Topo

Flores carregam energia potente. Aprenda rituais com elas para o que deseja

izusek/Getty Images/iStockphoto
Imagem: izusek/Getty Images/iStockphoto

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

01/07/2022 04h00

O "poder" das flores vai muito além da decoração e da beleza que proporcionam aos ambientes. Elas também podem ser usadas em poderosos rituais, graças à energia que cada uma carrega. Dessa forma, atraem amor, paixão, bem-estar, sorte, entre tantos outros benefícios.

"As flores falam, exalam e despertam muita energia de cura, poder e magnetismo. Elas também podem participar de rituais mágicos ou serem usadas em banhos, escalda-pés, chás, infusões, vaporização", cita a espiritualista Kélida Marques.

O poder de cada flor

Embora poderosas de modo geral, para usar as delicadas flores com assertividade, o ideal é saber qual é o poder específico, ou seja, no que pode beneficiar as pessoas, em qual campo agem e contribuem e assim por diante. Com esse propósito, Kélida conta um pouco mais sobre algumas espécies:

Lavanda: é ótima para não quem não quer ficar triste. Além do aroma relaxante, ajuda no combate à tristeza. A dica é colocá-la no quarto para aliviar a tensão e o desânimo ou usá-la em banhos, escalda-pés, infusões e óleos essenciais. Nos rituais, é utilizada para acalmar, tranquilizar e gerar alegria.

Gerânio: as propriedades antimicrobianas ajudam a combater acnes, estrias e eczema e, por isso, a flor é adotada em produtos de cuidados especiais. Já o óleo de gerânio promete eficácia para aliviar dores musculares e amenizar problemas circulatórios. É muito usado em ritos para despertar beleza e força interior. Em casa, é bem-vindo como decoração de terraços, principalmente.

Jasmim: tal flor promete adeus às controvérsias. Também conhecido como "planta do casal", o jasmim ajuda nos relacionamentos amorosos e ativa a energia da sensualidade e paixão, especialmente quando colocado para decorar o quarto. É bastante usado nos rituais de amor para conquista e melhora da relação e transformado em óleo essencial.

Orquídea: excelente para transmitir bem-estar, é elegante e, por isso, sua presença já é suficiente para transmitir calma e serenidade. É tida como ótima opção para quartos, mas se dá bem até mesmo com umidade do banheiro. A orquídea é ideal para ser dada de presente, inclusive em hospitais, pois promove harmonia para a pessoa ou lugar.

Azaleia: é a flor certa para quem precisa se concentrar. Nas magias, a espécie é usada para purificar, por isso, pode ser colocada em portas de entrada de lares ou comércios e ambientes como salas e cozinha. Além do mais, é ótima para relaxar com banhos e escalda-pés.

Violeta: a recomendação é usá-la quando precisa resolver questões que parecem indecifráveis.

Lírio: ideal para atrair paz para a vida, é muito bem-vindo em banhos ou rituais. Porém, apenas a simples presença de um vaso dessa flor no ambiente já é suficiente para retirar toda a energia negativa que existe ali.

Atenção especial para as rosas

Ao se falar de flores e, sobretudo, dos poderes associados a elas, entre as espécies que mais se destaca estão as rosas. Kélida conta que essa popularidade vem desde a antiguidade e sempre esteve associada ao amor. Além disso, está ligada a varias culturas, simbolizando artes, paixão, coragem e até erotismo.

"A rosa significa sexualidade feminina. Nos primeiros cultos da divindade feminina, suas pétalas representavam as cinco etapas da vida da mulher: nascimento, menstruação, parto, menopausa e morte. Elas também estão ligadas às lendas, na maioria das vezes relacionadas ao amor. Mas as rosas também têm conexão com a morte, pois em várias culturas são usadas nas tradições para se despedir de falecidos", argumenta a espiritualista.

Além desses significados gerais para a espécie, suas cores influenciam na simbologia

  • Vermelhas: são usadas em magias, rituais e banhos para atrair paixão e amor. Ideais também quando o desejo é seduzir.
  • Amarelas: ligadas à riqueza, atraem prosperidade e abrem caminhos.
  • Laranjas: ótimas para atrair criatividade e renovar as energias do ambiente. Podem ser adotadas em comércios para atrair clientes.
  • Azuis: têm a ver com amor profundo e espiritual, sentimento de transcendência e harmonia.
  • Violetas: indicadas para atrair serenidade, autodomínio, dignidade, nobreza de caráter e conexão espiritual.

Rituais com rosas

Com tantos poderes e simbolismos especiais, tais flores são muito usadas em rituais. "A rosa tem um tipo de energia muito especial devido à sua forma e textura e sempre foram usadas em magias, rituais e poções do amor. Nesse sentido, é melhor dar preferência a uma rosa cultivada em vez de uma comprada, porque já carregará a energia da pessoa", pontua Kélida. A seguir, a especialista ensina rituais com esta flor.

Concretizar objetivos: coloque três rosas em uma toalha de mesa ou pano branco. Apoie a mão esquerda nas rosas para esmagá-las um pouco, mas sem danificá-las, enquanto diz a seguinte frase: "Onde está o oculto, me é revelado; onde está o impossível, torna-se possível para mim". Durante todo o processo, deve-se mentalizar o objetivo a ser atingido.

Despertar uma paixão: este ritual é feito com uma única rosa vermelha. A flor deve ser mantida em vaso com água e, na frente dela, colocada uma vela vermelha acesa. Diga as seguintes palavras em voz alta: "Essa pessoa (diga o nome da pessoa que você quer atrair) sente um desejo profundo de se aproximar de mim e faz isso agora". Olhe para a vela por três segundos. Quando a vela estiver completamente consumida, retire a rosa do vaso e guarde as pétalas em um envelope, na gaveta de roupas íntimas.

Pureza no relacionamento: quando as relações humanas ficarem turvas e não houver mais pureza nelas, deve-se fazer este ritual. Coloque três velas brancas em copo de água. Em seguida, posicione as duas mãos no copo e diga: "O que é puro se abre diante de mim como o sol se abre diante de todos; nada pode parar o que é cristalino, o que é original". Em seguida, feche a mão e coloque-a na altura do coração. Permaneça em silêncio por três minutos pensando em como quer que o relacionamento adquira pureza. Jogue a água e as pétalas de rosa no chão.