PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Raspar a língua faz bem? Por que a técnica da ayurveda virou hit de beleza

Técnica milenar virou moda no universo de wellness - Reprodução/Instagram
Técnica milenar virou moda no universo de wellness Imagem: Reprodução/Instagram

Karina Hollo

Colaboração para Universa

27/05/2021 04h00

A raspagem da língua é uma técnica milenar da medicina ayurveda que tem como principal objetivo eliminar bactérias, fungos, toxinas e outros resíduos. "Acredita-se até que ela remove emoções negativas para que não sejam reabsorvidas pelo nosso organismo", conta Esthela Oliveira, médica nutróloga especializada em medicina integrativa, de São Paulo. E o que isso tem a ver rotina de beleza? Na verdade, tudo.

O flerte começa entre o mercado cosmético e do bem-estar. Hoje, já é impossível dissociar os dois universos. A vida agitada, ansiosa e sob alto estresse nos empurrou para as práticas de relaxamento e cuidado com o corpo — hábitos potencializados pela pandemia. Para balancear a assepsia e o liso gelado das telas, práticas que estimulam o toque, resgatam saberes ancestrais e envolvem o lado holístico bombaram. A marca Goop, da atriz Gwyneth Paltrow, que virou até série da Netflix, não nos deixa mentir.

Raspador de cobre é o novo rolinho de jade?

Junto dos rolinhos de jade e quartzo para massagear o rosto, raspadores de língua em cobre prometem habitar a penteadeira mais próxima. A ideia é promover um detox natural, potencializar a higiene bucal e até melhorar a estética dos dentes — artifícios para cuidado do sorriso também fazem parte de uma fatia de mercado crescente.

"No dorso da língua, costuma ficar uma massa esbranquiçada, chamada saburra lingual, que pode causar mau hálito e doenças bacterianas da faringe ao coração", alerta o cirurgião-dentista Thiago Altro, de São Paulo. Até a eficácia do processo digestivo diminui se ela não estiver devidamente limpa. "Isso acontece, porque a língua terá uma menor capacidade de identificação de sabores e produção de saliva. Dessa forma, além de melhorar a sensibilidade do nosso paladar, a raspagem também aumenta o Agni, o fogo digestivo do nosso organismo", continua.

Como os resíduos não se soltam sozinhos, não custa dar uma ajudinha para o organismo. "Esse processo de higiene não pode ser negligenciado, entretanto, vale ter cuidado para não se ferir", alerta a ortodontista Juliana Regert Rosa, do Rio de Janeiro.

Ok, mas como raspar a língua?

De acordo com estudos da medicina indiana Ayurveda, a raspagem da língua deve ser feita logo no início da manhã, ainda em jejum e antes mesmo de tomar água. "O nosso sistema digestivo continua trabalhando para remover os excessos de impurezas durante a madrugada. Fazendo a raspagem pela manhã, o corpo não vai reabsorver o que foi expelido à noite", justifica Esthela.

Para tanto, use um limpador específico. A ortodontista Gabriela Melke sugere as versões em cobre ou aço inoxidável (que não causa alergias, nem solta resíduos) aos modelos feitos de plástico. "Eles são mais facilmente limpos com água e sabão. Os de cobre, inclusive, têm função antibacteriana. E caso o aparelho apresente oxidação, é possível usar o suco de limão para limpar e melhorar sua aparência", diz.

O movimento é tão intuitivo quanto parece. Abra bem a boca, em frente ao espelho, coloque a língua para fora e puxe o raspador do fundo em direção à pontinha. Repita algumas vezes e com água limpa. Na ordem da higiene bucal, fica assim: passe fio dental, depois raspe a língua e, por fim, escove os dentes.

Hábito testado e aprovado

A artista Amanda Buttler, de 32 anos, lembra que sempre soube dos benefícios de raspar a língua, mas nunca foi atrás. "Na pandemia, comecei a fazer a limpeza e é um hábito que levarei para a vida toda. Não consigo mais pensar na hipótese de acordar e não fazê-lo. Senti muita diferença no sabor dos alimentos, no hálito e na produção de saliva", conta à reportagem.

Já a publicitária Luciana Gianesi Diegues, de 44 anos, diz que tem o hábito há tempos, e não lembra se incentivada por um dentista ou médico de garganta. "Comecei fazendo a limpeza com a própria escova para manter a área limpa. E quando você faz uma vez, vê que muda a cor da língua muda! A boca fica mais limpa, vira um hábito. Faço em todas as escovações, inclusive à noite", relata.

Beleza