Topo

Adeus retrogradação! Mercúrio direto manda embora entraves de comunicação

Comemore: acabou a retrogradação de Mercúrio! - Jill Wellington
Comemore: acabou a retrogradação de Mercúrio! Imagem: Jill Wellington

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

03/06/2022 04h00

Nunca esperamos tanto uma sexta-feira. Afinal, hoje, dia 03 de junho, Mercúrio retoma seu movimento direto, dando adeus à retrogradação intensa que ocorreu durante maio. A partir de agora, a comunicação deve voltar a fluir com menos entraves e assuntos práticos, bem como financeiros, ganham destaque e resoluções.

É possível que os efeitos da retrogradação tenham sido mais intensos do dia 31 de maio ao dia 02 de junho, bem no finalzinho do trânsito. Isso acontece devido ao fato de a Lua nova ter ocorrido em Gêmeos, onde Mercúrio retrogradou e onde está, também, o Sol. Portanto, a lunação incentivou os aspectos do astro, que rege o campo geminiano por natureza.

Com isso, podemos comemorar, mas é preciso continuar com alguns cuidados básicos enquanto o cenário não ganha um impulso maior de mudança, o que deve acontecer a partir do dia 07 de junho, quando tem início o quarto crescente de Lua.

Outro ponto de atenção é que Mercúrio, por estar em sintonia com Plutão, sinaliza mergulhos emocionais esclarecedores para superar problemas. Os signos que sentirão com mais força o alívio pelo fim da retrogradação são os de elemento ar ─ Gêmeos, Libra e Aquário. Isso vale para Sol e ascendente.

Abaixo, veja o que podemos esperar a partir de agora, com o astro da comunicação saindo das sombras.

Negociações para frente

Se algumas negociações ou contatos ficaram estacionados durante o período de Mercúrio retrógrado, chegou a hora de retomá-los! Seja por sua causa ou por mera coincidência da retrogradação, é possível que todos os processos que estavam em segundo plano voltem a caminhar. Burocracias jurídicas também irão se favorecer de agora em diante. Portanto, arregace as mangas e prepare-se para dar andamento em seus projetos.

Tirando projetos do papel

Por falar em projetos, é possível que durante a retrogradação de Mercúrio você tenha tido ideias maravilhosas sobre coisas que deseja por em prática. Ou, então, antigos planos tenham tocado novamente os seus desejos. Ainda que o ritmo continue mais lento que o de costume, é possível aproveitar o respiro mercuriano para criar uma linha de raciocínio mais lógica a fim de colocar seus projetos no mundo. Vá em frente!

Hora de ter aquela DR.

Depois de ler as dicas de Universa sobre Mercúrio retrógrado, você adiou uma conversa importante com sua pessoa amada? Ou, então, com um chefe ou familiar? Chegou a hora de pôr as cartas na mesa e não há mais desculpas. Alguns sentimentos podem ter sido cozinhados em fogo baixo durante a retrogradação. Agora, eles precisam ser colocados para fora. Se preferir, organize em um papel os pontos de atenção a serem comunicados e não tenha medo de propor uma conversa.

Coragem de ser

Mercúrio é o astro que traz dinamismo às nossas vidas e a capacidade de, através da comunicação e da agilidade, conquistarmos aquilo que desejamos. Por isso, ainda que sua energia seja menos agressiva do que a do planeta Marte, por exemplo, podemos ganhar inspiração mental para tomarmos atitudes que demonstrem nossa verdadeira natureza. Agora é a hora de ter coragem para se mostrar ao mundo como se é. Sem medo!

Arrependimentos em compras

Talvez você tenha feito algumas compras durante a retrogradação de Mercúrio, ou seja, do dia 10 de maio para cá, e possa notar certo arrependimento a partir de agora. Faz parte. Desde que não sejam compras que tenham prejudicado suas finanças, veja como passar para frente, vender ou doar.

Organize suas finanças

Aproveitando a dica anterior, agora que tudo começa a ganhar mais clareza e objetividade, é um ótimo momento para fazer planilhas e organizar as finanças. Nada de gastar como se não houvesse amanhã, combinado? A agilidade mental, típica de Mercúrio, permite traçar planos práticos e ainda assim confortáveis para fazer uma reserva de emergência. Escolha dias específicos para pedir comida por delivery, faça uma arrumação no armário a fim de resgatar peças em bom estado em vez de comprar novas e busque o lazer sem extravagâncias.