PUBLICIDADE

Topo

Sexo

5 dicas para resgatar a sua vida amorosa depois que os filhos saem de casa

O ninho vazio pode te trazer a oportunidade de redescobrir o seu relacionamento - Dziana Hasanbekava/ Pexels
O ninho vazio pode te trazer a oportunidade de redescobrir o seu relacionamento Imagem: Dziana Hasanbekava/ Pexels

de Universa

15/03/2021 04h00

Quem tem filhos passa boa parte dos dias desejando que eles cresçam, querendo recuperar seu tempo e sua autonomia. Mas quando eles finalmente crescem, abre-se um vazio.

"O ninho vazio é marcado pela perda de algo de muita importância, os filhos, e pela necessidade de buscar outra coisa que traga significado para vida", diz a sexóloga Ana Canosa, no episódio 47 do podcast Sexoterapia. Veja a conversa completa no vídeo abaixo:

Esse algo importante pode ser o relacionamento, mas para que isso aconteça, é preciso que exista uma percepção positiva sobre a sua satisfação conjugal. "Aí, sim, pode ser que esse seja um momento de resgate do relacionamento", diz Ana.

O momento em que os filhos não estão mais em casa pode ser uma janela de oportunidade para se reconectar com o seu parceiro, para redescobri-lo, para se permitir experiências que antes não era possível.

Veja alguma dicas:

  1. Aproveite a casa vazia para transar com tranquilidade: sem pressa, em diferentes lugares da casa, sem se preocupar com a presença dos filhos
  2. Planeje atividades a dois, como passeios e viagens
  3. Busque atividade em que você possa ver seu parceiro de uma forma completamente nova. Pode ser num curso de fotografia, dança, em algum esporte ou outra atividade que possam fazer juntas
  4. Volte estudar, a encontrar amigas: sua autoestima e independência podem ser muito sedutores
  5. Converse com o parceiro: o diálogo é fundamental para manter o companheirismo e alinhar as buscas conjuntas.

Para saber mais:

  • Livros: Coroas (Mirian Goldenberg); Comer, Rezar, Amar (Elizabeth Gilbert)
  • Filme: Um divã para dois; Ninho vazio

Acompanhe o Sexoterapia

Ninho vazio é o tema do sexto episódio da sexta temporada do podcast Sexoterapia, que trata da sexualidade nas diferentes fases da vida.

Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, jornalista, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a jornalista Deborah Bresser.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Sexoterapia, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.

Sexo