Topo

Retratos

Instantâneos de realidade do Brasil e do mundo


Foto de Lula na 'Time' foi feita por fotógrafa brasileira e equipe feminina

Foto de Luiz Inácio Lula da Silva para a publicação dos EUA Time foi feita por equipe de fotógrafas brasileiras - Reprodução
Foto de Luiz Inácio Lula da Silva para a publicação dos EUA Time foi feita por equipe de fotógrafas brasileiras Imagem: Reprodução

Julia Flores e Nathália Geraldo

De Universa, em São Paulo

07/05/2022 16h05

A foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estampou a capa da revista estadunidense "Time" foi feita pela fotógrafa brasileira Luisa Dörr. O clique foi realizado na sede do partido em São Paulo e é resultado de uma sessão que durou apenas quatro minutos.

Natural de Lajeado (RS), Luisa fez questão de levar uma equipe de mulheres —formada pelas fotógrafas Talita Virgínia e Analice Diniz— para acompanhá-la no trabalho.

Para Universa, contou que só soube um dia antes da publicação que a entrevista com Lula e, por consequência, sua foto, estampariam a capa da revista. Ela diz que se sentiu honrada com a experiência ter feito a imagem que acompanha a manchete "Lula's second act" ("O segundo ato de Lula", traduzido). A edição chega às bancas em 23 de maio.

"Eu me senti honrada em presenciar esse importante momento da nossa democracia, e de compartilhá-lo com amigas que admiro tanto."

Luisa já fez outras capas para a "Time", inclusive uma série de 2017, que mostrava mulheres que mudaram o mundo, como Oprah Winfrey e Selena Gomez.

Equipe feminina

Luisa Dörr é a fotógrafa responsável pelo clique de Lula - Reproduçã/Instagram - Reproduçã/Instagram
Luisa Dörr é a fotógrafa responsável pelo clique de Lula. A profissional já fez outras capas da 'Time'
Imagem: Reproduçã/Instagram

Luisa foi a fotógrafa principal de Lula, enquanto Talita e Analice dividiram as tarefas de pré-produção e assistência de fotografia. Para a responsável pelo clique, a escolha de profissionais mulheres na produção das fotos se deu porque "o jornalismo em si ainda é um meio majoritariamente masculino".

Analice, que é do Ceará, contou para Universa que a estratégia surtiu o efeito de levar "mulheres diversas" ao set. "Nasci no Ceará e cresci no subúrbio de Fortaleza. A Talita é paulista e vem da região metropolitana de São Paulo. Cada uma com uma vivência diferente, de realidades únicas e de recortes sociais bem particulares."

Já Talita considera que a experiência de estar frente a frente com o ex-presidente esteve conectada à sua história com o Prouni, um dos programas de educação instaurados por ele enquanto estava na Presidência. "Eu me formei em fotografia por conta desse programa, porque não tinha grana para bancar a universidade. Vindo de escola pública, minhas chances de entrar numa faculdade também pública eram muito escassas", pontua.

'Tecnicamente, simples, mas com pura adrenalina'

O fundo bordô levado pela equipe e as possibilidades de pose do ex-presidente foram estudados previamente por elas. Para Analice, a foto era "tecnicamente simples", mas foi "simbolicamente pensada com muito cuidado pela Luisa".

"No pouco tempo que tivemos, Luisa ainda conseguiu propor varias poses em pé e sentado no banco que levamos. Foi pura adrenalina."