Topo

Planeta regente: descubra o seu e o que ele diz sobre sua personalidade

Foto de Alesia Kozik no Pexels
Imagem: Foto de Alesia Kozik no Pexels

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

03/03/2022 04h00

Saber o signo, o ascendente e a Lua é o básico para quem deseja se guiar pelos astros no dia a dia. Mas, para aprofundar esse conhecimento, os planetas são essenciais.

O mapa astral é recheado de aspectos que fornecem pistas sobre como é a nossa essência, nossas inclinações e nossos desejos nesta vida. Dentro dele, podemos encontrar todos os signos do zodíaco em casas e aspectos diferentes e, como era de se esperar, todos os planetas posicionados em lugares específicos. Mas como eles influenciam cada indivíduo?

Em primeiro lugar, a astróloga Yara Vieira, do Astrocentro, lembra que cada signo possui um planeta regente específico. O que pode acontecer a partir disso é uma influência geral no signo solar, que pode ser alinhado de acordo com o decanato, ou seja, o momento do nascimento dentro do período regente de determinado signo.

"Por exemplo, o signo de Touro é regido pelo planeta Vênus, porém quem pertence ao terceiro decanato recebe mais influência de Saturno — sem deixar de ser regido por Vênus", diz a astróloga. De maneira geral, o regente planetário de um signo é imutável, por isso sempre teremos uma influência bem marcada sobre o Sol.

Influência direta

No entanto, posicionamento e regência são coisas distintas. O que influencia mais diretamente nosso ser são os signos e não os astros, por isso olhamos os planetas regentes de cada signo. "O mapa astral é criado a partir do posicionamento dos planetas no momento do nosso nascimento. Porém, o que pode acontecer é uma pessoa ter mais influência de um signo por tê-lo repetidas vezes em seu mapa", explica Yara.

Por exemplo, se uma pessoa tem Sol e Mercúrio em Gêmeos e Lua em Virgem, podemos dizer que ela é bastante geminiana. "A Lua em Virgem no mapa de uma pessoa não significa que o planeta Lua está regendo a Virgem, significa que a Lua estava posicionada no signo de Virgem na hora em que ela nasceu", diz a astróloga.

Segundo Yara, conhecer a regência planetária é uma maneira de aprofundar o autoconhecimento a partir do estudo do signo dominante. E, para harmonizar e equilibrar a personalidade, basta fazer o bom uso dessas informações e ter força de vontade.

Abaixo, veja a regência planetária de cada signo.

Áries - Marte

Marte é o guerreiro do zodíaco, aquele que concede força de ação e impulso de sobrevivência. Áries se beneficia e é influenciado por tais características a partir do momento que soma esses atributos ao elemento fogo, importante propulsor de energia. A autossuficiência é um elemento marcante de ambos, signo e planeta regente.

Touro - Vênus

Vênus é o território das nossas relações e afetos. Representa a beleza e os acordos, os tratos sociais. É o planeta que mostra que devemos sempre buscar o prazer em nossa vida. Tudo a ver com Touro, signo que se dedica a ter uma rotina recheada de prazeres na alimentação, nos relacionamentos e na relação consigo mesmo.

Gêmeos - Mercúrio

Mercúrio é o grande comunicador do zodíaco, o mensageiro. Portanto, é onde Gêmeos encontra domicílio para seus atributos reforçados pelo elemento ar. O planeta também rege as novas invenções e a velocidade, qualidades em destaque para quem nasceu durante a temporada geminiana do Sol.

Câncer - Lua

A Lua carrega o arquétipo da grande mãe para a astrologia, aquela que rege as nossas emoções mais profundas, trazendo afeto e cuidado para nossas atitudes. Câncer, sendo regido pelo satélite natural da Terra, traz como atributos algumas de suas representações como a nutrição, o zelo e o campo emocional aflorado.

Leão - Sol

O Sol é a grande estrela do Sistema Solar que, na astrologia, representa o ego, as características individuais e a maneira como elas são transmitidas no mundo. Nosso instinto mais genuíno e nossas vontades mais verdadeiras são impulsionados pelo Sol, que rege Leão. Com isso, o signo é presenteado com senso de realização e autoconfiança.

Virgem - Mercúrio

Sendo segundo signo regido por Mercúrio, Virgem se beneficia da natureza detalhista e da organização do planeta, embora seja regido pelo elemento terra. Por ser o planeta que representa o aprendizado e o intelectual, bem como as funções operacionais, é quem favorece a natureza prática e detalhista de Virgem.

Libra - Vênus

Também regido por Vênus, Libra se beneficia da busca pela paz e harmonia, típicas do planeta. O astro frisa a importância do equilíbrio para que as relações interpessoais e as escolhas de vida sejam levadas da melhor maneira, algo que se reflete diretamente no comportamento dos librianos.

Escorpião- Plutão

Plutão é o menor de todos os astros e cuida dos assuntos do "submundo" como morte, sexo, sombras, profundidade, inconsciente e transformações. É, também, o astro que rege o oculto, o psíquico e a transmutação. Como representação da Fênix, caracteriza os instintos mais viscerais de Escorpião, signo que rege.

Sagitário - Júpiter

Professor e líder, Júpiter junta as pessoas pelo mesmo objetivo e as conduz pela moral e pela ética. Traz o conhecimento e a exploração da fé sendo o grande aventureiro. Por isso, revela a consciência social e o otimismo de Sagitário, signo regido pelo planeta mais expansivo da astrologia.

Capricórnio - Saturno

Saturno representa o próprio tempo linear. Lento e estruturador, cuida dos assuntos sociais e cobra disciplina. Parecido com Capricórnio, sim? Não é à toa, visto que é o astro que rege o signo. De elemento terra, nativos de capricórnio têm destacados todos os atributos de Saturno, que fazem parte de sua essência.

Aquário - Urano

Aquário é o revolucionário do zodíaco e não poderia ter planeta diferente para reger Urano, que foi consolidado durante o período da Revolução Francesa e, por isso, traz em sua regência aspectos de transformação. Urano concede originalidade, genialidade e desprendimento aos nativos de Aquário.

Peixes - Netuno

Netuno domina o campo dos sonhos, o universo onírico e espiritual. É o astro da sensibilidade, da introspecção e do êxtase, onde Peixes tem suas características tão típicas do elemento água afirmadas e reforçadas. Peixes é a profundidade que encontra abrigo em Netuno, astro que reflete boa parte de suas características.