Topo

Dançante, xamânica ou ativa: veja a meditação mais indicada para cada signo

Descubra a meditação mais indicada para cada signo - Conscious Design
Descubra a meditação mais indicada para cada signo Imagem: Conscious Design

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

13/11/2021 04h00

A meditação é uma das técnicas mais antigas de conexão com a espiritualidade, muito praticada em tradições orientais e, hoje em dia, difundida em todo o ocidente. Por meio de mantras, posições específicas e, sobretudo, do treino da mente, é possível atingir estados mais elevados de consciência, algo que para os budistas nos leva à libertação.

Meditar pode parecer difícil para quem não consegue ou não tem o hábito de silenciar a mente e ficar em repouso absoluto, permitindo o relaxamento do corpo. Porém, existem diversas técnicas meditativas que vão além do tradicional. Afinal, meditar é conectar a consciência com a espiritualidade. Assim, cada pessoa pode descobrir a maneira mais fácil e simples para sua prática.

Uma das formas de encontrar a meditação ideal é por meio do signo solar. Mais do que isso, o momento astrológico também pode trazer influências energéticas diferentes a serem exploradas com técnicas variadas de meditação.

A seguir, veja a meditação mais indicada para cada signo.

Áries: Meditação ativa

Cheios de energia e de desinibição, os nativos de Áries se sentem totalmente à vontade em grupos de meditação ativa, que têm por objetivo movimentar o fluxo energético do corpo através de respirações alternadas que geram movimentos corporais de extravasamento. Dessa forma, o signo pode expandir sua energia e transbordar todos os seus processos de ira, felicidade e até mesmo extroversão.

Touro: Meditação com cacau

Taurinos gostam de conforto e priorizam novos experimentos gastronômicos. Por isso têm nas cerimônias de cacau uma ótima forma de colocar em prática a meditação. O cacau é usado desde a antiguidade para criar uma conexão com os deuses e com a espiritualidade através de uma espécie de chá, que age trazendo mais prazer e relaxamento, assim como o chocolate. Depois de tomar a bebida, é só pegar uma mantinha e embarcar na meditação!

Gêmeos: Meditação guiada

Regidos por Mercúrio, geminianos gostam de explorar a comunicação até mesmo quando o assunto é meditação. E quem disse que, para meditar, é preciso o silêncio absoluto? Através de meditações guiadas, em que uma pessoa conduz a jornada meditativa, Gêmeos pode usar o poder frutífero de sua mente para visualizar os cenários que o levarão até o objetivo da meditação. Também é possível escolher meditações guiadas no YouTube e criar uma rotina meditativa para espairecer o seu campo mental tão movimentado!

Câncer: Liberação emocional

Câncer é um signo que curte ficar recolhido, dentro de sua própria concha e olhando para seus próprios sentimentos. Por isso, cancerianos vão preferir processos meditativos que não os deixem à deriva. Sendo assim, criar um espaço seguro em casa, em um momento da rotina dedicado somente para si mesmo, pode ser a melhor escolha. Com isso, Câncer se sentirá à vontade para expressar todos os sentimentos que vierem à tona com a meditação.

Meditação - Getty Images - Getty Images
Cancerianos preferem recolhimento na hora de meditar
Imagem: Getty Images

Leão: Danças meditativas

Leão é regido pelo Sol e pelo elemento fogo, atributos que trazem muita energia e desenvoltura aos nativos desse signo. Portanto, técnicas de meditação com dança e movimento corporal são bastante indicadas para os leoninos, que vão sentir vigor físico ao serem conduzidos por danças e ritmos empolgantes. Mais do que isso, é possível que o signo transforme outros processos físicos em pura meditação, como exercícios aeróbicos, caminhadas e até mesmo corridas.

Virgem: Aplicativos de meditação

Virginiano adora um passo a passo, por isso nem sempre meditar sozinho é uma escolha que dá certo. Para facilitar a vida das pessoas desse signo, os aplicativos com diversos tipos de meditação são mais do que indicados. Isso porque eles contêm dicas do que será preciso para meditar, além de sugestões para lugares específicos e contagem automática de respirações. A organização da rotina de Virgem ficará ainda mais completa ao marcar no despertador o momento de usar o app preferido.

Libra: Mantras

Por ser regido pelo elemento ar, Libra é um signo expansivo e curioso, que gosta de estar em contato com outras pessoas e outras fés para aprofundar seu próprio caminho espiritual. Por isso, se conectar com os mantras é um estímulo a mais para os nativos desse signo meditarem com excelência. Afinal, os cânticos tradicionais de espiritualidades como a budista e a hindu trazem a expansão da consciência através de uma linguagem que se conecta diretamente com divindades e energias.

Escorpião: Mergulho profundo

Escorpião é um signo que não tem medo de mergulhar nas próprias sombras, indo profundamente em seu interior para buscar as respostas que são necessárias. Por isso, é um signo que tem facilidade para seguir a meditação individualmente e intuitivamente. A maior dica para os nativos desse signo aproveitarem o processo meditativo é terem, ao seu lado, papel e caneta para anotar os insights que vierem ao final do processo.

Sagitário: Retiros meditativos

O espírito aventureiro de Sagitário vai fazer com que processos meditativos em lugares diferentes e por vezes exóticos sejam para lá de proveitosos. Sabe aquela história de subir uma montanha para meditar em seu topo? É a cara do sagitariano! Ir para retiros espirituais e respirar o ar puro de novas paisagens são grandes estímulos para a meditação deste signo.

Capricórnio: Vipassana

O Vipassana é uma antiga técnica meditativa indiana, usada para conciliar a concentração e a tranquilidade através do silêncio. A partir da exclusão dos estímulos externos, cada pessoa é convidada a analisar seus processos internos e silenciar não somente o campo mental, mas também a comunicação. Ótimo para Capricórnio, signo que traz a estabilidade do elemento terra para guiar um processo tão profundo e tão simples ao mesmo tempo.

Aquário: Meditação espiritual

A natureza investigativa e questionadora de Aquário faz com que o signo tenha abertura para procurar novas ferramentas meditativas através de técnicas espirituais e energéticas. Por isso, meditação com cristais, meditação para alinhamento de chakras e meditação com posições de ioga são ótimas indicações para aprofundar seu processo meditativo. A partir da exploração do conhecimento, Aquário pode encontrar um novo ideal para sua vida, dessa vez voltado à espiritualidade.

Peixes: Meditação sonora

O espírito artístico e poético de Peixes permite mergulhos profundos a partir de instrumentos sonoros terapêuticos na hora de meditar. Para isso valem tigelas tibetanas, sinos, taças de cristal e tambores xamânicos. A experiência a partir dos sons será ainda mais transcendental para os piscianos, que podem sentir dificuldade de se concentrar em meditações sem atrativos artísticos.