PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Solstício de inverno acontece hoje e remete às comemorações de Natal

Solstício de inverno acontece hoje e remete às comemorações de Natal - Unsplash
Solstício de inverno acontece hoje e remete às comemorações de Natal Imagem: Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

21/06/2021 04h00

Yule é um antigo festival pagão que marca o solstício de inverno e o nascimento do Deus Sol, que ainda é muito pequeno para aquecer verdadeiramente os nossos dias. Porém, com a chegada da estação mais gelada do ano, é possível saber que o frio se findará a cada dia que passa. Isso fazia com que os antigos comemorassem a promessa de uma nova estação, mais quente e fértil, a caminho.

Muitas práticas natalinas foram inspiradas nos rituais antigos de Yule, como a troca de presentes, por exemplo. Além disso, cores como vermelho, verde e dourado também marcam o festival pagão, conhecido como sabbat. Símbolos como estrelas, cogumelos, troncos e pinheiros eram usados para enfeitar o branco da neve.

Nada muito distante do que estamos acostumados no Natal, certo? Mas será que faz sentido comemorá-lo em pleno mês de junho? Se observarmos as comemorações pagãs como marcos da ciclicidade da natureza e da passagem das estações, entendemos que as festividades cristãs se adequaram às estações do hemisfério norte. Por isso o Papai Noel vem em seu trenó todo agasalhado e com resquícios de neve, ainda que não faça sentido para o dezembro tropical do hemisfério sul.

Junto com o solstício de inverno no hemisfério sul, temos o Sol entrando no signo de Câncer, anunciando uma temporada mais afetiva e sensível. Como todo inverno, a tendência é ficarmos mais introspectivos e em recolhimento, poupando energia. Por isso, alguns rituais de Yule podem ser uma forma de receber a estação gelada com mais consciência e proteção.

Veja abaixo como se conectar com esse sabbat.

Troca de presentes

Sim, dar um agrado para aquela pessoa amada aquece nosso coração e deixa qualquer inverno mais acolhedor. Para isso, conte com a praticidade da tecnologia, que permite enviar comidas gostosas e outros agrados mesmo à distância. Neste dia, uma mensagem de afeto pode ser poderosa para dar força às pessoas. Afinal, no frio é mais comum sentirmos melancolia e solidão, ainda mais em plena pandemia.

Bebidas típicas

O vinho com frutas e o hidromel são bebidas típicas de Yule. Quer coincidência melhor o festival acontecer em plena época de festa junina? Fazer um quentão ou um vinho quente para a noite de Yule também é uma forma de se conectar com essa energia de celebração pelos ciclos da natureza.

Fogueiras

E por falar em festas juninas, as fogueiras também estão presentes em Yule, como forma de honrar o fogo e chamar o calor. Vale fogareiro, vale acender velas, vale tornar o ambiente mais aconchegante com o calor do fogo. Um jantar à luz de velas para quebrar a monotonia? Também vale! O importante é aquecer corpo e coração. Aproveite para escolher as cores das velas de acordo com a tradição.

Proteção para a casa

Guirlandas são típicas no natal e, por isso, também estão associadas ao Yule. Fazer uma guirlanda com ervas secas como alecrim, arruda e louro é uma boa dica para comemorar a festividade. Enfeite com objetos dourados, vermelhos e verdes e coloque na porta da sua casa durante o inverno. O acessório ajudará a manter seu lar protegido e a afastar influências que possam atrapalhar a harmonia da convivência.

Playlist do coração

Sabe aquelas músicas que marcaram épocas na sua vida? Ou que remetem a momentos e pessoas especiais? Reúna-as em uma playlist e deixe rolar na noite de Yule. Rever boas memórias é alimentar o coração e nutrir a alma.

Renascimento

Lembre-se: Yule marca o nascimento do Deus Sol para os pagãos. Por isso, o renascimento e as transformações são temas que permeiam a data. Escreva em um papel aquilo que você gostaria de transformar na sua vida, visualizando novos florescimentos para os meses seguintes. Esse papel pode ser queimado em uma vela ou, então, plantado em um vasinho com sementes.

Recolhimento

Por fim, o inverno é tempo de recolhimento. Por isso, criar novos hábitos para a rotina, que te aproximem de si mesmo e te afastem dos burburinhos externos, é uma ótima dica. Afinal, para ouvir nossas necessidades emocionais e entender como melhor nutri-las, precisamos do silêncio e da auto-observação. Aproveite!

Alto Astral