Topo

Ano-novo: a 'virada' perfeita para cada signo começar 2022 com pé direito

O lugar e a maneira que alguém celebra o fim e o início de ciclos são capazes de prevenir, amenizar ou potencializar situações provocadas pelos astros - FG Trade/ iStock
O lugar e a maneira que alguém celebra o fim e o início de ciclos são capazes de prevenir, amenizar ou potencializar situações provocadas pelos astros Imagem: FG Trade/ iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

30/12/2021 04h00

Réveillon costuma ser uma festa comemorada com gente querida, sejam familiares ou amigos. Isso poderia já bastar para que a celebração da chegada do novo ano fosse completa, mas não é só o que conta —pelo menos é o que diz a astrologia. Tudo porque o lugar e a maneira que alguém celebra o fim e o início de ciclos são capazes de prevenir, amenizar ou potencializar situações provocadas pelos astros.

"Devemos pensar nos trânsitos astrais que acontecem entre o último dia de 2021 e o primeiro dia de 2022, além de considerar as características individuais de cada signo", destaca a astróloga Vic Costa, do Astrocentro. De acordo com ela, Vênus, o planeta do amor, é um dos que mais influenciam o momento da virada do ano. "Como esse rito de passagem costuma ser celebrado com as pessoas que amamos, o posicionamento de Vênus diz muito sobre as energias que podemos esperar", explica.

Aliás, o astro regente dos relacionamentos estará em retrogradação de 19 de dezembro até 29 de janeiro. Mas vale lembrar que o movimento retrógrado não é nada tenebroso; apenas representa uma oportunidade de reestruturação, revisão de metas e resolução de pendências, o que acaba trazendo à tona assuntos desafiadores.

A influência de Capricórnio também é nítida, já que tanto o Sol quanto Vênus estarão transitando por esse signo no momento da virada. "Significa que nós também estaremos mais atentos ao que está nos incomodando e, por isso, será preciso ter cuidado para não iniciar discussões desnecessárias", avisa Vic Costa.

Momento para repensar metas

No dia da passagem de ano, é importante tirar um momento para repensar as metas a curto, médio e longo prazo. A influência da retrogradação de Vênus desafia todo mundo a se questionar sobre o que realmente deseja, sobretudo em relação aos relacionamentos em construção.

Considerando os movimentos no céu e as particularidades de cada representante do zodíaco, a astróloga do Astrocentro aponta, a seguir, como deve ser a virada de ano de todos os signos.

Áries

A virada de ano de Áries deve acontecer em ambiente que lhe seja familiar. O sentimento de estar em segurança será muito importante para que não perca a calma, caso algo saia do planejado —o que tende a acontecer, diga-se. A casa de amigos, uma pousada já visitada ou até a residência de algum parente são boas opções para a festa, contando que ele se sinta à vontade no local.

Touro

Como o taurino é regido por Vênus, o ano-novo pode despertar certa nostalgia e fazer com que o nativo se pegue refletindo sobre sentimentos que ainda são mal resolvidos. Para que o momento seja agradável, é importante passar a virada em local que não remeta a memórias ruins —um novo destino de viagem, com pessoas que trazem paz, é a receita para a comemoração perfeita.

Gêmeos

A fim de realmente extravasar suas energias, o geminiano tende a buscar uma celebração da passagem de ano bem movimentada. Seja em festas, viagem ou com família, interagir com outras pessoas é sinônimo de diversão para quem é de Gêmeos. Porém, é preciso ter cuidado para não deixar que pendências se acumulem nos últimos dias de 2021.

Câncer

O canceriano deposita muitas expectativas no próximo ano e tende a ser extremamente exigente com os detalhes da virada. Como o Sol e Vênus estarão transitando pelo signo oposto (Capricórnio), ele pode perder a razão tentando controlar tudo. O melhor, para o nativo de Câncer, é passar o réveillon de forma mais tranquila e, sobretudo, distante de quem lhe traz desconforto.

Leão

Pode-se esperar um embate entre passado e futuro, já que o movimento retrógrado de Vênus desperta aquilo que Leão acreditava ter superado. É importante ele estar consciente disso, para não se deixar levar pelo sentimento de nostalgia e acabar exagerando na dose durante a comemoração da virada.

Virgem

O ano-novo do virginiano precisa ser bem descontraído. Passar essa data com a família pode ser algo estressante, pois a organização da festa acaba gerando atritos. Assim, celebrar a data com os amigos, na praia ou em outro lugar que goste, é melhor opção para Virgem se divertir e recarregar as energias.

Libra

Os sentimentos despertados pelas relações afetivas (regidas por Vênus) influenciam de forma mais ampla as decisões e o humor desde o dia 19 de dezembro. Como o libriano também é regido por Vênus, sua virada de ano pode ser um pouco conturbada. Passar esse momento em lugares desconhecidos, viajar sozinho ou com alguém com quem está se relacionando há pouco tempo podem não ser boas ideias.

Escorpião

Celebrar a virada de ano em uma superfesta tende não ser adequado para o nativo de Escorpião, desta vez. Como Vênus está em movimento retrógrado em Capricórnio desde 19 de dezembro, o escorpiano pode se irritar facilmente quando os planos fugirem do esperado. Assim, viajar ou dividir o ambiente com pessoas com quem não tem intimidade é risco de conflitos.

Sagitário

O sagitariano se sentirá renovado se celebrar a virada de ano com os amigos, em lugar diferente e cheio de atividades para fazer. Mesmo que um novo relacionamento esteja se formando, tentar incluí-lo em ambiente muito íntimo tende a render frustrações —então é melhor evitar nesse momento.

Capricórnio

Caso Capricórnio enxergue a virada de ano como uma prévia do que deseja para 2022, é melhor não compartilhar esse momento com pessoas que ele ainda não sabe se deseja em sua vida. Com Vênus retrogradando pelo signo, recomenda-se mais cuidado para não levar tudo a sério demais e acabar iniciando conflitos pouco antes da celebração de ano-novo.

Aquário

A descontração e a renovação de energias são os principais focos da virada do ano para o nativo de Aquário. Por isso, passar esse momento com a família pode ser um pouco estressante, caso não estejam vivendo uma fase muito harmônica. Viajar com os amigos tende a ser a melhor opção para o aquariano neste réveillon.

Peixes

O nativo de Peixes é sensível por natureza e, por esta razão, gosta de estar cercado por pessoas queridas na virada do ano. Como esse momento é muito simbólico para o pisciano, uma boa ideia é tentar juntar amigos e familiares mais próximos, para que todos estejam reunidos no início do novo ciclo.