Topo

Ano-Novo chinês: Tigre de Água governará; saiba o que vem por aí

Na astrologia chinesa, data é comemorada na terça-feira, 1º de fevereiro - wellsie82/Getty Images
Na astrologia chinesa, data é comemorada na terça-feira, 1º de fevereiro Imagem: wellsie82/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

31/01/2022 04h00

Diferentemente do que ocorre com a astrologia ocidental, na qual um novo ano só começa com a entrada do Sol em Áries, em 20 de março, na oriental chinesa, a data é definida pelo calendário lunar que, em 2022, coincide com 1º de fevereiro.

Mas há semelhanças: enquanto o sistema do Ocidente reconhece a energia de um planeta regente para os próximos 12 meses — no caso de 2022, Mercúrio —, os estudiosos do Oriente identificam a força que vai se manifestar e influenciar o ciclo que se inicia. Nesse cenário, o próximo grande destaque é o Tigre de Água.

Tigre é um dos doze animais que formam o zodíaco chinês. Os outros são: Rato, Boi, Lebre, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. Cada um deles responde por um ciclo de 12 anos e são associados a um dos cinco elementos considerados pela escola milenar: Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira.

A partir do momento que se conhece o animal dominante, é possível entender quais energias terão mais potência e serão úteis para lidar com pontos fortes e fracos de cada signo, ao longo do período do domínio animal.

O que esperar do Tigre de Água

Por ser selvagem, é difícil associar uma característica amena ao maior dos felinos. Assim, o novo ano deve ser intenso, com obstáculos que exigirão determinação, foco e garra, segundo a astróloga Yara Vieira, do Astrocentro.

Entretanto, o elemento Água surge para abrandar a ação vigorosa do animal regente. "Tigre de Água é o menos impulsivo e reativo dentre os outros quatro elementos. Ele se utiliza de intuição e percepção aguçadas para chegar onde quer, além de possuir uma sensibilidade profunda em relação às necessidades dos outros", pontua a astróloga e psicanalista Bianca Ballesteros.

De acordo com ela, significa que todas as pessoas devem transitar por 2022 buscando ter mais responsabilidade afetiva e maturidade emocional. Só assim é que conseguirão resolver conflitos e achar alternativas possíveis para o desenvolvimento pessoal e profissional. "Sem passar por cima dos outros pelo caminho", diz.

Além do mais, a Água vai garantir harmonia, mesmo em um contexto agitado. "A energia para se aventurar, realizar muitas tarefas paralelas e experimentar diferentes e novas possibilidades estará bem forte. Porém, tudo será vivido de forma planejada e tranquila pela intervenção do elemento", diz Yara.

Compreenda como o Tigre de Água deve afetar diferentes áreas da vida no próximo ano.

Relacionamentos

"No amor, de modo geral, o elemento Água trará intensidade nas relações, mas carregando uma certa tendência à idealização", comenta Bianca Ballesteros. Segundo ela, os chineses consideram superficiais os relacionamentos que começam em anos de regência do Tigre, com probabilidade maior de durar pouco ou não evoluir para algo mais sério.

"Já os comprometidos precisam avaliar os riscos de se envolverem de forma leviana por tédio ou paixão desmedida, sem pesar as consequências", salienta.

Ainda assim, o ano será bom para consertar mágoas e ressentimentos passados, já que o elemento Água "limpa" tais sentimentos. "A entrada no signo do Tigre de Água simboliza o início da primavera, trazendo um certo frescor e esperança para os corações feridos", garante Bianca.

Dinheiro

É fato que muitos contratempos envolvendo grana vão surgir no novo ano. Mesmo assim, o lado financeiro não será tão abalado, conforme conta Yara Vieira. Em contrapartida, não haverá riqueza abundante. "Para passar o 2022 de forma mais confortável, as pessoas devem controlar as finanças com atenção", avisa.

Família

No âmbito familiar, há o risco de surgirem desentendimentos e rupturas por divergências de opinião. "Há que se trabalhar bastante e explorar mais a empatia. Além disso, sentimentos egoístas e individualistas não serão tolerados no ano do Tigre", salienta Bianca.

Carreira

No lado profissional, a agitação vem firme e forte. Projetos parados poderão, finalmente, ganhar forma. Mudanças de cargos ou mesmo de áreas vão acontecer com maior frequência — tudo com o intuito de tirar os indíviduos da famosa zona de conforto, segundo Bianca.

Saúde

O estresse tende a se confirmar como uma das maiores preocupação coletivas neste e nos próximos anos, o que deve ser minimizado com atividades relaxantes e prazerosas, conforme orientação de Yara Vieira. Lesões por quedas e problemas gastrointestinais (sobretudo no fígado e na vesícula) também serão mais frequentes, exigindo maior atenção.