Topo

Saturno, o maléfico, está retrógrado. Restrições e controle devem voltar

Saturno está retrógrado: época de revisão de responsabilidades - Nasa
Saturno está retrógrado: época de revisão de responsabilidades Imagem: Nasa

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

08/06/2022 04h00

Saturno é um planeta temido por muitos quando o assunto é astrologia. Não que isso deva ser uma verdade absoluta, mas o que ele representa e os setores que ele rege estão intrinsecamente ligados com as bases estruturais da sociedade e uma certa rigidez que demanda compromisso e responsabilidades.

Relacionado a Cronos, o Deus do Tempo na mitologia greco-romana, Saturno é um planeta dito social, por exercer maior influência em um contexto social do que individual. Quando ele gera influência em trânsitos pessoais, reflete a individualidade no mundo externo e vice-versa.

Do dia 04 de maio até o dia 23 de outubro, o astro estará retrógrado em Aquário, sinalizando um período de atenção especial a todos os setores que recebem sua influência. "Aquário é um signo de elemento ar ligado à sociabilidade, à vida em comunidade e aos acordos sociais. Tem a ver com pactos sociais e responsabilidades do tipo 'sua liberdade vai até a liberdade do outro'", diz a astróloga Barbara Abramo.

Impacto social e restrições

Segundo Barbara, com Saturno retrógrado neste signo, teremos um impacto social através da revisão de regras e de responsabilidades individuais em um contexto social. Com isso, o trânsito astral pode trazer novamente à tona controles e impedimentos para o atual cenário. A astróloga acrescenta que as regras e medidas de restrições impostas pela Covid-19 podem se tornar necessárias novamente.

"Para completar, Saturno estará em posição importante em relação ao mapa do Brasil, no ascendente de nosso país ─ Aquário. Com isso, representa um período de revisão e maior demanda e obrigações da sociedade. O contato social, representado pelo signo da retrogradação, provavelmente sofrerá mais restrições ainda em território nacional."

Reestruturações individuais

No entanto, nem tudo são desafios. Como em toda retrogradação temos a chance de revisar e repensar os assuntos do planeta em questão, com Saturno retrógrado temos uma chance de repensar nossas estruturas, prioridades, responsabilidades e nossos limites. Afinal, o astro é como o grande auditor do zodíaco. Por isso, nos cobra sobre nosso lugar e papel no mundo.

"Essas reconsiderações devem ser práticas, não há por que se preocupar. Uma responsabilidade assumida anteriormente na carreira, em casa ou em uma relação pode trazer dúvidas ou, então, algo começa a dar errado. É uma forma de os astros nos fazerem olhar e reavaliar os cenários que não necessariamente estão de acordo com nossa essência ou com aquilo que precisamos e buscamos no momento", diz Abramo.

As dúvidas e preocupações surgem com Saturno retrógrado, de fato. Mas não para nos fazer afundar em desespero. Pelo contrário, é para a ressignificação se faça presente nos pontos que o planeta professor vem cobrar. Por ser o astro que rege o próprio tempo, ele pede uma pausa para observar que o tempo passou e algumas coisas mudaram.

Cenário político

Quando o assunto é política, Saturno não mede esforços para exigir novas posturas. Considerado o planeta do patriarcado, ele cobra o seguimento de leis e regras para que tudo tenha o andamento necessário. "Com ele retrógrado, podemos esperar uma mudança na maneira de estruturar os governos e os sistemas de controle. O golpe militar de 1964 veio como resultado de um trânsito de Saturno em Aquário", comenta a astróloga.

Por ser o grande juiz, o que não foi feito de maneira correta será questionado e a cobrança é inevitável. Abramo destaca que o fim do trânsito retrógrado do astro coincide com o mês das eleições no Brasil. Portanto, durante esse período, podemos esperar grandes mudanças no diálogo e nas negociações políticas.

Signos mais e menos afetados

Todos os signos serão afetados, mas depende de onde Aquário está no mapa astral. Quem tem Lua, Sol ou ascendente neste signo sem dúvidas sentirá mais forte a retrogradação. Isso num sentido de autoconsciência, restrições, encerramento de etapas, responsabilidade e encargos. Afinal, Saturno sempre mostra onde está a necessidade de amadurecimento e estruturação dependendo de onde ele está posicionado no mapa.

"Você não precisa saber onde Saturno está no seu mapa. A vida vai mostrar nos próximos meses onde é preciso atualizar e renovar algo, já que o que você planejou e construiu vai ser desafiado pela vida, pelos outros e pelos acontecimentos fora da sua esfera individual. Ou seja, as condições sociais, econômicas e históricas de nosso tempo", defende a astróloga.

Portanto, a dica de Barbara é prestar atenção nas áreas da vida que estão exigindo renovação ou que algo não está mais dando certo. Isso pode começar a qualquer momento a partir de agora e, até o dia 23 de outubro, quando acaba a retrogradação, será possível renovar e atualizar compromissos e estruturas sobre o setor em destaque.