Topo

Casamento de Lula e Janja: saiba como será o vestido da noiva

Janja acompanha o noivo, o ex-presidente Lula, em encontro com jovens da comunidade de Heliópolis (SP); namoro começou em 2017 - Bruno Santos/ Folhapress
Janja acompanha o noivo, o ex-presidente Lula, em encontro com jovens da comunidade de Heliópolis (SP); namoro começou em 2017 Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

De Universa, em São Paulo

13/05/2022 04h00

Os detalhes do casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, estão guardados a sete chaves. Nem a seleta lista de convidados sabe ainda o local e o horário da festa, que será realizada na quarta-feira, dia 18 de maio, em São Paulo.

Mas a noiva autorizou revelar informações sobre um dos itens mais importantes de qualquer enlace: o vestido. Universa conversou com exclusividade com a estilista Helô Rocha, que assina o modelo escolhido por Janja. A designer revelou detalhes da peça que a socióloga vai usar no casamento: um vestido longo, em organza (tecido feito de seda) na cor off white e coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.

"Minha mãe e minha família materna são dessa região. Desde a época da faculdade, trabalho com essas mulheres que fazem um bordado muito especial, o de linha, com uma máquina de pedal. É uma mistura de técnicas, ponto cheio, Richelieu [que tem efeito semelhante ao de uma renda] e sombreado, que são feitas nesse tipo de máquinas", explica.

Janja - Matheus Reche/UAI Foto/Folhapress - Matheus Reche/UAI Foto/Folhapress
A socióloga Rosângela da Silva, a Janja: vestido de noiva será todo bordado por sugestão da estilista
Imagem: Matheus Reche/UAI Foto/Folhapress

"Quando conversei com a Janja, não vi outro caminho a não ser trabalhar com essas bordadeiras. Acho que tinha que ser um vestido brasileiro, com uma mão de obra especial e regional. Elas deram um toque especial."

Os bordados e riscos personalizados, diz a estilista, criam uma história dentro do vestido, que ela não quis adiantar para a reportagem, nem mesmo a temática. "Isso a gente deixa como surpresa."

O vestido está na etapa final de produção, e a última prova deve ocorrer nos próximos dias. Elas começaram a conversar em dezembro, e Helô iniciou a produção do trabalho em janeiro deste ano. Foram quatro provas.

"Fizemos a primeira parte, de modelagem; depois, ajuste de modelagem. Aí, enviamos para Seridó, onde as bordadeiras ficaram um mês e meio trabalhando. Agora, estamos finalizando com outro tipo de bordado, com pontos de luz em cima do bordado de linha", diz a estilista. "Está sendo uma honra gigantesca. Estou amando participar deste momento."

Helô não informou o valor da peça produzida para Janja. Conhecida por assinar vestidos para noivas famosas, já desenhou modelos usados por Ísis Valverde e Preta Gil em seus casamentos, em 2018 e 2015, respectivamente. Em relação à segunda, afirmou, na época, que o modelo com 50 mil pérolas bordadas era "uma joia" e, também sem revelar valores, disse que um vestido de noiva feito por ela poderia custar entre R$ 20 mil e R$ 200 mil.

O vestido de noiva de Preta Gil foi criado por Helô Rocha, de quem a cantora é amiga desde 2005 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Detalhes do vestido de Preta Gil; mais de 50 mil pérolas foram empregadas no vestido - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Segundo a estilista, a intermediação entre ela e Janja se deu por meio do casal Bela Gil e João Paulo Demasi. Ela conta que não conhecia a noiva de Lula pessoalmente e que ainda não foi apresentada ao ex-presidente.

"A Janja já me seguia nas redes sociais e conhecia minha marca. Disse que é uma admiradora do meu trabalho. Ela comentou com a Bela, de quem sou amiga, que gostaria muito de fazer o vestido comigo, quando eles decidiram casar. A Bela e o JP fizeram, então, essa introdução e colocaram a gente em contato."

