
  • Olíbano: permite a introspecção para alcançar o autoconhecimento.
  • Vetiver: ajuda a reconhecer as lições nas situações vividas.

Magia de conquista para a Lua nova

Óleo essencial de cipreste
Carta O Carro, do Tarô
Vela laranja

"A carta O Carro, do Tarô, fala sobre avanços merecidos, mobilidade e novos direcionamentos felizes. Por isso, podemos usar sua energia para atrair esses princípios para a nossa vida", diz Erica. A terapeuta indica montar um altar com a carta, que pode ser impressa da internet, e untar uma vela laranja com óleo essencial de cipreste. Depois de acender a vela, o indicado é meditar em frente ao altar, observando bem a carta e visualizando os novos começos para determinadas situações.

Magia de prosperidade para a Lua crescente

1 vela laranja
Óleo essencial de laranja doce
Grãos como arroz, trigo, lentilha e milho
Papel e lápis

A energia da Lua crescente potencializa todos os feitiços que sejam de expansão e conquista, como por exemplo de prosperidade. Para essa magia, Erica indica untar a vela laranja com o óleo essencial de laranja doce e acoplar em um pires ou prato. Ao redor da vela, deve-se fazer uma mandala de grãos, que pode ser potencializada com folhas de louro ou flores de camomila, ingredientes que também chamam o dinheiro e a abundância. No papel, deve-se escrever o pedido de prosperidade e dobrá-lo, colocando embaixo do prato com a vela. Depois é só acender a vela e esperar queimar até o final. "Feita a magia, os grãos podem ser descartados na terra de um vaso ou em uma árvore", indica a bruxa.

Magia de amor-próprio e sedução para Lua cheia

1 gota de óleo essencial de artemísia
1 gota de óleo essencial de ylang ylang
1 gota de óleo essencial de gerânio

"Essa é uma combinação maravilhosa para trazer a energia da Lua cheia para nós e a capacidade de reconhecer nosso poder pessoal", diz Erica. A terapeuta conta que esses três óleos ajudam a formar uma sinergia poderosa para atrair a sedução e o amor, inclusive o amor-próprio. Ela pode ser utilizada em um banho, diluída em um litro de água, ou em um óleo vegetal pós-banho. "Fazer massagem em nosso corpo após o banho, nos acariciando e nos dando carinho também é uma forma de nos conectarmos ritualisticamente com a Deusa Afrodite."

Magia de limpeza para a Lua minguante

1 vela roxa
1 colher de sopa de sal grosso
3 gotas de óleo essencial de lavanda
3 gotas de óleo essencial de alecrim
1 bacia com água quente

Segundo Erica, essa receita é incrível para fazer uma bela limpeza na Lua minguante. A magia consiste em fazer um escalda-pés, colocando todos os ingredientes na bacia com água quente e mergulhando os pés. A vela roxa deverá ser acesa ao lado de onde você estiver. Assim que acendê-la e colocar os pés na água, visualize a luz roxa entrando em seu corpo e limpando todos os seus centros energéticos, já que essa cor é aliada à transmutação.