Topo

Leão vaidoso; Libra 'isentão': signos e qualidades que podem ser 'defeitos'

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

09/02/2022 04h00

Como tudo na vida tem dois lados, não seria diferente na astrologia. Cada signo tem suas virtudes e, também, suas sombras (ou desafios). O curioso é que algumas características podem ser interpretadas tanto como qualidades quanto "defeitos", a partir da sua aplicação.

Tais particularidades podem ser facilmente identificadas no zodíaco, levando-se em conta apenas o signo solar. É o que mostra, a seguir, a astróloga Nanda Ribeiro.

A especialista explica quais são esses atributos e a forma que podem ser adotados no dia a dia e suas consequentes interpretações.

Áries

A impulsividade de Áries pode ser vista como algo bem positivo, a partir do momento que o nativo não tem medo de arriscar, tentar sempre e fazer acontecer. Neste cenário, o ariano toma atitudes e tem poder de decisão com base na autoconfiança de que tudo vai dar certo no final.

Mas se as ações forem provocadas pelo calor da emoção e do momento, tendem a ser classificadas como irresponsabilidade ou imprudência, pois podem gerar acidentes, perdas financeiras ou outros efeitos negativos.

Touro

A determinação taurina faz com que a pessoa tenha foco para alcançar seus objetivos, agregando paciência para esperar o momento certo, além de conseguir enfrentar de frente alguns desafios.

Por outro lado, para ser tão determinado, Touro não costuma dar ouvido para o que os outros falam, pois acredita em si mesmo para alcançar suas metas, e assim, acaba sendo visto como bastante teimoso.

Gêmeos

O geminiano sabe se comunicar muito bem e, por isso, é hábil para persuadir as pessoas à sua volta. Sempre mostra simpatia, é flexível, se encaixa em qualquer tipo de ambiente e mantém diálogo com qualquer pessoa. Mas se o nascido em Gêmeos resolver falar demais, pode verbalizar o que não devia, se tornando inconveniente ou até mesmo prepotente.

Câncer

A sensibilidade de Câncer pode ser usada para percepção dos outros, ou seja, enxergar ou entender mais sobre as pessoas, de forma intuitiva. Desta maneira, consegue acessar e criar laços mais íntimos. Por outro lado, essa característica emotiva pode ser o estopim para mágoas e frustrações, uma vez que o canceriano acaba levando certos detalhes para o lado pessoal.

Leão

No caso de Leão, sua vaidade o faz buscar o que é belo, ter gosto refinado e almejar tudo do bom e do melhor. Ir atrás da felicidade o faz lutar para ter poder e manter a autoestima lá em cima. Mas se for vaidoso em excesso, isso afeta o lado do ego, fazendo com que se considere a última bolacha do pacote, sempre querendo aparecer mais que os outros, revelando arrogância e prepotência.

Virgem

É claro que a crítica virginiana é bastante conhecida. No lado bom, quando é construtiva, leva ao planejamento e ao aperfeiçoamento, a fim de se entregar o melhor possível. Mas o lado ruim é que tudo pode acabar em julgamento por parte de Virgem, atrasando o desenvolvimento de qualquer tarefa em busca da perfeição, tornando-se uma crítica destrutiva.

Libra

Como há bastante diplomacia na vida de um libriano, ele não quer se envolver em treta e, por isso, prefere apaziguar situações com o objetivo de manter a paz e o equilíbrio na vida. Se em boa parte do tempo mantém a pose e a educação, também pode absorver muitas situações negativas, tentando evitar discórdias ou estresse.

Escorpião

A intensidade de Escorpião pode ser 8 ou 80 para qualquer situação. Assim, é preciso saber lidar com tanta profundidade, pois com ele é tudo ou nada. Há, ali, muito sentimento, que pode ir aos extremos de uma paixão, de poder ou de qualquer coisa que se proponha a viver. Se não houver controle emocional, ele pode querer comandar tudo e todos, beirando ao excesso.

Sagitário

Falando em excessos, Sagitário é um signo movido por exageros, pois sua mente é voltada para a abundância, o crescer, o avançar e o expandir. No lado positivo, é capaz de ampliar a prosperidade, o conhecimento, as experiências, as amizades e as vivências. No negativo, há excessos e exageros que podem levar a situações desagradáveis, como vícios e irresponsabilidades.

Capricórnio

A ambição de Capricórnio pode levá-lo ao êxito ou ao fracasso, dependendo do ponto de vista ou da forma que agir para chegar ao topo. Na medida adequada, ambicionar significa ter foco, comprometimento e responsabilidade para alcançar suas metas, ter poder ou ser reconhecido devido à sua eficiência. Agora, se for desmedida, a ganância pode cegar de tal forma que provoque o fim, passando por cima dos outros e dos próprios sentimentos.

Aquário

O aquariano é excêntrico. Tal característica pode ir ao encontro da criatividade e da inovação, trazendo resultados diferentes do usual, o que permite que ele pense sempre fora da caixinha. Porém, quando Aquário ultrapassa as margens da excentricidade e se torna aquela pessoa sempre "do contra" e rebelde, tende a querer chocar, com polêmicas e controvérsias.

Peixes

O encantamento pisciano pode ser visto de duas maneiras. Uma delas é a capacidade de cativar e conquistar corações, com simpatia, compaixão, sensibilidade, artes e belezas que prendem atenção e olhares.

Mas tal característica pode fazê-lo que enxergue o mundo com "óculos cor-de-rosa", a ponto de não vislumbrar a realidade e acabar criando expectativas, ilusões e idealizações, o que o leva à frustração ou à decepção.