Topo

Sobrancelha fina, francesinha, sombra brilhante: anos 2000 de volta na make

Bocão com efeito molhado é tendência de beleza - iStock
Bocão com efeito molhado é tendência de beleza Imagem: iStock

Karina Hollo

Colaboração para Universa

22/10/2021 04h00

Os anos 2000 estão de volta! Nas passarelas da Paris Fashion Week, vimos as tendências do começo do milênio bombarem e tudo indica que elas devem tomar conta das ruas nos próximos meses. Da sobrancelha mais fina à unha francesinha, a estética que até ontem era considerada ultrapassada está voltando para reconquistar nossos rostos e cabelos. Saiba mais sobre essa onda a seguir.

Bocão - iStock - iStock
Glossy lipstick já conquistou as celebridades brasileiras
Imagem: iStock

Lápis de boca

Sim, você leu certo. A febre dos anos 1990 e 2000, queridinha de Naomi Campbell, voltou —quem não notou Anitta no tapete vermelho do Baile do Met? Lá estava a "Girl From Rio" com glossy ombre lips, um bocão com efeito molhado de respeito. A ideia é apostar em tons mais escuros que contrastem com a cor natural dos lábios e, para finalizar, investir em uma camada de gloss transparente.

"Quer tentar? Escolha um lápis de uma cor um pouco mais escura do que a de seus lábios, mas não muito escuro", aconselha Wagnê Carvalho, maquiador do salão us3, em São Paulo. "Esse efeito dá dimensão para os lábios, pois adiciona sombra e luz. E se contornar os lábios levemente para fora, vai conseguir um efeito visual de lábios mais volumosos."

Francesinha - iStock - iStock
Unha francesinha chega em versões coloridas
Imagem: iStock

Francesinha

As famosas unhas em dois tons —natural e pontas brancas— voltaram para sacudir o mundo da manicure e da nail art. Na dúvida se deve ou não embarcar nessa onda retrô? Comece com uma versão mais fina ou se jogue e aposte em cores complementares, como azul e vermelho, verde e laranja.

"A tradicional francesinha ganhou várias versões com a onda da nail art, desde as mais ousadas, com animal print nas pontas, até as mais minimalistas, com cores básicas nas unhas e ponta mais intensa —verde menta, lilás, rosa chiclete, tons fluorescentes e efeitos holográficos", dizem Luciele e Camila Schumacher, sócias da Elo Nails Art, em São Paulo.

Elas acrescentam que a evolução fica por conta das variações, como a francesinha dupla, diagonal e invertida. "Para quem não tem firmeza para fazer o traço à mão livre, há um material que está fazendo o maior sucesso. Ele se chama carimbo em silicone para unhas. Acessível, seu manuseio é extremamente fácil. Basicamente você passa o esmalte no carimbo, pressiona sobre a unha e sua francesinha dos sonhos está pronta", ensinam.

Sobrancelhas finas - DmitryYakunin/ iStock - DmitryYakunin/ iStock
Sobrancelhas finas voltaram a ser tendência
Imagem: DmitryYakunin/ iStock

Sobrancelhas finas

Quem passou as últimas temporadas lutando com poucos pelos nas sobrancelhas pode comemorar —parece que as versões mais finas estão de volta. "Assim como o cabelo, as sobrancelhas moldam o rosto. Procure sempre um profissional de confiança na hora de afiná-las. Elas continuam precisando ter um desenho específico para o formato de cada rosto e ficarem harmônicas. Fazendo em casa, você corre o risco de criar falhas", explica a visagista e micropigmentadora Raphaella Bahia, da FR Microcenter. Por aqui, quem aderiu à moda foi Cleo Pires, que anda mostrando sobrancelhas arqueadas e arrepiadas.

Cabelos chapados - iStock - iStock
Depois de temporadas de ondulados, os fios lisos voltam aos holofotes
Imagem: iStock

Cabelos chapados

Lá fora, a tendência se chama "poker straight". Eis que depois de temporadas de ondulados, os fios lisos voltaram a dar o ar da graça. Para arrematar, invista em piranhas e presilhas fashionistas para compor o look. Nada nos lembra mais do final dos anos 1990, começo dos anos 2000, do que cabelos lisos, chapados. Basta pensar em Paris Hilton, Beyoncé, Jennifer Lopez e até Jennifer Aniston. Depois, o look deu lugar a texturas mais naturais.

Mas, na semana de moda de Milão, o estilo ressurgiu com força total —em Fendace, Dua Lipa na Versace? "Estamos vendo tendências voltando e com o cabelo não seria diferente", observa o hair stylist Ronan Gedeoni, do salão 1838, em São Paulo. "Passamos pelo shaggy e pelo wolf e agora estamos vendo os lisos, que trazem brilho e sedosidade. Mas para conseguir o efeito, é importante manter o cabelo saudável, hidratado, com as pontas cortadas. E se for secar ou passar a chapinha, lembre-se sempre do protetor térmico, inclusive para o efeito liso durar mais."

Sombra cintilante

A vibe Christina Aguilera promete tomar conta do universo de beauté. Sim, parece que no verão 2022, brilho pouco vai ser bobagem. A cintilância vai ganhar terreno nas sombras, nos blushes, nos batons, nos esmaltes. Mas, lógico, use um de cada vez. "Se a sombra é brilhante, vale escolher cores menos contrastantes, se quiser ser discreta. No entanto, se você é do time que gosta de ousar, tons vibrantes deixam o look moderno", diz Wagnê.