Topo

Preocupado ou tranquilão? Como cada signo se comporta diante de problemas

Claudia Dias

Colaboração para Universa

11/03/2022 04h00

Os contratempos estão por aí o tempo todo, obrigando as pessoas a lidarem com eles, independente se querem ou não. Agora, se as adversidades não podem ser controladas, pelo menos a maneira de agir diante delas oferece alternativas.

Há quem enfrente tudo com calmaria, sem esquentar a cabeça em nenhum momento. Outros, porém, abrem o baú das preocupações e só sossegam quando tudo acaba. E isso pode ter a ver com a astrologia.

"A mente domina nossas ações - para o bem e para o mal. Por dominar as questões mentais, Mercúrio e o planeta que rege o ascendente influenciam a forma como nos comunicamos, assimilamos o conhecimento e, muitas vezes, lidamos com as nossas preocupações", explica a astróloga Soraia Brito, do Astroregis.

Além dos dois, Soraia observa que Saturno é o planeta que chama as pessoas para a obrigação e a sensatez. "A casa e o signo em que ele se encontra no mapa astral podem expressar as preocupações e realizações, além de apontar onde é preciso agir com responsabilidade", acrescenta. Ou seja: por onde Saturno passa, é preocupação na certa.

Apesar de a leitura do mapa astral trazer uma visão mais assertiva sobre cada indivíduo, é possível identificar algumas características observando-se apenas o signo solar. Com ajuda de Soraia Brito, apresentamos agora como cada signo se comporta em situações difíceis e imprevistas.

Áries

Como geralmente tem pressa para tudo, Áries nem consegue chegar ao nível de se incomodar. Ele resolve de imediato o que estiver ao alcance do seu poder de decisão. Isso porque o ariano é avesso a preocupações e quer tirar qualquer dor de cabeça da frente, o mais rápido possível. Agora, se a situação depender de outros, faz pressão até que tudo seja resolvido.

Touro

É alguém que gosta de ser cauteloso em tudo o que faz. O taurino é preocupado e analisa bastante, antes de tomar qualquer decisão. Ou seja: ele é uma pessoa preocupada e rumina mentalmente até partir para a ação. Depois que decide, porém, tira o problema do caminho e segue adiante, mas não sem sofrer um pouquinho enquanto a situação não é concluída.

Gêmeos

O geminiano é um tanto agitado, pensa bastante e não gosta de ficar preocupado. Tenta refletir até encontrar uma situação lógica. Mas quando o assunto é cheio de complicações, costuma fugir do problema. É habilidoso e, se não encontra como resolver o problema, procura amigos ou um conselheiro para se livrar rapidamente de qualquer transtorno.

Câncer

Para Câncer ficar tranquilinho ou superpreocupado, tudo vai depender do que está envolvido na situação. Caso seja amor ou família, como é apegado, ele fica agoniado. Nessas horas, precisa de isolamento para achar a solução de qualquer problema, apesar de muitas vezes agir baseado na emoção. Ele fica tão aflito atrás de uma solução que pode sentir até dores de estômago.

Leão

Quem é de Leão gosta de manter o foco. Não se trata de um signo ligado diretamente ao pensamento, mas à ação e à intuição. Ele não se precipita, só que não vacila e vai com tudo sempre. O leonino tende a se antecipar, sobretudo quando a questão é pequena, reduzindo riscos maiores no futuro. É nestas horas que ele assume seu papel de líder, tentando administrar tudo ao redor.

Virgem

O nativo de Virgem gosta de estar no controle, acompanhar os detalhes e alcançar a perfeição do que julga estar correto. Quando as coisas fogem dos planos, sua preocupação virá sob a forma de irritação. Para o virginiano, tudo tem metodologia correta, evitando que gere exaustão. A sua preocupação extrema já se manifesta no início do processo: tudo precisa ser milimetricamente analisado para não surgir dor de cabeça lá na frente.

Libra

Com Libra, primeiro vem a análise, e só depois aparece a preocupação. Quem nasce sob este signo tenta desviar o rumo desse pensamento, procurando sempre a harmonia e o desencadear dos fatos. É o tipo de pessoa que tenta segurar todos os pratinhos sem transparecer qualquer sinal de aflição.

O libriano filtra as emoções e aguarda o desenrolar dos fatos, pois acredita que tudo tem seu encaixe. Ele procura harmonizar tanto que, muitas vezes, esse filtro provoca uma inquietação interna, oferecendo riscos à sua saúde.

Escorpião

Apesar de ser frio perante as preocupações, Escorpião é intenso nas demonstrações. Sua intenção e o seu poder investigativo e analítico diante de uma crise são únicos. O escorpiano adora desvendar mistérios e transformar a apreensão em solução.

Na prática, o nativo do signo não se aflige, pois parte para a ação investigativa, analisando detalhes e tentando descobrir o xis da questão. Persistente, muitas vezes se torna até obsessivo para conseguir encontrar estrategicamente a solução.

Sagitário

Com seu espírito leve e o notório bom humor, o sagitariano tenta levar as preocupações sempre numa boa: faz piada das minhocas em sua cabeça e lida bem com suas encucações. Ele pode até extravasar na hora, mas tudo passa num piscar de olhos. Sagitário tem consciência de que algo maior no universo conspira sempre a seu favor.

Capricórnio

É a própria definição do termo preocupação, uma vez que é "pré-ocupado". O nativo não divide seus pensamentos: gosta de martelar sozinho suas neuras e pensamentos. Mas como possui uma força especial para segurar o mundo nas costas, define o que fazer, se reorganiza e enfrenta com facilidade o foco do problema.

Aquário

Analítico, o aquariano precisa de um tempo sozinho, retirando-se do convívio, para avaliar à distância até encontrar a solução. É inteligente e rápido, pensa sempre em mais de uma alternativa - afinal, é amante do plano B. Reservado, Aquário gosta de um certo distanciamento: investiga o caso como se a história fosse de um terceiro. Ouve uma, duas ou mais pessoas (selecionadas dentro de um critério específico), mas toma a decisão sozinho.

Peixes

As preocupações podem passar como uma grande onda do mar para o pisciano: ou ele pega essa onda ou ela se torna um verdadeiro tsunami. O nativo de Peixes pensa demais, vai até as profundezas. Por isso, precisa tomar cuidado para não transformar suas questões em tristeza profunda, já que nem sempre consegue ir da preocupação à solução.

Outro cenário é ele ficar no superficial ou mergulhar de cabeça, sem meio-termo. Como idealiza a melhor saída, é possível ficar paralisado com as dificuldades e precisar de um empurrãozinho para a apreensão passar.