PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Gadgets e acessórios de beleza: o que cada um deles faz pela sua pele?

Escovas faciais potencializam a limpeza e a renovação celular - Reprodução/Instagram @prettyfaze
Escovas faciais potencializam a limpeza e a renovação celular Imagem: Reprodução/Instagram @prettyfaze

Karina Hollo

Colaboração para Universa

17/05/2021 04h00

Há quem tenha transformado a hora banho ou de cuidado da pele em ritual. Seja com poucos passos ou etapas infindáveis, ela ganhou status de momento de desconexão. Aos poucos, vários acessórios pintaram no cenário para tornar o processo ainda mais relaxante. Sejam tecnológicos ou mecânicos, os gadgets e ferramentas de skincare chegaram para ficar.

Apesar de não serem fundamentais, são capazes, sim, de potencializar os cosméticos e aumentar a sensação de bem-estar. "Eles incrementam a rotina, trazem benefícios para quem segue à risca os passos de limpeza e hidratação", fala a dermatologista Fabiana Seidl, de São Paulo. Ela indica para quem já tem um processo bem estabelecido e quer incluir novas possibilidades. Vale dizer ainda que nenhum deles significa um novo passo, mas, sim, complementos aos sabonetes e cremes faciais. Conheça alguns:

Escovas de limpeza, as queridinhas

Elas prometem limpeza profunda e isso é bem-vindo, sempre em doses homeopáticas. "O atrito que causam estimula a regeneração celular. Se isso ocorrer ocasionalmente e de forma controlada, é benéfico e deixa a pele mais bonita, saudável. Mas, em excesso, pode acarretar ressecamento e aumento da propensão a irritações, o que estimula inflamações e hiperpigmentação", explica a dermatologista Valéria Campos, de São Paulo.

Portanto, é importante observar as reações ao uso, que não deve ser diário. "A pele precisa manter uma certa oleosidade para conservar o microbioma em equilíbrio e o excesso de limpeza pode ser agressivo", alerta a dermatologista Roberta Zaffari Townsend, de Porto Alegre. Outra dica é testá-los junto aos produtos que já fazem parte da rotina de skincare para se certificar que não haverá uma sensibilização em razão das mudanças bruscas.

Antes da compra, vale ainda considerar que aparelhos com rotação podem ser mais agressivos que aqueles que limpam por meio de vibração ou pulsão sônica. Fique de olho, caso tenha pele sensível. Em todos os casos, evite os movimentos de "vai e vem", que podem machucar. Não invista força contra o rosto; deixe que eles trabalhem sozinhos.

Quente ou fria, a temperatura está a seu favor

Os massageadores em si já são um extra para a rotina de pele. Associá-los ao ajuste de temperatura é utilizar de mais um artifício para incrementar o skincare. "Existem vários estudos sérios demonstrando que é possível aumentar a absorção de ativos com o calor, técnica chamada de drug delivery por termoporação", explica Valéria.

O calor moderado em compressa dilata os poros e facilita a penetração dos cosméticos. "Ao mesmo tempo que o frio promove uma vasoconstrição que fecha os poros e ameniza inchaços e olheiras", conta Roberta. Além disso, os movimentos de massagem também são potencializadores de tratamentos em razão do estímulo da microcirculação local.

LEDterapia em casa

Na rotina de skincare da brasileira, esse tipo de aparelho ainda não é tão presente. "Porém, o uso de LED é uma das modalidades mais eficientes de home device", diz Valéria. "O processo, chamado de fototerapia com LED, se baseia no uso da radiação luminosa para estimular ou inibir determinadas atividades celulares. É possível tratar acne ou mesmo estimular o crescimento de cabelos, por exemplo", conta. Em casa, ela entra como complemento de tratamentos, mas não substitui os tratamentos similares em consultório.

Cada cor, uma função

  • Vermelho: aumenta a produção de colágeno e elastina, enquanto reduz a inflamação e a vermelhidão.
  • Azul: mata as bactérias causadoras da acne e regula a produção sebo.
  • Verde: regula a pigmentação.
  • Amarelo ou âmbar: ajuda na cicatrização de feridas.

Massageadores faciais mecânicos

Roller de jade, Océane. R$149 - Divulgação - Divulgação
Roller de jade, Océane. R$149
Imagem: Divulgação

Rollers

Se você pensa em uma solução para o inchaço no rosto ao acordar, o roller é um bom amigo. "Ele faz uma espécie de drenagem, reduzindo inchaço e eliminando a retenção de líquidos do rosto. A sensação é de alívio imediato", fala Alessandra Scavone, criadora da técnica de massagem Masc Facial.

O ideal é que se aplique um sérum ou hidratante antes para facilitar o deslizar. Vale até usá-lo para ajudar a espalhar o creme, já que ajuda na absorção.

Gua sha
Já os gua shas são indicados para manobras mais vigorosas e exigem técnica específica -- há vários tutoriais disponíveis no YouTube, por exemplo. "Ele também estimula a microcirculação, dando um brilho natural para a pele", conta Alessandra. Como alivia a tensão muscular em certas áreas do rosto, caso da área entre as sobrancelhas, suaviza linhas por consequência. Pode ser usado pela manhã ou sempre que precisar relaxar o rosto ou revitalizar a pele. Não se esqueça de aplicar uma boa camada de creme ou óleo facial para lubrificar os movimentos.

Jade ou quartzo rosa? Qual escolher?

A pedra verde purifica, renova e é recomendada para quem tem pele oleosa e com acne. "Leva o silicato de sódio e o alumínio na composição mineral. Esse sódio tem função purificante e ajuda a estimular a oxigenação celular, eliminando impurezas, como as da poluição. Além disso, por ser naturalmente fria, suga o calor da pele e traz alívio para peles inflamadas", explica Ale.

O quartzo rosa, por sua vez, traz manganês. "É bom para pele sensível, pois acalma. Para quem acredita, ainda é um cristal amoroso e gentil, que afasta preocupações e encoraja o amor-próprio", finaliza.

Beleza