Topo

Vontade é tanta que está sonhando com festa? Saiba o que pode significar

É preciso prestar atenção nos detalhes que envolvem a experiência onírica, pois podem ser um sinal não tão bom - wilpunt/ iStock
É preciso prestar atenção nos detalhes que envolvem a experiência onírica, pois podem ser um sinal não tão bom Imagem: wilpunt/ iStock

Claudia Dias

11/12/2021 04h00

Fim de ano costuma ser sinônimo de festa —com família, amigos, os colegas da empresa, a turma do vôlei, a galera da academia? Mesmo com a pandemia percorrendo caminhos incertos, a verdade é que a saudade de curtir um auê com gente querida é tamanha, que até os sonhos são cenários para festinhas. Será que é só vontade que afeta até o inconsciente ou tem algo por trás disso?

De modo geral, sonhos com festas tendem a ser alegres e contagiantes, um simbolismo que leva a interpretações positivas. "Temos o indicativo de que a pessoa está prestes a passar por bons momentos ou vivenciar experiências que trarão grande satisfação", pontua Raphael Kakazu, oraculista, terapeuta, feiticeiro e idealizador do Covil dos Feiticeiros.

Porém, é preciso prestar atenção nos detalhes que envolvem a experiência onírica, pois podem ser um sinal não tão bom. "Se no sonho a pessoa se sente deslocada ou incomodada, pode estar faltando lazer em sua rotina. Se há um ar de perigo e desconfiança, pode ser indicativo para prestar mais atenção nas situações nas quais está inserida, pois algumas podem se tornar desagradáveis", exemplifica o místico.

Ou seja, o contexto do sonho, os envolvidos que o povoam, mais as sensações causadas na pessoa pós-sono são pontos importantes a serem analisados, pois tais detalhes direcionam melhor a boa interpretação.

Do ponto de vista mais genérico, o oraculista Raphael Kakazu revela, a seguir, o que diferentes situações podem significar:

Sonhar com festa de casamento

Representa momentos de celebração e alegria, algo grandioso que foge do cotidiano de quem sonha. Se é a pessoa quem está casando, indica que logo ela vai assumir compromissos grandiosos —não necessariamente ligados à área afetiva, mas que exigirão bastante empenho. Se é apenas convidada, fará parte de momento importante para alguém querido.

Sonhar com festa de aniversário

Aponta mudanças prestes a acontecer ou momento de transição em que o sonhador está deixando coisas para trás e se permitindo novidades para sua vida. Por mais desconfortável que possa parecer, em alguns casos, traz prenúncios de momentos de alegria e libertação.

Sonhar com festa à fantasia

Tem luxúria e fetichismo presentes no dia a dia de quem sonha. Pode apontar uma energia de sensualidade em alta ou a necessidade de dar vazão a essa condição. Sonhos com tal conotação tendem a puxar a atenção para o lado mais divertido e fantasioso da vida adulta.

Sonhar com festa infantil

Indica cuidado e conexão com a criança interior. "Essa energia, tão conhecida no meio místico, nos relembra de que a vida não pode ser séria o tempo todo e que uma criança é capaz de tudo por não temer nada e enxergar a vida como uma grande possibilidade de aventuras", comenta o oraculista. Tal energia é extremamente favorável porque reacende sonhos e incentiva a correr atrás deles.

Sonhar com festa em família

Como família é o símbolo de porto seguro, da proteção e das origens, sonhos que envolvam entes queridos (encarnados ou não) remetem a uma energia de repouso, de cuidado e descanso. Pode, ainda, representar a necessidade de pausa nas atividades rotineiras e reconexão com as próprias raízes.

Sonhar com festa surpresa

Ao contrário do que pode parecer, tal momento onírico traz um aviso importante: a importância de um olhar mais cuidadoso para a necessidade exacerbada de comando e planejamento. "Independentemente das sensações que os sonhos causam, esse cenário indica que a pessoa precisa abrir mão da sua necessidade de controle e confiar mais no fluxo da vida, retirando o peso das próprias costas de ter tudo sob suas rédeas", aconselha Raphael.

Sonhar com confusão em festa

Depende muito do nível da intriga, mas, no geral, pede cuidado com mal-entendidos e brigas em momentos inoportunos. É importante manter a calma e evitar debates fervorosos quando não há necessidade.

Sonhar com festa com muita comida disponível

"O alimento é a riqueza do homem; uma mesa farta e uma família banqueteando são sinais de prosperidade e abundância na vida dos envolvidos, principalmente de quem está tendo o sonho", afirma o especialista. O aviso é claro: a pessoa vai receber muita fartura e abundância na vida.

Sonhar com festa na piscina

Trata-se de um turbilhão de emoções, mas no melhor dos sentidos. Estar envolvido com água, no universo simbólico, coloca a pessoa em contato com o subconsciente e inconsciente, gerando a possibilidade de acessar emoções profundas e importantes para o momento atual. "É um prenúncio de uma jornada de autoconhecimento", adianta Raphael.