Topo

Câncer recorre à família e Touro, à fé: como signos agem quando sentem medo

Com base no signo solar é possível conhecer um pouco mais sobre a essência de cada um  - DianaHirsch/ iStock
Com base no signo solar é possível conhecer um pouco mais sobre a essência de cada um Imagem: DianaHirsch/ iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

01/11/2021 04h00

Já ouviu aquele ditado: "Se tiver medo, vai com medo mesmo"? Só que a história não é tão simples assim. Enquanto algumas pessoas encaram qualquer desafio sem pestanejar, há os que se abalam diante do que precisa ser enfrentado ou mesmo recuam pelo medo que passam a sentir.

O mais interessante é a possibilidade de antecipar esse comportamento com a ajuda dos astros. Com base apenas no signo solar (atrelado à data de nascimento), é possível conhecer um pouco mais sobre a essência de cada um, descobrindo como cada representante do zodíaco tende a lidar com o medo. É o que mostra, a seguir, a astróloga e psicanalista Virginia Gaia.

Como os signos reagem quando sentem medo

Áries

O apressado guerreiro do zodíaco costuma ser ousado e destemido em qualquer situação. Caso sinta medo diante de alguma circunstância, prefere passar logo pela experiência e virar a página. Só que, com isso, muitas vezes não se dá a chance de aprender com o ocorrido e assimilar os ganhos por lidar com suas sombras.

Touro

O taurino é daqueles que evitam mudanças bruscas e, quando se amedronta diante de algo inevitável, acaba se apoiando na fé e no aconselhamento de várias pessoas. Também é o signo que mais compartilha com os outros os seus receios.

Gêmeos

É da turma que tenta elaborar a situação de maneira racional, o que pode deixar o geminiano ainda mais confuso e apegado a pequenos detalhes. Para o nativo de Gêmeos, a vida é feita de experiências, mas ele também tem sua forma de resistir frente ao que lhe provoca medo.

Câncer

É comum o canceriano pedir ajuda para as pessoas mais próximas e íntimas, ao mesmo tempo em que busca parecer forte para quem não o conhece bem. Muitas vezes pede apoio à família e amigos para buscar a força que precisa em suas raízes.

Signos - evgenyatamanenko/ iStock - evgenyatamanenko/ iStock
Cancerianos tendem a buscar apoio na família quando precisam enfrentar o medo
Imagem: evgenyatamanenko/ iStock

Leão

Não é raro Leão omitir os próprios medos para não passar a imagem de fragilidade perante as situações. Só que nem sempre lida bem com o medo. Por essa razão, é comum precisar de ajuda para se perceber ao longo de processos de mudança.

Virgem

Geralmente tímido, o nativo de Virgem pode até demorar um pouco para dar o primeiro passo, mas depois que se organiza emocional e internamente, tende a encarar desafios de forma enérgica e cheio de força.

Libra

Como odeia conflitos, o libriano acaba resistindo às viradas de páginas, pois não consegue abrir mão facilmente de tudo. Além do mais, sua postura depende do fato de ter ou não parceiros nessa jornada para compartilhar questões íntimas.

Escorpião

Mesmo que oscile muito ao longo do caminho, o escorpiano tende a encarar todas as ocorrências como aprendizado. Caso dramatize demais a situação, falando muito sobre o processo, isso pode ser parte da racionalização do que está vivendo.

Sagitário

Naturalmente otimista, quem nasce com o Sol em Sagitário acaba abraçando o novo e entrando de coração aberto em qualquer situação — o que pode fazer com que passe dos limites até sem perceber. É importante que busque o autoconhecimento para não se perder no meio do caminho.

Capricórnio

O capricorniano tende a encarar os medos e as mudanças com toda a garra, muitas vezes tentando controlar demasiadamente a situação. Mas igualmente é possível que banque o durão para não demonstrar que está com medo.

Aquário

Irreverente desde cedo, caso conheça razoavelmente em que está se metendo, Aquário consegue encarar medos e desafios. Porém, ao lidar com algo totalmente desconhecido ou que sinta dificuldade de entender, pode acabar se intimidando.

Peixes

Como é muito intuitivo, o pisciano acaba conciliando essa faculdade natural do signo com a abertura ao aprendizado prático. Se tiver apoio de alguém ou mesmo recorrendo à própria fé, lida com o medo tentando buscar um novo equilíbrio interno.