Topo

Sonhou com um animal de estimação? Saiba o que isso quer dizer

Getty Images
Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

05/02/2022 04h00

Ter um pet em casa significa muito mais alegria no dia a dia - e isso é fato mais que comprovado. Quando o bichinho de estimação protagoniza sonhos, a experiência onírica também costuma refletir algo bom para seus "humanos". A interpretação correta da mensagem, entretanto, permite entender o que realmente o sonho quer transmitir.

"Nossos pets são símbolos de lealdade e amizade genuína. Então, na maioria das vezes, sonhar com eles representa um sinal de algo bom, positivo", argumenta o terapeuta holístico Caio Yummi.

De acordo com o especialista, sonhar com os próprios animais traz mensagens sobre a personalidade dos seus tutores. "Ainda pode ser algo que está acontecendo ou prestes a acontecer com a gente, um momento que nós enfrentamos", acrescenta.

Se alguém que não possui um pet experimenta um sonho com bichinhos, a interpretação fatalmente será outra. "Sonhar com nossos animais têm mais a ver conosco do que com eles. Quando sonhamos com o pet de outra pessoa que conhecemos, este sonho pode ser algo relacionado a nós com essa outra pessoa", argumenta Caio.

Já que cães e gatos - os animais domésticos mais comuns - são bem diferentes um do outro, o recado onírico igualmente é distinto. "Como o cachorro representa a fidelidade, na maioria das vezes, tende a ser sinal de algo bom. E embora o gato seja associado à traição, a presença dele em um sonho pode representar uma transmutação de energia, como uma limpeza energética através de nossos sonhos. Então isso não é algo ruim", afirma o terapeuta holístico.

A seguir, o especialista explica o significado de algumas situações específicas envolvendo bichinhos de estimação durante o sono.

Sonhar com pet amamentando filhotes

Sugere que a pessoa está prestes a enfrentar uma nova jornada, de positividade e realização de sonhos. Mas pede que ela se prepare para isso, abrindo seus horizontes.

Sonhar com pet prenha

Representa um momento desafiador na vida do sonhador, um ciclo que precisa ser encerrado, mas que, por algum motivo, a pessoa não consegue. Também indica problemas de autoestima.

Sonhar que tem um bicho de estimação exótico

Indica que o sonhador precisa rever conceitos e aprender a impor limites, pois sua energia está se dissipando em coisas e/ou pessoas que mais fazem mal do que bem.

Sonhar com pet recém-nascido

Sugere carência, necessidade de amor, amizade e carinho, falta de ser cuidado e protegido.

Sonhar com bichinho fugindo

Tal situação em sonhos é indicativo de mudanças não tão positivas em relação à carreira ou às finanças, como demissão ou dívidas.

Sonhar com pet que não existe

Simboliza que quem sonha está se sentindo solitário e, embora possa ter pessoas queridas por perto, gostaria de contar com mais amigos e pessoas próximas nas quais confiasse e se sentisse, verdadeiramente, confortável e confiante.

Sonhar com bicho de estimação que já morreu

Neste caso, depende muito do sonho. Se na experiência onírica, o sonhador está triste pelo animal que se foi, significa que ainda não superou a perda. Por outro lado, é um presságio de que, muito em breve, será construída uma nova relação (com animal ou pessoas), baseada em amor, companheirismo e respeito.

Agora, se a pessoa sonha que está feliz, brincando com seu pet falecido, representa sucesso na vida amorosa ou financeira.

Sonhar que seu pet matou alguém

A interpretação de tal sonho depende muito se a pessoa atingida é conhecida ou não. Se sim, indica a necessidade de refletir sobre o reais sentimentos por essa pessoa - talvez o sonhador esteja negligenciando ou mantendo uma relação não tão sincera, escondendo os sentimentos reais.

Se for uma pessoa desconhecida, pode indicar que a pessoa, sem querer, está contendo muito seus sentimentos e precisa aprender a se abrir mais.

Sonhar com pet shop

Por fim, sonhar com estabelecimentos especializados em animais demonstra que a pessoa está passando por um período de transformações positivas, no qual se sente preparado para desapegar do que não serve mais e ter muita prosperidade no amor e na carreira.