Topo

Como Alinne Moraes e Cauã: veja dicas para conviver e se dar bem com o ex

Alinne Moraes e Cauã Reymond viverão o casal Bárbara e Renato em "Um Lugar ao Sol", nova novela das nove da TV Globo. (Reprodução/Instagram) - Reprodução / Internet
Alinne Moraes e Cauã Reymond viverão o casal Bárbara e Renato em "Um Lugar ao Sol", nova novela das nove da TV Globo. (Reprodução/Instagram) Imagem: Reprodução / Internet

Júlia Flores

De Universa

15/05/2021 15h05

"Na labuta com o ex" escreveu Alinne Moraes na legenda de uma foto com Cauã Reymond publicada na última sexta-feira (15). O reencontro do casal hit dos anos 2000 bombou na internet e trouxe holofote para uma discussão que é antiga. É possível ser amiga do ex?

As fontes ouvidas por Universa acreditam que sim. Conversamos com uma especialista em relacionamentos e ouvimos a história de uma personagem que mora com o ex-marido para anotar algumas dicas de como reconstruir a relação e transformar o antigo companheiro em amigo.

Na opinião da psicóloga clínica Gabriela Menezes, o primeiro passo é entender se ambos os lados querem reestabelecer uma conexão. "É preciso ter uma conversa franca sobre o assunto", diz a especialista. "Mas é normal que, no começo, exista um afastamento entre os dois, até para separar as rotinas", pontua.

"Além disso, o ex-casal precisa compreender que o relacionamento será diferente — o que isso não significa que será ruim", analisa Gabi, que reforça a importância de deixar claro para o antigo parceiro que a relação passará a ser de amizade, e não mais baseada no amor e no sexo.

A psicóloga alerta que, em um primeiro momento, pode haver certa confusão sentimental entre os antigos parceiros,. "É importante que cada um trate esse assunto na terapia, até para entender os sentimentos que nascerão dessa nova forma de se relacionar", reforça.

Eu e meu ex continuamos morando na mesma casa, mesmo após o término

O ex-casal Flávia e Mychael continuaram morando juntos, mesmo após o término - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
O ex-casal Flávia e Mychael continuaram morando juntos, mesmo após o término
Imagem: Arquivo Pessoal

Para não achar que só famoso consegue ser amigo do ex, conversamos com a modelo plus size Flávia Gon (36) que, durante cerca de 4 anos, foi casada com o motorista de aplicativo Mychael Jackson (32). A união se desfez há pouco tempo, na virada de 2020 para 2021, mas os dois continuaram amigos, morando juntos e dividindo as tarefas da criação da filha, Tereza.

"Quando decidimos terminar, conversamos sobre o relacionamento e chegamos a uma conclusão: tínhamos nos tornado mais amigos do que um casal. Mas ambas as partes se respeitavam e decidimos continuar próximos, até porque temos uma filha com dois anos e sete meses", conta Flávia para Universa. Tomada a decisão, o casal fez um post no Instagram para comunicar o término:

Mychael continuou dividindo o lar com Flávia e Tereza mesmo após o término: "Como ele morava em São Paulo e se mudou para Santos por causa do nosso relacionamento, decidimos que ele ficaria aqui em casa até que as medidas de lockdown se afrouxassem. Ele ficou me ajudando a cuidar da Tereza. Foi ótimo, porque eu estou trabalhando de home office e, com as aulas da creche suspensas, ela passava muito tempo em casa".

A dica da Flávia para se tornar amiga do ex é focar no respeito e ser uma pessoa "fácil de lidar". "As pessoas sabem que nos separamos, mas eu permaneço no grupo da família dele Whatsapp dele e ele permanece no grupo da minha", comenta Flávia, que em dia até brinca: "Acho muito legal como conseguimos manter a amizade. Hoje em dia contamos um para o outro sobre paqueras e novos flertes".

Atitudes no término pauta a nova relação

Assim como Flávia e Mychal fizeram, Gabi Menezes reforça a importância do diálogo para impor limites, diminuir expectativas e entender o que o outro está pensando. "A gente só chega a uma conclusão através do diálogo", pontua a psicóloga. Porém, ela admite que nem todos casais conseguem manter essa proximidade após o término.

"O fim pauta muito a nova relação. Quando o término não é saudável, com brigas, por conta de uma traição ou por um relacionamento abusivo, reconstruir os laços fica mais difícil. Nesses casos um afastamento completo é compreensível, porque a pessoa não quer mais sofrer", diz. "Mas se vivemos um história legal com a pessoa, por que não tentar uma reaproximação?".

Foi o que aconteceu com Flávia e Mychael. E Alinne Moraes e Cauã Reymond, que agora gravam juntos as cenas da próxima novela das nove da Globo, "Um Lugar ao Sol". Vale lembrar que Alinne é casada com o cineasta Mauro Lima e Cauã é casado com a modelo Mariana Goldfarb.