PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Tratamentos faciais de outono: ácidos, peelings e lasers para um up na pele

A época fria do ano é a ideal para cuidados mais intensos - Getty Images/iStockphoto
A época fria do ano é a ideal para cuidados mais intensos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Karina Hollo

Colaboração para Universa, de São Paulo

28/05/2022 04h00

Os dias esfriam, o ar fica mais seco? Mas é a menor exposição solar que faz do outono a estação mais indicada pelos dermatologistas para alguns tratamentos faciais como peelings e lasers. "Com a exposição solar menos intensa, é um excelente momento para as pessoas que buscam tratamentos, sejam de rejuvenescimento, tratamento para manchas ou até mesmo para melhora de qualidade da pele", diz a dermatologista Cintia Cunha, de Uberlândia (MG). Para a temporada 2022, estão entre as apostas os cuidados com a pele do pescoço, skincare labial e os procedimentos para amenizar as manchas.

No conforto do lar

Trate de dar uma atenção especial para a pele —já que uma das principais características da estação é a redução gradativa das temperaturas diárias, antecipando o período frio que vem na sequência. É comum, nessa época do ano, que a necessidade de hidratação seja mais frequente, além do uso de ácidos para tratamentos estéticos. "Agora é o momento de utilizar produtos à base de ácido retinóico ou ácido glicólico, que irão ajudar no tratamento para clarear a pele", conta o dermatologista Amilton Macedo, de São Paulo.


Pescoço na mira

A pandemia desencadeou o efeito Tech Neck, resultado da má postura que colou em todo mundo que fica horas olhando para dispositivos eletrônicos, em especial o celular. São formadas rugas em forma de colar que não têm nada de preciosas. "Para combatê-las, use cremes hidratantes e nutritivos à base de vitamina C, antioxidante, que regeneram e protegem a pele dos fatores externos", indica Amilton. "Já quando falamos de procedimentos clínicos, podemos citar os fios de bioestimuladores de colágeno que são colocados na região das linhas do pescoço", continua.

lábios, boca, batom, hidratante labial, hidratação - iStock - iStock
Skincare labial ajuda a combater ressecamento, descamação e rachaduras
Imagem: iStock

Lábios de mel

Outra aposta é o skincare labial, indispensável durante a estação. "Ele ajuda a combater ressecamento, descamação e rachaduras dessa pele mais fina, sensível e propensa às agressões de vento, poluição, raios solares", fala o dermatologista. Para isso, inclua na rotina lip balms com manteiga de cacau e karité, aloe vera e vitamina E, e FPS. "Em clínica, vale apostar no Nutrigloss, procedimento que começa com uma esfoliação suave, seguida de aplicação concentrada de ácido hialurônico para preencher linhas e sulcos e da aplicação de LED azul para intensificar o efeito hidratante", conta a micropigmentadora Mari Pedrosa, da Clínica Única, em São Paulo.

Adeus, manchas

Vale também apostar nos tratamentos para as manchas, intensificando o uso de ácidos e procedimentos em consultório. "É a hora de fazer peelings e laser de thulium, conhecido também como BB laser, para clareamento de manchas. Ele atinge a camada subcórnea da pele, promovendo uma renovação celular das manchas e atenuando rugas mais finas", fala Cinthia. "É também uma época muito procurada para tratar manchas como melasma, resistente ao clareamento e que retorna com muita facilidade. Nesse caso, são indicados o laser q-switched, laser picossegundos, BB laser e alguns peelings específicos, como o de ácido glicólico e de fenol", acrescenta.

Lasers como Erbium e CO2 são ótimas opções, principalmente se você pode ficar em casa e longe do sol. "Além disso, o clima mais seco desidrata mais ainda peles secas. Então estamos na hora de investir em hidratações profissionais com máscaras de LED que podem ser feitas após uma limpeza de pele para quem tem cravos que necessitam de extração", indica o dermatologista Igor Manhães, da clínica Horaios, em São Paulo.

"Como esses procedimentos provocam a renovação da pele, o que a deixa mais sensível, a baixa incidência de raios solares favorece a sua recuperação, permitindo resultados potencializados e evitando manchas e efeitos indesejados como hiperpigmentação e ressecamento", analisa Amilton. Vale ressaltar que a utilização de proteção solar com fator superior a 30 é indispensável em sua rotina, principalmente quando são realizados procedimentos estéticos invasivos. Nesse caso, protetor solar com cor também é indicado.

Beleza