Topo

Yasmin e Medina: 5 lições que ficam do casamento marcado por polêmicas

Yasmin Brunet e Gabriel Medina - Reprodução
Yasmin Brunet e Gabriel Medina Imagem: Reprodução

Nathália Geraldo

De Universa

27/01/2022 15h02

Chegou ao fim o relacionamento do campeão mundial de surfe Gabriel Medina com a modelo Yasmin Brunet. Após polêmicas envolvendo a resistência da família dele em relação ao casamento, a proibição feita ao atleta em levar Yasmin para as Olimpíadas de Tóquio e muitas questões do casal expostas nas redes sociais, o público foi pego de surpresa com a notícia.

Era no Instagram, principalmente, que Medina e Yasmin compartilhavam o dia a dia, fotos em lugares paradisíacos e declarações de amor. Ele usou a plataforma na segunda-feira (24) para anunciar também uma parada na carreira para cuidar da própria saúde mental.

O término nos traz algumas lições sobre relacionamentos. A terapeuta de casais Marcia Neumann pontua cinco aprendizados, a seguir:

Fim do casamento de Gabriel Medina e Yasmin Brunet: o que nos ensina?

Desavenças familiares são comuns, mas é preciso diálogo

Desde que o casal oficializou a relação, o movimento de afastamento do atleta em relação a sua própria família — especificamente, de sua mãe, Simone Medina, e do padrasto e treinador Charles Saldanha, repercutia em notícias e nas redes sociais. O "racha da família Medina" ganhou proporção quando os jovens se casaram no Havaí, sem o conhecimento dos pais dele.

As histórias, em parte não confirmadas publicamente, dão conta de que a mãe do surfista se sentia mal por perder influência sobre ele — nesse caso, até o fato de ele ter se tornado vegetariano por convivência com Yasmin virou episódio de "caso de família".

Para a terapeuta de casais Marcia Neumann, as desavenças familiares são comuns e, em alguns momentos, parecem ser fundadas em arquétipos. "É o caso de não gostar da sogra ou do sogro".

Mas, fica a lição: "É preciso ter diálogo e não ruptura. Família é algo estruturante, então, é preciso buscar uma relação cordial com eles, porque, depois, as mágoas se assentam", comenta.

Expor alguém nas redes é uma forma de agressão

Entre tantas situações de desencontro entre a família de Medina e Yasmin, virou notícia a de que a mãe do atleta teria um vídeo íntimo da modelo. O caso rendeu, inclusive, uma resposta dela nas redes sociais: "Não existe material (...) É lamentável querer diminuir uma pessoa pela sua sexualidade".

A prática, conhecida como 'slut shaming' geralmente coloca mulheres como alvo. Para a terapeuta, a declaração pública nos dá uma lição sobre o uso da internet e a forma com que a violência é banalizada em ambientes virtuais. "Isso é cyberbullying, mas é preciso ter empatia e entender que, quando alguém faz pode ser vítima da mesma coisa em outro dia. Quando são mulheres que criticam mulheres, vemos que é mais difícil colocar em prática o que tantas vezes a pessoa leva como bandeira".

Mudar hábitos pelo outro? Ok. Mas não como verdade absoluta

Em qualquer relação afetiva, descobrir novos gostos e opiniões faz parte do crescimento mútuo do casal. Medina adotou o vegetarianismo como forma de alimentação. Segundo a terapeuta, o problema não está em ter mudanças no comportamento. Cabe, no entanto, o discernimento para entender como isso é benéfico para cada um.

"Quando um acaba se contaminando pelo que o outro fala e toma só aquilo como verdade, isso pode ser visto como uma relação tóxica. Não digo que a deles era. Mas é importante entendermos que as pessoas vão ter diferentes formas de vida, que devem ser respeitadas e que, em alguns assuntos, não existe certo ou errado. É a verdade de cada um dentro da relação."

As emoções podem, sim, refletir em toda nossa vida

Antes do anúncio do fim do casamento, Medina falou sobre a importância de cuidar da própria saúde mental. Yasmin também publicou um longo relato em apoio ao atleta. "O Gabriel está com todo suporte que ele precisa e vai sair dessa muito melhor, isso eu tenho certeza. Acho a decisão dele de tirar esse tempo para ele a melhor escolha que ele poderia ter feito e tem todo o meu apoio", destacou no texto.

Marcia avalia que o "caso Medina e Yasmin" também traz ensinamentos para além das questões afetivas. Aprender sobre cuidar de si mesmo, explica, tendo apoio de pessoas que se preocupam conosco é uma das lições. "A gente não divide o corpo e a mente. A questão da saúde mental e emocional nunca foi tão valorizada, e sabemos que por mais que uma pessoa cumpra o papel social dela, de ir trabalhar, cumprir o dia, se algo não está bem é como se fosse uma máquina que tem uma peça quebrada".

A vida das redes sociais nem sempre é a vida real

Acostumados a viver mostrando os momentos aos seguidores, Medina (com 9,5 milhões de fãs apenas no Instagram) e Yasmin (com 2,9 milhões nas redes sociais) se tornaram "inspiração" para muitos que admiram o trabalho dos dois. Marcia alerta que o que é publicado nas redes sociais nem sempre corresponde à realidade de um casal. "Ao mesmo tempo, se tornou automático a ida às redes para desabafar. Um artista sente a necessidade de se posicionar sobre as coisas".

Para a terapeuta, que também é psicóloga, é hora de fazer o caminho inverso e não se expor tanto emocionalmente. No caso de términos de relacionamento, brigas ou dificuldades na vida a dois, a orientação também é válida. "O exercício é tentar digerir a questão, deixar o tempo passar. Até porque quando se desabafa nas redes, você pode ser julgado por algo para o qual não estava pronto para falar".