Topo

Sua sogra tem mesmo signo que você? O que esperar de combinação astrológica

Lealdade, competitividade ou diálogo: "match" dos signos entre genro e sogro tem diferentes características  - Xesai/IStock
Lealdade, competitividade ou diálogo: 'match' dos signos entre genro e sogro tem diferentes características Imagem: Xesai/IStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

29/08/2021 04h00

Das crenças populares que têm mais força, há a ideia de que a relação entre sogra e nora é sempre complicada — o que vale também quando envolve o sogro ou o genro na combinação parentesca. Se os dois envolvidos no atrito têm o mesmo signo e, consequentemente, essência igual, aí a coisa desandaria de vez. Mas a história não é bem assim, segundo a astrologia.

Genro, sogro, nora, sogra: combinações astrológicas

Antes de tudo, a astróloga Soraia Brito, do Astroregis, explica que todo signo tem seu lado de sombra e também de luz. "A astrologia capta a energia desses dois lados - e a pessoa pode dar mais vazão a um ou a outro", explica. Por isso o comportamento de quem tem o mesmo signo não é assim tão igualzinho.

Dito isso, eis aqui as possíveis formas de relação entre genro, sogro, nora e sogra:

  • Áries

O nativo do signo ama a liberdade e gosta de tomar as próprias decisões, sem receber palpites - ou seja, se houver respeito de opiniões, sem pitacos que não foram solicitados, dá para levar a relação. Mas Áries é competidor por natureza. Se algum deles sentir que está em desvantagem, automaticamente aciona o modo "adversário" rapidinho, alavancando uma disputa entre sogra/sogro e nora/genro do mesmo signo.

  • Touro

Quem nasce sob Touro é afetivo e observador. Porém, considera que tudo é seu. A possessividade é a marca do taurino, embora muitos não a reconheçam. Tanto sogros quanto noras e genros são muitos leais e, se ambos os taurinos cederem um pouquinho, a convivência terá liga. Mas se houver provocação de ciúmes, a relação perde espaço, levando cada um a se manter na sua.

  • Gêmeos

Entre a dupla que tem Gêmeos em comum, haverá muito diálogo, mas que nunca avança além do superficial. Geminiano não quer intimidade com sogros do mesmo signo e vice-versa. O nativo tem um senso de curiosidade e gosta de mudanças, desde que geradas por ele mesmo - e não pelos outros.

  • Câncer

Além de cuidadoso e atencioso, o canceriano é possessivo e protetor. Se a mãe ou o pai perceber que a felicidade do filho está em perigo, mesmo não tendo motivos, não verá obstáculos para conseguir o que quer. E se a nora ou genro vir que os sogros invadem ou tentam segurar esse filho, aí o relacionamento tende a virar um caos.

  • Leão

Como tem consciência dos seus atributos, Leão precisa ser o centro de atenção. Se respeitarem essa visão, o leonino é um amor de pessoa. Mas caso a nora ou a sogra se sinta de lado, diante do filho ou parceiro, o bicho pega. Tal qual Áries, Leão é competitivo, mas num aspecto diferente, pois o nativo corre o risco de se perder na autoconfiança.

  • Virgem

Controle é a palavra inconsciente de Virgem, tanto no campo das emoções como no dia a dia. Por isso, costuma ser muito crítico. Na relação familiar, observa demais, o que pode virar problema, pois o nativo acredita firmemente que só o jeito dele é o certo. Se um dos lados ceder e permitir isso, a relação entre dois virginianos flui.

  • Libra

Ponderado, Libra tenta compreender através da nora ou genro o que seu filho (ou filha) viu na relação, idealizando o que há de bom nessa convivência. Como elegância e paixão predominam no signo, existe uma tentativa maior de compreensão. A harmonia, para o libriano, é questão de sobrevivência. Mas existe um lado negativo: o nativo não costuma falar o que pensa - só observa e somatiza tudo - e acaba sofrendo sozinho.

  • Escorpião

Superprotetor, Escorpião observa muito para depois agir. Ele praticamente consegue fazer um raio-X de qualquer personalidade, inclusive sentindo o bem e o mal. Como é desconfiado, é preciso ganhar a confiança da nora ou genro ou dos sogros escorpianos. Depois disso, a amizade rola, desde que ninguém pise na bola com o outro.

  • Sagitário

Quem nasce nos dias de Sagitário valoriza a curiosidade e o conhecimento, um bom papo e boas histórias. Também espera franqueza nas relações, pois mentiras ou enrolações não são com ele. Sincero até demais, tudo é exagerado no nativo do signo. Ele tem as suas verdades, às quais se apega. É justamente nesse ponto que podem surgir grandes divergências quando dois sagitarianos precisam conviver.

  • Capricórnio

Geralmente, o capricorniano é mais calado, preocupado com a estabilidade material da vida, incluindo subsistência, bens e valores. Prático e focado, esforço é a palavra-chave para quem nasce sob o signo. Além do mais, é exigente e quase sempre preocupado. Mas relação entre dois representantes de Capricórnio, sobretudo no aspecto da teimosia, pode complicar.

  • Aquário

Inteligência é tudo para o aquariano, que procura entender todas as questões, mas não é muito aberto a críticas. Portanto, a amizade e a troca são muito importantes para qualquer nativo do signo, bem como pensar no futuro e ter projetos. É por isso é que a relação de sogros e noras e genros de Aquário funcionam bem quando existe um diálogo forte e trocas, sem esconder nada.

  • Peixes

O pisciano se encontra naquilo que interessa a ele - e que pode não fazer sentido para as outras pessoas. É flexível e espera isso de qualquer relação, inclusive com os pais ou companheiros dos filhos. Sonha muito, idealiza e é a favor da paz. Quando há interesse na vida do membro da família que chegou pelo casamento, a relação pode ser incrível entre dois nativos de Peixes.