Topo

O que levar na bolsa de maternidade? Veja itens essenciais para mãe e bebê

Saiba o que é necessário na bolsa de maternidade do bebê e da mãe - iStock
Saiba o que é necessário na bolsa de maternidade do bebê e da mãe Imagem: iStock

Eligia Aquino Cesar

Colaboração para Universa

12/08/2021 04h00

Quando a gravidez entra na reta final é natural que a futura mamãe comece a contar os dias para ver o rostinho do bebê que se desenvolveu na barriga dela nos últimos nove meses. Junto a essa ansiedade natural, é preciso pensar em questões práticas, como os derradeiros detalhes do quarto do bebê, terminar de montar o enxoval e, claro, deixar a bolsa de maternidade pronta para o grande dia.

Esse item é fundamental para o dia do parto, já que quando as primeiras contrações surgirem não haverá muito tempo para se preparar para o hospital - é aí que começa a corrida rumo ao nascimento. Por isso, o ideal é já deixar tudo separado com algumas semanas de folga em relação 'a data estimada do parto.

Entenda abaixo o que levar na bolsa da mãe e do bebê.

O que levar na bolsa de maternidade da mãe

Camila Couto Gomes, enfermeira obstetra da rede parceira Care Plus, ensina que ao pensar nos preparativos para o nascimento do bebê o ideal é deixar tudo pronto quando a mulher entrar na 36ª semana de gestação. Para a bolsa da mãe, ela recomenda que sejam incluídos os seguinte itens:

  • três pijamas ou camisolas da escolha da gestante e que sejam confortáveis;
  • cinco calcinhas de cintura alta;
  • dois sutiãs de amamentação;
  • um par de chinelos.
  • escova de dentes
  • creme dental
  • absorventes

Pode parecer que a quantidade de roupas de dormir sugeridas na lista é um tanto quanto exagerada, mas Gomes explica que esse número é necessário porque, fora o trabalho de parto, a mulher deverá permanecer na maternidade por ao menos dois dias depois de dar à luz. "As mães só recebem alta em muitos hospitais após o teste do pezinho ser realizado no recém-nascido. O exame só pode ser colhido quando o bebê tiver a partir de 48 horas de vida", esclarece.

É importante destacar que após o parto há um sangramento intenso que pode durar até cinco semanas depois do nascimento do bebê. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a perda de sangue que ocorre após o parto não é menstruação, já que não há ovulação. Quando dá à luz a mulher perde também muco e restos de tecidos do útero. O nome científico desse processo é lóquios e pode durar até cinco semanas. Por isso, a necessidade do uso de absorventes no pós-parto - o indicativo é levar itens de higiene pessoal em geral para o hospital.

Enfermeira obstetra e sócia-fundadora da Afeto Educação em Saúde, Daniela Tieko Ohnishi aconselha as mães que possam investir um pouco mais a comprarem calcinhas próprias para incontinência urinária, que são descartáveis. Ela conta que indica a peça para o pós-parto e também para antes do bebê nascer, caso a mãe queira ter o filho via normal ou natural.

"Após a ruptura da bolsa, vai ter vazamento de líquido até a mulher chegar ao hospital e essa calcinha ajuda muito nisso. Ela vai bem também depois do parto devido ao aumento substancial do fluxo de sangramento vaginal", pontua.

Outra dica de Gomes é acrescentar uma roupa para a saída da mãe da maternidade porque algumas gestantes, principalmente na rede pública, entregam a roupa para marido, colocam a camisola e, na hora da alta, não têm o que vestir.

O que levar na bolsa de maternidade do bebê

Ohnishi usa o mesmo critério para a mala do bebê e para a mala da mãe: praticidade. Ela argumenta que, cada vez mais, as mulheres estão priorizando malas mais práticas, como aquelas que têm formato de mochila, contam com diversos compartimentos e que, apesar de serem bastante espaçosas, não fazem volume.

"Pensando no uso posterior, as malas de alça são difíceis de carregar se a mãe estiver sozinha. Imagine a cena: mala no ombro, criança no colo e empurrando o carrinho. Acho a mochila bem mais prática", defende.

Em relação às roupinhas que devem ser levadas à maternidade, as especialistas recomendam o seguinte:

  • macacão,
  • calça com pés
  • seis bodies de mangas compridas
  • três mantas de malha ou flanela;
  • um pacote de fraldas descartáveis,
  • um cobertor intermediário mais quentinho;
  • um par de luvas;
  • cinco fraldas de boca;
  • três pares de meia;
  • lixa de unha
  • sabonete líquido próprio para bebês.

Outra dica serve para as mães que querem evitar que as pessoas que segurem o bebê acabem encostando o recém-nascido diretamente no próprio corpo. Para isso, basta Incluir em sua bolsa duas fraldas grandes e pedir para quem pegar usá-la como um tipo de proteção para que o bebê não tenha contato direto com a pele ou vestimenta da pessoa.

Para os pais que têm carro, Ohnishi aconselha a deixar o bebê conforto já encaixado no banco traseiro, "Prefiro o item cujo modelo tenha a base instalada no carro, porque aí você só acopla e facilita quando estiver com a criança nele: é só encaixar", ensina.

Uma dúvida comum entre as mães é se os itens da bolsa do bebê são os mesmo se ele nascer no inverno ou no verão. Para Gomes, isso depende da região do nascimento.

"Em regiões muito quentes como o Nordeste, especialmente nos dias mais quentes, pode ser indicado o uso de bodies de manga curta. Porém, como o recém-nascido pode perder temperatura corporal nas primeiras 24 horas de vida, geralmente o mantemos mais aquecido", afirma.