Topo

Signos arrasam na primeira impressão graças ao ascendente. Entenda

O ascendente define a primeira impressão de alguém, seja no date ou na entrevista de emprego - gradyreese/ iStock
O ascendente define a primeira impressão de alguém, seja no date ou na entrevista de emprego Imagem: gradyreese/ iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

27/10/2021 04h00

Por mais que o signo solar seja responsável pelas principais características atreladas a uma pessoa, é o ascendente que define a primeira impressão de alguém, seja no date, na entrevista de emprego ou numa apresentação qualquer.

"As características do signo ascendente são bem marcantes, pois atuam junto ao signo solar. O ascendente determina a maneira como a pessoa se apresenta ao mundo, a relação com o corpo, a aparência e a forma como inicia todas as coisas na vida. Ou seja, o ascendente é o cartão de visitas —o que, em outras palavras, significa também 'primeira impressão''', explica a astróloga Virginia Gaia.

Como descreve as condições do nascimento e a "primeira respiração", ainda bebê, o ascendente também determina as tendências naturais da forma como cada um exerce a sua individualidade.

Do ponto de vista técnico, o signo ascendente é aquele que ascende (ou seja, nasce) no horizonte leste, no horário exato do nascimento. "É parte da mesma circunferência por onde passam o Sol e os demais planetas —a eclíptica, que é dividida em 12 partes iguais (os signos), com base nas estações climáticas do ano", cita Virginia.

De acordo com a especialista, a diferença entre os signos solar e ascendente é que, enquanto o primeiro leva em consideração o movimento anual aparente do Sol pelos signos do zodíaco, o segundo mede o movimento da abóbada celeste ao longo de 24 horas. "Significa que o signo solar é relacionado ao movimento de translação da Terra e o seu ascendente varia de acordo com a rotação", acrescenta.

Para descobrir qual é o ascendente, há vários sites que oferecem o serviço gratuitamente, inclusive o da astróloga Virginia Gaia.

A seguir, a especialista aponta como tende a ser a primeira impressão de todas as pessoas a partir do ascendente. De quebra, dá dicas para todos arrasarem.

Signos x primeira impressão

Ascendente em Áries

A iniciativa é a marca de quem tem o ascendente em Áries, o primeiro dos signos do zodíaco, pois não precisa fazer muito esforço para começar algo e "chegar chegando". Entretanto, é importante demonstrar que tem consistência em suas ações. Também é necessário controlar a ansiedade para não acabar agindo precipitadamente.

Ascendente em Touro

Quem tem ascendente em Touro costuma ser gentil e prezar pelo senso estético, o que favorece muito o contato inicial. Para melhorar, só precisa ficar atento ao dar um primeiro passo, pois existe a tendência de ser um pouco lento nas ações —ele precisa sentir firmeza na situação, antes de agir.

Ascendente em Gêmeos

A boa comunicação é sempre ponto favorável na primeira impressão. O ascendente em Gêmeos não tem dificuldade nisso, mas pode parecer um pouco dispersivo. Assim, deve lembrar de sempre construir raciocínios que mostrem clareza nas ações e objetivos.

Ascendente em Câncer

A turma com ascendente em Câncer é boa ouvinte, o que significa deixar o impacto acolhedor já no primeiro contato. Entretanto, seria melhor se não expressasse emoções em demasia, pois esse ascendente costuma marcar pessoas que se derretem com facilidade.

Ascendente em Leão

Para o ascendente Leão, a expressão é o meio de contato com o mundo. Então, ou é oito ou oitenta: da extrema espontaneidade ou a timidez patológica quando esse ponto do mapa não é bem trabalhado. Tende a ganhar e melhorar ainda mais ao ser apenas natural e não se preocupar tanto com a performance nos primeiros encontros.

Ascendente em Virgem

É o ascendente dos detalhistas e cautelosos, o que pode fazer com que a pessoa acabe sendo um pouco retraída quando se encontra com alguém pela primeira vez. Para se sair melhor, precisa buscar um ponto de segurança para se comunicar com mais firmeza.

Ascendente em Libra

Quem tem este ascendente sabe ser gentil e diplomático, mas também é daqueles que, muitas vezes, têm dificuldade em se expressar, ao mesmo tempo em que exerce a própria individualidade. É importante, então, buscar agir com independência.

Ascendente em Escorpião

O signo de Escorpião no ascendente marca quem, em um primeiro momento, acaba sendo meio desconfiado na ação. Por isso, há a chance de passar a impressão de ser misterioso. Quebrar o gelo e se mostrar mais acessível é a melhor alternativa.

Ascendente em Sagitário

É o ascendente daqueles que têm bom humor e costumam agir de maneira muito natural —às vezes, até demais. Por isso, é imprescindível controlar o impulso para não queimar a largada logo de cara.

Especialista aponta como tende a ser a primeira impressão de todas as pessoas, a partir do ascendente - monkeybusinessimages/ iStock - monkeybusinessimages/ iStock
Especialista aponta como tende a ser a primeira impressão de todas as pessoas a partir do ascendente
Imagem: monkeybusinessimages/ iStock

Ascendente em Capricórnio

Capricórnio é o ascendente de quem passa imagem de seriedade e credibilidade, mas que corre o risco de pecar pelo excesso de formalidade. Ou seja, é preciso relaxar de vez em quando.

Ascendente em Aquário

O ascendente no signo de Aquário traz criatividade, inventividade e alta comunicabilidade. Porém, a pessoa precisa mostrar que também tem foco e que não é somente mental, o que geralmente passa um pouco o tom de superficialidade.

Ascendente em Peixes

Trata-se do signo ascendente de quem é criativo, artístico e, também, muito sensível ao ambiente, o que significa que precisa aprender a colocar bem um filtro em relação às más influências. Além disso, deve demonstrar também capacidade de planejamento e solidez nas ações.