A atriz Ísis Valverde com seu pai; atriz casou em 2018 usando modelo de Helô Rocha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ísis Valverde com o pai, a caminho do altar, em 2018: modelo era de Helô Rocha
Imagem: Reprodução/Instagram

Quem é Helô Rocha, estilista que assina o vestido de Janja

A estilista gaúcha Heloísa Rocha, de 41 anos, nasceu em Porto Alegre mas foi criada no Rio Grande do Norte. Seu pai, Nelson Rocha, foi executivo da Riachuelo —ele morreu em um acidente durante uma aula de aviação no Campo de Marte quando ela tinha 2 anos. A família é do ramo têxtil nacional e fez com que Helô convivesse com a moda desde cedo.

Recém-formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, uma das mais conceituadas do país, criou a grife que batizou de Têca, apelido de sua avó paterna, em 2005. Dez anos depois da inauguração, em 2015, encerrou a marca e adotou seu próprio nome na grife, Helô Rocha.

A estilista Helô Rocha - Luciana Prezia - Luciana Prezia
A estilista Helô Rocha
Imagem: Luciana Prezia

"Eu me encontrei fazendo vestidos de noivas e vestidos sob medida de uma forma geral. É muito gratificante e é uma honra participar desse momento tão especial na vida desta pessoa, eu sinto que existe uma aproximação com minhas clientes muito especial, parece que faço parte da vida daquele casal", conta a Universa.

Helô também desenhou o vestido usado pela modelo e apresentadora Mariana Goldfarb no casamento com o ator Cauã Reymond, em 2019:

O casal Mariana Goldfarb e Cauã Reymond casaram em 2019; a modelo casou utilizando vestido da estilista Helô Rocha - Luiza Ferraz/Reprodução/Instagram - Luiza Ferraz/Reprodução/Instagram
Imagem: Luiza Ferraz/Reprodução/Instagram

Vestido de Mariana Goldfarb era um espartilho tomara que caia, amarrado com diversos ilhoses nas costas e no quadril - Luiza Ferraz/Reprodução/Instagram - Luiza Ferraz/Reprodução/Instagram
Imagem: Luiza Ferraz/Reprodução/Instagram

Além dos modelos para noivas, a estilista já vestiu celebridades como a atriz Bruna Marquezine, a cantora Iza e a apresentadora Sabrina Sato. Um dos seus vestidos foi usado pela cantora americana Selena Gomez no videoclipe de "Rare".


O que já se sabe sobre o casamento

A cerimônia será reservada, e o lugar ainda é mantido em segredo para evitar vazamentos, já que o casal não quer cobertura da imprensa. O convite foi elaborado em formato QR Code, e o acesso às informações, como horário e o local da cerimônia, será liberado apenas na véspera do evento.

Também não há informações, ainda, sobre o formato religioso escolhido. O número de convidados gira em torno de 100 a 150 pessoas, entre figuras políticas e artistas amigos dos noivos, segundo o colunista Alberto Bombig, do UOL.

O noivo não verá a futura esposa no dia do casamento. Para isso, o ex-presidente vai dormir em um hotel na zona sul de São Paulo.

No Twitter, Janja se demonstrou ansiosa, nesta quinta-feira (12), com a cerimônia.

O casal mora junto desde 2019, quando assumiram publicamente o relacionamento, após Lula sair da prisão.

Janja e Lula começaram a namorar em dezembro de 2017. Em maio do ano seguinte, quando ele foi preso pela Operação Lava Jato, em Curitiba, onde Janja morava. A relação continuou com visitas da socióloga à Superintendência da Polícia Federal uma vez por semana.

Esse será o terceiro casamento de Lula, que ficou viúvo por duas vezes. Aos 76 anos, ele disse à revista "Time", em edição do início de maio, que se sente um jovem de 20 anos vivendo um romance. "Estou apaixonado como se eu tivesse 20 anos de idade, como se fosse minha primeira namorada. Vou casar da forma mais tranquila possível e vou fazer a campanha feliz", declarou o ex-presidente.