Topo

Sem presentes ou extravagâncias: como signos controlam orçamento do mês?

Como cada signo faz para conter os gastos?  - iStock
Como cada signo faz para conter os gastos? Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

09/11/2021 04h00

Com os preços de itens básicos para o dia a dia dando saltos, a saída para não se endividar é rever os gastos. Nessas horas, cortar supérfluos é regra. Só que nem sempre isso é suficiente, exigindo uma atitude um pouco mais severa com o controle financeiro.

Segundo a astróloga e alquimista Cristiane Toledo, d'A Alquimia do Ser, signos ligados ao elemento Terra geralmente são os mais econômicos e organizados em relação ao dinheiro. "Mas todos dão um jeitinho de apertar o cinto na hora em que é necessário economizar", afirma.

A seguir, a especialista revela com o que cada um dos representantes do zodíaco topa segurar a mão e o bolso na hora do aperto de grana.

Economia e signos: como fazem para economizar?

  • Áries

Verdade seja dita, o ariano gasta muito por impulso e, geralmente, não é muito de poupar. Por gostar de correr riscos, o processo de organização das contas pode ser um pouco difícil, mas se tiver que cortar algo, ele se desfaz rapidamente do carro, da bicicleta, daquele aparelho de ginástica encostado na garagem, pois sabe que logo, logo poderá ter tudo novamente.

  • Touro

Materialista que é, dificilmente Touro se desapega de suas coisas. Porém, quando o saldo beira o vermelho, diminui os passeios que envolvem gastos, adia as viagens que curte fazer e deixa de ir aos shows que tanto gosta —só não abre mão da tradicional pizza do domingo.

  • Gêmeos

Esse signo sempre encontra uma maneira de levantar um dinheirinho quando precisa. Gêmeos é criativo a ponto de se divertir com pouca grana, então nada afeta seu lazer. O grande desafio é deixar o cartão de crédito em casa e evitar eventuais dívidas —o que às vezes consegue, às vezes não.

  • Câncer

Mesmo a contragosto e reclamando internamente, o canceriano dá um jeito de cortar despesas desnecessárias, incluindo aí a compra de presentes para familiares, para a casa e seu amor. Por ser extremamente generoso, Câncer vive presenteando todo mundo que ama e investindo no conforto do seu lar.

  • Leão

Com muito mau humor, o leonino corta tudo o que vê pela frente, desde as compras de roupas e maquiagem, livros e até viagens. Fica neurótico apagando as luzes da casa para economizar. Obviamente, aproveita a situação para o conhecido teatro leonino, se fazendo de vítima para chamar atenção dos demais.

  • Virgem

O virginiano, em geral, é econômico e sempre pesquisa preços em busca dos mais baixos. Quando as finanças apertam, logo corre para suas planilhas e analisa item por item, checando por onde pode começar a efetuar cortes no seu orçamento mensal, abandonando o que considera "frivolidades", como aquela viagem tão bem planejada.

  • Libra

Assim como o canceriano, o nativo de Libra é generoso, está sempre disposto a gastar com luxo e adora fazer suas comprinhas. Tentando economizar, a alternativa que encontra é pechinchar o preço das peças que não conseguir resistir.

  • Escorpião

Sempre no controle da situação financeira, é certeza que Escorpião tem uma reserva para tempos de sufoco. Caso fuja à regra e não tenha nenhum pé de meia, intuitivamente consegue desenvolver alguma estratégia para reverter qualquer situação. É do tipo que investiga tim-tim por tim-tim dos gastos, cortando, em primeiro lugar, contas com peças luxuosos e outras extravagâncias.

  • Sagitário

Apesar de ser gastador, Sagitário não se importa em segurar a mão quando necessário. Por um tempo, deixa suas idas a bares, baladas e restaurantes de lado, bem como diversões, compras de roupas e acessórios. O importante é nada cortar sua liberdade, o bem mais precioso para o sagitariano.

  • Capricórnio

Um dos signos mais econômicos do zodíaco, sabe administrar seu dinheiro muito bem. Quando é necessário abrir mão de algo, não pensa duas vezes antes de deixar de ir a restaurantes, passeios de finais de semana, além de adquirir futilidades e tudo mais que puder, até normalizar sua situação. Tudo porque é extremamente exigente e disciplinado em relação ao dinheiro.

  • Aquário

Geralmente o aquariano é responsável e se mostra disposto a fazer ajustes em seu orçamento quando a coisa não está rolando bem. Assim, opta por restaurantes mais baratos e economiza e planeja seu mês. Mas como é humanitário, muitas vezes corta seus próprios gastos para ajudar alguém, pois não sabe dizer "não".

  • Peixes

Nem sempre o pisciano consegue reduzir seu consumo e contrai grandes dívidas por tal comportamento. O dinheiro vem e vai rapidamente, e muitos detalhes financeiros (sobretudo gastos que poderiam ser cortados) passam despercebidos, o que pode provocar as explosões emocionais e dar um fim a suas fantasias e sonhos.