Topo

Beauty snacking: nova tendência de beleza são pequenas doses de autocuidado

O autocuidado pode estar presente ao longo do dia - Getty Images
O autocuidado pode estar presente ao longo do dia Imagem: Getty Images

Karina Hollo

Colaboração para Universa, de São Paulo

27/05/2022 04h00

De acordo com a WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo, pequenos momentos de autocuidado ao longo do dia —o tal do o "beauty snacking"— é uma das principais tendências de beleza para 2024. "Nada mais é do que trazer momentos rápidos de cuidados de beleza para o dia a dia. Assim como fazemos uma pausa para um cafezinho durante a manhã ou um lanche no decorrer do expediente, agora vamos abrir espaço para momentos voltados ao selfcare, em benefício da pele", explica Natália Vargas, especialista em tendências WGSN.

Esse momento de autocuidado, que estará mais forte ainda nos próximos anos, é quase uma evolução da mania por autocuidado que vivemos durante os dois anos de pandemia e isolamento social. "Realmente notamos um crescente interesse nos assuntos de autocuidado. Novos costumes nasceram e novas rotinas foram criadas. E durante essa fase de covid, nos deparamos com uma maior exposição às telas e, com isso, uma maior percepção de como somos enxergados pelo outro", analisa Natália.

Fato é que a nossa vida está cada vez mais figital —a união entre o físico e o digital—, e a autoconsciência da nossa imagem tanto na hora do lazer, quanto no trabalho, torna os cuidados de pele cada vez mais presentes na nossa rotina. Quem aí, depois de fazer aulas e reuniões de trabalho online a perder de vista não enxergou uma questãozinha ali, outra aqui no rosto?

Inclua os momentos de selfcare na rotina de trabalho  - iStock - iStock
Inclua os momentos de selfcare na rotina de trabalho
Imagem: iStock

Escolha seu beauty snack

Hidratação nas mãos, reaplicação de protetor solar, balm labial ou até uma bruma para ajudar a pele em momentos em que ela está mais sensibilizada. "O importante aqui é fazer com que essa pausa de autocuidado seja prática e rápida, com produtos que possam entrar na nossa rotina e ficar guardados até na mesa de trabalho", acrescenta Natália. Como é preciso reaplicar o protetor solar a cada três horas vale, depois do almoço, fazer isso.

"Outra pedida é a replicação de hidratante nas mãos após o uso de álcool em gel ou após lavar as mãos. E também a utilização de água termal durante intervalos, para refrescar o rosto e hidratar a pele", sugere a dermatologista Mariana Rita Fernandes. É interessante também repetir a hidratação, seja tomando água ou com a aplicação e reaplicação de hidratantes. "As mãos, por exemplo, por exigirem higiene constante, precisam ser hidratadas várias vezes ao dia", ressalta a dermatologista Michele Monteiro. Para quem trabalha no ar condicionado, borrifar água termal algumas vezes ao dia, ajuda a manter a hidratação e deixa a pele mais calma. "Peles oleosas, podem se beneficiar de águas ricas em zinco", fala Michele.

Não pule as "refeições principais"

Do mesmo jeito que não dá para a gente viver de lambiscar, não é possível cuidar da pele aos pouquinhos. "O ideal é manter uma rotina diurna e noturna. Geralmente prescrevemos rotinas para a manhã e para a noite, pois os ativos são diferentes nestes dois momentos do dia", finaliza Michele. Ainda assim, para produtos que precisam ser reaplicados, essa moda é muito bem vinda para manter a saúde da pele.