Topo

Sol em Capricórnio: estação será de rigidez e desaceleração. Veja previsões

Sol em Capricórnio: estação será de rigidez e desaceleração. Veja previsões - Pexels/Samer Daboul
Sol em Capricórnio: estação será de rigidez e desaceleração. Veja previsões Imagem: Pexels/Samer Daboul

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

21/12/2021 04h00

É chegada a época do Sol em Capricórnio, signo de elemento terra que traz firmeza, propósito e disciplina. O novo trânsito é repleto de outros acontecimentos astrais que potencializam seus efeitos. Vic Costa, astróloga do Astrocentro, conta que, quando o Sol estiver passando no último grau de Sagitário, no último minuto do dia 21/12, acontecerá o solstício de verão no hemisfério sul.

"Do ponto de vista astrológico, o Sol é considerado o astro que mais influencia a vida na Terra. Por isso, a predominância da luz solar indica um momento em que nos sentimos mais determinados e dispostos. Sendo assim, podemos falar não só em uma mudança de energia, mas também em um aumento de disposição e vitalidade", revela a astróloga.

A astróloga destaca que o mapa astral referente ao momento em que o Sol estiver entrando em Capricórnio mostra que o astro estará ocupando a nona casa, enquanto Júpiter se encontrará na décima primeira e a casa um, referente ao ascendente, estará em Áries. São posicionamentos que inspiram muita força, influência e poder.

A organização e a disciplina são características primordiais de Capricórnio e, por isso, será possível fazer uma melhor gestão do tempo. As coisas tendem a desacelerar neste momento, porque se torna mais perceptível em nosso dia a dia que planejamento, embasamento e segurança são essenciais. Por outro lado, como essas necessidades são evidenciadas, podemos nos tornar controladores.

Astros em movimento

Durante o mês em que o Sol estará transitando em solo capricorniano, outros trânsitos astrológicos chamam a atenção. Vênus, que rege os relacionamentos, também se encontrará em Capricórnio. Porém, em movimento retrógrado. "Como esse astro estará cada vez mais perto do Sol durante as próximas semanas, seremos levados a olhar para trás e encarar com coragem os assuntos e situações que ficaram mal resolvidas durante esse ano no que dizem respeito às nossas relações", indica.

Além da influência de todo esse contexto astral, percebemos uma mudança de energia especialmente porque, antes de entrar em Capricórnio, o Sol estava transitando por um dos signos mais expansivos, descontraídos e espontâneos do zodíaco: Sagitário. Segundo Vic, sua energia pode ser considerada, de muitas formas, oposta à capricorniana.

"O espírito jovial que estava predominante nas últimas semanas começa a se transformar, nos deixando mais sérios e inflexíveis. As futilidades ficam em segundo plano e ficamos mais céticos e desconfiados. Apesar de parecer um clima muito tenso, a capacidade analítica de Capricórnio é muito importante e permite que nos preparemos com mais consciência para estabelecer metas concretas para o próximo ano", revela a astróloga.

Influências gerais

De maneira geral, a influência deste signo nos leva a pensar e agir de forma mais racional. A praticidade e o pragmatismo fazem com que não nos deixemos impressionar com facilidade. Por isso, as palavras não serão suficientes para chamar a atenção nesse momento, mas as atitudes serão avaliadas como nunca. Em se tratando das relações profissionais, estaremos mais empenhados para fazer acontecer e mostrar resultados concretos, o que também pode criar um clima de competitividade que pode ser perigoso.

"Em relação a vida amorosa, palavras, promessas e possibilidades não são mais satisfatórias e isso pode trazer certa decepção. A influência de Capricórnio desperta um olhar mais realista, que pode nos fazer avaliar se estamos nos baseando apenas nos sentimentos, ou se estamos construindo relacionamentos verdadeiros", prevê Vic.

Veja abaixo as previsões do Sol em Capricórnio para todos os signos.

Áries

A paciência é a principal qualidade capricorniana que precisa ser integrada nos nativos de Áries. Por isso, as situações desafiadoras que começam a se desenrolar neste momento são uma oportunidade para que você desconstrua o padrão de agir impulsivamente.

Touro

A presença do Sol em Capricórnio é benéfica para os nativos de Touro, já que este também é um signo de terra. Você tende a se sentir mais confiante e pode aproveitar o momento para colocar suas ideias no papel e começar a se planejar para o próximo ano. Defina metas concretas, mas não se limite à sua zona de conforto.

Gêmeos

Os geminianos tendem a ficar mais irritados com a influência de Capricórnio. Assim como Sagitário, Gêmeos é um signo que preza pela liberdade e pela espontaneidade. Porém, as energias capricornianas podem ajudar principalmente nas áreas da vida que estão precisando de mais atenção, constância e responsabilidade.

Câncer

Como Capricórnio é o oposto complementar de Câncer, o período que o Sol passa neste signo é desafiador para os cancerianos. Por ambos serem relacionados à necessidade de controle, é importante ter cuidado para não agir de forma manipuladora. Você pode aproveitar para aprender a balancear o sentimentalismo canceriano com a racionalidade de Capricórnio.

Leão

Apesar da influência de Capricórnio deixar os leoninos ainda mais exigentes, o trânsito do Sol por esse signo também tem o potencial de ensinar a importância de não se deixar levar por sentimentos momentâneos, que costumam levar os nativos de Leão a tomar decisões precipitadas.

Virgem

Assim como Capricórnio, Virgem também é um signo de terra e, portanto, se sente confortável com esse posicionamento solar. Porém, nativos virginianos precisam tomar cuidado com o seu lado crítico. É hora de transmutar toda a crítica para que você possa analisar de maneira mais coerente as situações que precisam ser transformadas.

Libra

A indecisão característica dos librianos é um dos pontos que podem se beneficiar com as energias capricornianas, que auxiliam a ter uma visão mais assertiva e coerente com a realidade. Tenha calma e perceba que sua capacidade de considerar vários cenários pode te levar a fazer escolhas mais coesas.

Escorpião

A influência do Sol em Capricórnio ajuda a lidar com os sentimentos de forma mais objetiva e contida. Isso desafia os escorpianos, mas também representa a possibilidade de ajudar esses nativos a lidarem com sua intensidade que, muitas vezes, acaba sendo um empecilho para o desenvolvimento pessoal.

Sagitário

Com o fim da temporada sagitariana, você tende a sentir o peso das responsabilidades de forma mais evidente. Sendo assim, os nativos de Sagitário podem ficar um pouco mal humorados, mas devem aproveitar essa percepção para redefinir prioridades.

Capricórnio

A presença do Sol no seu signo indica o início de um período marcado por muita análise, mas que também pode trazer prosperidade. Aproveite o momento para colocar as ideias em ordem, mas tenha cuidado para não dar prioridade para o lado racional e acabar deixando seus relacionamentos em segundo plano.

Aquário

O trânsito do Sol por Capricórnio ajuda a desenvolver a sua capacidade de negociação e pode trazer grande crescimento profissional. Porém, um cuidado a se tomar nesse momento é referente a forma com que você expressa as suas ideias, porque ser direto demais pode acabar passando a imagem errada.

Peixes

Os piscianos são naturalmente seres apegados e tendem ao escapismo quando precisam lidar com algo emocionalmente difícil. Por isso, as energias capricornianas podem ajudar a identificar essas predisposições e a lidar com as questões que servem de gatilho de forma mais prática e produtiva.